Escola Básica de Turcifal

01.07.2019

Imagem 3D que mostra uma vista geral sobre a futura Escola Básica de Turcifal.

• Designação da Operação: Escola Básica de Turcifal
  • Código da Operação: CENTRO-03-5673-FEDER-000177
  • Objetivo Principal: Elevar a qualificação dos jovens e adultos, reforçando a qualidade da educação e formação
  • Região de Intervenção: Centro
  • Entidade beneficiária: Município de Torres Vedras
  • Data de aprovação: 21-01-2020
  • Data de início: 04-11-2019
  • Data de conclusão: 03-11-2021
  • Investimento total: 2 305 500,01 €
  • Investimento elegível comparticipado: 1 690 530,87 €
  • Apoio financeiro da União Europeia:  1 436 951,24 € | Fundo: FEDER
  • Apoio financeiro público nacional: 868 548,76 €

A Escola Básica de Turcifal será um equipamento dedicado à educação pré-escolar e ao ensino do 1º ciclo do ensino básico da freguesia, reunindo alunos que atualmente se encontram dispersos por quatro estabelecimentos de educação e ensino desta área territorial. O equipamento será localizado num terreno de configuração semelhante a um quadrado, onde, atualmente, se encontra um pequeno eucaliptal e o acesso a uma quinta. O terreno conta, a norte, com o Complexo Desportivo do Turcifal, enquanto acompanha, a poente, a Estrada Municipal 619.

O acesso ao edifício é feito através de uma área exterior coberta. Já no interior, o átrio principal permite o acesso direto a todos os núcleos funcionais. Com uma vasta área e um amplo pé-direito, o átrio permite uma descoberta dos espaços de forma rápida e intuitiva, garantindo a unidade de todo o edifício.

A escola irá contar com seis salas de aula de 1º ciclo do ensino básico, com capacidade máxima para 156 alunos, e três salas de educação pré-escolar, com capacidade máxima para 75 crianças. As salas estarão dispostas em torno de um pátio circular que as irá separar tendo em conta o grau de ensino. No entanto, a sua proximidade permitirá uma eventual utilização mútua, em função das necessidades de cada ano letivo.

Sublinhe-se que todos os espaços de ensino terão exposição solar a nascente ou poente, permitindo uma iluminação ideal, complementada por proteções solares exteriores que irão impedir a incidência solar direta. A sala de música, ou de tecnologias de informação e comunicação, será a única exceção, orientando-se para sul.

A ligação entre átrio, sala polivalente, refeitório e recreio coberto assume-se como outro eixo fundamental do edifício, criando os filtros necessários à transição do interior para o exterior.

Os espaços exteriores irão complementar a função pedagógica do equipamento, resultado do trabalho de parceria entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e uma equipa liderada pelo professor catedrático Carlos Neto, da Faculdade de Motricidade Humana. Em causa está o trabalho em torno da conceção de espaços de recreio que tem vindo a integrar os projetos dos novos equipamentos educativos do Concelho.

Sublinhe-se que as áreas verdes irão dominar a maioria da superfície exterior. Serão, ainda, plantadas novas árvores de folha caduca, que irão permitir ganhos de calor durante o inverno.

No domínio da acessibilidade, o projeto contempla uma faixa de paragem para automóveis e autocarros entre a estrada e o recinto escolar, seguida de um largo passeio que permite o acesso pedonal à escola, que deverá ser feito através da entrada principal. Já o acesso automóvel será garantido através do acesso para cargas e descargas localizado no extremo norte do terreno, não causando qualquer interferência com os fluxos dos restantes espaços.

O equipamento irá contar com percursos acessíveis que irão garantir o acesso a pessoas com mobilidade condicionada.

Destaque, ainda, para as soluções construtivas de carácter ecológico e sustentável, com o objetivo de reduzir o consumo de energia, minimizar o recurso a meios artificiais de iluminação e climatização e promover uma utilização sustentável dos recursos naturais.

Aos espaços de ensino da Escola Básica de Turcifal irão juntar-se as seguintes valências:

• 1 Biblioteca e Centro de Recursos
  • 1 Sala de docentes
  • 1 Sala de não docentes
  • 1 Sala polivalente
  • 2 Salas de atendimento
  • 1 Sala de Música ou Tecnologias de Informação e Comunicação
  • 1 Refeitório
  • 1 Copa
  • Todas as salas de aula e atividades com área de apoio para expressão plástica e arrumos
  • Espaço de recreio coberto e descoberto

Última atualização: 15.09.2021 - 15:42 horas