Rede de Percursos Pedonais de Torres Vedras

Imagem do troço da Rua Maria Barreto Bastos

PAMUS.02 – Rede de Percursos Pedonais de Torres Vedras

Projeto executado

Esta operação integra o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável - PAMUS.

Esta intervenção desenvolveu-se em três percursos, a saber: um que liga a Rua Maria Barreto Bastos à Escola EB 2,3 de S. Gonçalo (passando pela Rua Villenave d’Ornon, Rua António Leal d’ Ascenção e Rua do Clube de Ténis de Torres Vedras); um outro que liga a Escola Secundária Henriques Nogueira à Rua Santos Bernardes (passando pela Rua José da Silva Anacleto, Praceta Dr. Vilela e Rua Luís Brandão de Melo); e ainda um outro que liga a Rua S. Gonçalo de Lagos ao Parque Regional de Exposições (pela Rua Raimundo Porta).

Na conceção e desenho dos percursos pedonais teve-se como premissas fundamentais as condições de acessibilidade, comodidade, conforto e segurança de forma a criar uma maior atratividade na sua utilização. Com este objetivo os percursos pedonais foram integrados em passeios e zonas de circulação já existentes, funcionando em canal dedicado com pavimento confortável e antiderrapante e contrastante com os pavimentos confinantes.

Na confluência dos novos percursos pedonais com as passagens de peões os passeios foram rebaixados, tendo ainda nessas zonas de confluência se instalado sinalização tátil. A materialização do pavimento confortável foi complementada com a eliminação das barreiras arquitetónicas existentes ao longo destes percursos pedonais.

Estes percursos incluem também passagens pelas bikestations da rede Agostinhas, de forma a promover a intermodalidade entre modos de deslocação suaves.

Pretende-se com este projeto promover a mobilidade suave como modo preferencial de deslocação quotidiana em contexto urbano, tendo por objetivo a redução do peso do transporte individual e cumprir as metas da Comissão Europeia para a descarbonização dos transportes, dotando a Cidade de uma rede estruturada, abrangente e diversificada de percursos pedonais.

NÚMEROS

Extensão da intervenção: Cerca de 1.640 m

Projeto: TISPT, Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas

Data de aprovação da candidatura: 05-09-2019