Escola Básica de São Pedro da Cadeira

• Designação do Projeto: Escola Básica de S. Pedro Cadeira
  • Código do Projeto: CENTRO-03-5673-FEDER-000009
  • Objetivo Principal: Investir na educação, na formação e na formação profissional para aquisição de competências e aprendizagem ao longo da vida
  • Entidade Beneficiária: Município de Torres Vedras
  • Data de aprovação: 31-05-2016
  • Data de início: 22-05-2014
  • Data de conclusão: 31-03-2020
  • Investimento total: 4 766 106,32 €
  • Investimento elegível comparticipado: 2 816 555,21 €
  • Apoio financeiro da União Europeia: 2 394 071,93 €

A Escola Básica de São Pedro da Cadeira situa-se num terreno adjacente ao Caminho Municipal 1063-1, na linha de festo de uma elevação a poente do centro desta povoação. O equipamento veio melhorar substancialmente as condições de aprendizagem e de estadia das crianças da freguesia de São Pedro da Cadeira que frequentam o ensino pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico.

Esta escola de “última geração" tem capacidade para mais de 350 alunos e uma área de 939 m2.

O piso térreo do edifício é constituído por um átrio onde se concentram os acessos verticais interiores do edifício (escadas e elevador), portaria, espaços de apoio, zona de professores e auxiliares de ação educativa, gabinetes administrativos, instalações sanitárias, áreas técnicas e acesso de serviço, ginásio com balneário, para além de um recreio exterior para os alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

O segundo piso conta com doze salas de aula de ensino básico, duas salas de aula de jardim de infância, sala de prolongamento, dois gabinetes de estudo acompanhado, um centro de recursos, um espaço de vestiário, espaços de arrumos de apoio, instalações sanitárias, zonas técnicas, um refeitório com confeção própria e um pátio exterior para alunos do ensino pré-escolar.

De referir que a sala de aula que se estabeleceu para este equipamento escolar resulta de uma investigação a partir da qual se definiu como premissas para a mesma a existência de uma área para artes plásticas, uma varanda, bom comportamento lumínico, ventilação, equilíbrio térmico e eficiência energética.

Outros projetos financiados por CENTRO 2020:

Última atualização: 09.06.2023 - 17:26 horas