Conservação e restauro do teto da Igreja de São Pedro

Fotografia do teto da Igreja de São Pedro

Designação do Projeto: Conservação e Restauro do Teto da Igreja de São Pedro
Código do Projeto: CENTRO-07-2114-FEDER-000001
Objetivo Principal: promover a conservação e valorização do património cultural
Entidade Beneficiária: Município de Torres Vedras
Data de aprovação: 01-06-2016
Data de início: 14-11-2016
Data de conclusão: 31-12-2017
Custo total Elegível: 142 089,55 €
Investimento elegível comparticipado: 120 776,12 €
Apoio financeiro da União Europeia: 120 776,12 €

O teto decorativo da nave central da Igreja de S. Pedro foi objeto de uma intervenção de conservação e restauro.

Recorde-se que a cobertura desta igreja que é monumento nacional entrou em colapso e a mesma foi encerrada ao público em 2015 por risco de queda de fragmentos, problema causado por infiltrações existentes na cobertura, dada a deficiente estanquicidade desta.

Perante esta situação tornou-se imprescindível e urgente intervir na cobertura, pelo que nesse mesmo ano a igreja foi alvo de intervenção, tendo-se renovado o telhado e a sua estrutura de suporte. Para a realização desta empreitada foi necessário remover e acondicionar todo o conjunto decorativo do teto de caixotão do interior da igreja, tendo-se verificado o seu elevado estado de degradação, nomeadamente das madeiras de suporte, que apresentavam diversos graus de debilidade, desde o simples empeno ou fratura à degradação acentuada por ataque xilófago ou fungos.

A desmontagem permitiu ainda identificar o tema original de um dos painéis, oculto atrás do órgão, que foi restaurado e reposicionado de forma a ficar visível.

A intervenção possibilitou a recolocação do teto decorativo da nave central da igreja na sua posição original, conferindo-lhe uma maior dignidade na medida em que recupera o esplendor da sua componente decorativa original.

De referir que o teto da Igreja de S. Pedro, obra do século XVIII, apresenta configuração abobadada, com forro em madeira pintada. O aspeto reticulado das molduras decoradas com pintura de ornatos e motivos vegetalistas em dourado, azul, verde e vermelho, marca o conjunto de caixotões que compõem a obra. Cada caixotão é composto por apainelado interior liso, com repintura de cor branca, com moldura interior sem decoração. Apenas o caixotão que marca o centro do conjunto decorativo tem o seu interior decorado, com pintura de brasão de armas, completado por motivos vegetalistas de grinalda e flores.

A empreitada incluiu o tratamento dos madeiramentos de suporte, a conservação e restauro das policromias e a montagem do conjunto no local original.

De referir que esta intervenção seguiu os princípios técnicos e éticos da conservação e restauro, bem como a utilização de técnicas contemporâneas que permitiram a montagem do conjunto assegurando uma maior durabilidade ao mesmo e a proteção do monumento.

A intervenção de conservação e restauro do teto decorativo da nave central da Igreja de São Pedro, com a colocação das madeiras do forro do teto, devidamente limpas e recuperadas, possibilitou a reabertura desta igreja matriz não só à comunidade local como também aos visitantes e turistas, contribuindo para o aumento da atratividade da Cidade.

Refira-se ainda que a Igreja de S. Pedro integra roteiros de âmbito turístico-religioso concelhios e regionais, bem como o projeto municipal ISA - Idosos Saudáveis e Ativos.

Outros projetos financiados por CENTRO 2020:

Última atualização: 29.03.2023 - 12:38 horas