Antes e depois

Imagem da Notícia Chafariz dos Canos

Chafariz dos Canos

23.02.2024

Ex-libris da cidade de Torres Vedras, o Chafariz dos Canos está classificado como Monumento Nacional desde 1910. Situado junto de uma das portas da vila medieval (Porta da Corredoura), era abastecido pelo aqueduto. (...)

Imagem da Notícia Largo Wellington

Largo Wellington

22.12.2023

No início do século XX, o espaço envolvente à Igreja de São Pedro era dominado pela então designada Praça Mouzinho de Albuquerque, um terreiro de saibro sobrelevado a sul da Igreja que se destacava da Estrada Nacional 10 (que esteve na origem da Estrada Nacional 8) e promovia a articulação com a par (...)

Imagem da Notícia Paços do Concelho

Paços do Concelho

15.09.2023

Desconhece-se a data de construção do primitivo edifício dos Paços do Concelho. A primeira referência ao imóvel remonta a 1337, tendo sido restaurado em 1597 e 1634. Ao longo dos anos, o edifício desempenhou várias funções, para além de sede dos serviços administrativos do Concelho. Até aos finais d (...)

Imagem da Notícia 100 anos do Teatro-Cine de Torres Vedras

100 anos do Teatro-Cine de Torres Vedras

12.05.2023

O Teatro-Cine de Torres Vedras foi inaugurado oficialmente a 1 de abril de 1923. O equipamento foi construído por iniciativa da empresa Tentativa – Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada, que tinha como diretores Florêncio Augusto das Chagas e José Augusto d’Almeida Trigueiros. (...)

Imagem da Notícia Da Escola Secundária Municipal ao Edifício Multisserviços

Da Escola Secundária Municipal ao Edifício Multisserviços

02.03.2023

O Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras assumiu diferentes funções, ao longo dos anos. Em 1921, a ala esquerda do edifício, que contava apenas com um piso, acolheu a Escola Secundária Municipal de Torres Vedras. (...)

Imagem da Notícia Parque do Choupal

Parque do Choupal

01.10.2022

A origem do que hoje conhecemos como Parque do Choupal remonta ao final do século XVIII. Ali se encontrava o “Bosque do Jardim” que, segundo Carlos Guardado da Silva, consistia num “intenso arvoredo de elevados choupos”. (...)

Imagem da Notícia Azenha de Santa Cruz

Azenha de Santa Cruz

28.07.2022

Desconhece-se a data de construção da Azenha de Santa Cruz, mas é provável que tenha sido erguida entre as últimas décadas do século XV e as primeiras do século XVI. Em 1539 e 1569, já fazia parte dos registos do património da Igreja de São Miguel. (...)

Imagem da Notícia Do Matadouro Municipal ao Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras

Do Matadouro Municipal ao Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras

01.04.2022

Em maio de 1886, o Jornal de Torres Vedras anunciava a inauguração de um novo matadouro junto ao Bairro Cruz das Almas. Depois dos açougues no Centro Histórico e da passagem pelo local onde hoje se encontra a GNR de Torres Vedras, seria ali que o Matadouro Municipal de Torres Vedras viria a laborar. (...)

Imagem da Notícia Praça 25 de Abril

Praça 25 de Abril

13.01.2022

Em 1892, o Largo da Graça, atual Praça 25 de Abril, foi intervencionado com a intenção de tornar aquele espaço num “passeio público”. A iniciativa partiu de um particular, D. Diogo de Nápoles, e contou com o apoio do jornal local "A Semana". (...)