Da Escola Secundária Municipal ao Edifício Multisserviços

02.03.2023

O Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras assumiu diferentes funções, ao longo dos anos. Em 1921, a ala esquerda do edifício, que contava apenas com um piso, acolheu a Escola Secundária Municipal de Torres Vedras.

Até esse ano, a escola funcionou provisoriamente, desde a sua inauguração a 3 de novembro de 1919, num edifício da Travessa da Olaria, atual Rua José Eduardo César.

Mais tarde, em 1958, foi aprovado o projeto de ampliação da Escola Secundária Municipal, que passou a ter dois pisos.

Em 1970, um despacho do ministro da Educação Nacional, José Hermano Saraiva, transformou a Escola Secundária em secção mista do Liceu Nacional D. Pedro V de Lisboa. Com a oficialização, a Câmara Municipal deixou de suportar os encargos da mesma e as propinas dos alunos sofreram uma redução substancial.

Durante o ano letivo de 1972/1973, a escola foi transformada no Liceu Nacional de Torres Vedras, contando na altura com 680 alunos e uma secção na Lourinhã com 180 alunos.

Após 1974, passou a denominar-se Escola Secundária nº 2. Dadas as condições do edifício serem insuficientes, em 1984 foi construído um novo edifício na Praça Sá Carneiro onde passou a funcionar, adotando a denominação Escola Secundária de Madeira Torres a partir de 1987.

Posteriormente, a ala esquerda do edifício foi adaptada para assumir uma nova função. Entre 1993 e 2016, aquele espaço acolheu a Biblioteca Municipal de Torres Vedras.

A partir de 2016, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras passaram a funcionar nessa ala do edifício, onde se mantém até ao presente, integrando o conjunto denominado Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Última atualização: 02.03.2023 - 11:44 horas