100 anos do Teatro-Cine de Torres Vedras

12.05.2023

Postal ilustrado do Teatro-Cine

O Teatro-Cine de Torres Vedras foi inaugurado oficialmente a 1 de abril de 1923. O equipamento foi construído por iniciativa da empresa Tentativa – Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada, que tinha como diretores Florêncio Augusto das Chagas e José Augusto d’Almeida Trigueiros.

No ano seguinte, a sala assumiu o nome de Teatro-Cine Ferreira da Silva, em homenagem ao ator Ferreira da Silva, falecido no final do ano de 1923.

As primeiras décadas foram marcadas pelo sucesso das exibições cinematográficas, que constituíam a maioria da sua programação, mas também pelas apresentações de teatro de revista. No início da década de 1930, a sala
com 900 lugares sofre obras de adaptação e renovação dos equipamentos técnicos.

A partir do final década de 1950, com o início das emissões regulares da Radiotelevisão Portuguesa, seguem-se tempos de declínio. Os anos 70 e 80 são marcados por exibições pontuais de cinema e realização de festas, até ao seu encerramento definitivo.

Em 1997, a Câmara Municipal de Torres Vedras adquire o edifício e inicia o projeto de requalificação. O espaço reabriu ao público em 2001 mantendo a sua traça original, mas profundamente alterado e modernizado em termos técnicos e de conforto para o público. A sala passa a designar-se Teatro-Cine de Torres Vedras e a contar com 437 lugares sentados, entre plateia, camarotes e balcão.

Em 2020, durante o período de confinamento, o equipamento encerra para obras de beneficiação, que melhoraram as condições acústicas e térmicas da sala de espetáculos, bem como o exterior do edifício. A 10 de novembro de 2020, o Teatro-Cine de Torres Vedras reabriu, continuando a sua programação semanal.

Última atualização: 12.05.2023 - 20:27 horas