Tempo de Férias

Na sequência da implementação da "Escola a Tempo Inteiro", bem como do encerramento da Rede Municipal de ATLs, o Tempo de Férias surge como uma oferta e ocupação de tempos livres dos alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Torres Vedras durante as interrupções letivas do Natal, da Páscoa e do Verão (mês de julho).

O Tempo de Férias de Natal destina-se a crianças a residirem ou a frequentarem o 1º e 2º ciclo do ensino básico no concelho de Torres Vedras.

O Município pretende proporcionar à população escolar do Concelho a oportunidade de ocupar o seu tempo de férias escolar de uma forma ativa e divertida contribuindo para o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis.

Pretende-se ainda ir ao encontro das necessidades dos pais e encarregados de educação no acompanhamento e formação dos seus educandos.

Trata-se de uma iniciativa que carece de inscrição semanal, não gratuita, que inclui a realização de programas de caráter educativo, cultural, desportivo e recreativo, adequados à época do ano e organizados em períodos de tempo a definir.

Criação dos grupos

Capacidade máxima de 200 crianças por semana dos 1º e 2º ciclos e de 25 jovens do 3º ciclo, aceites por ordem de receção e coordenadas pela Divisão de Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Nota: O Tempo de Férias só é alargado ao 3º ciclo nas edições de verão.

Acompanhamento dos grupos

O artigo 16.º do Decreto-Lei n.º 32/2011, de 7 de março, que estabelece o regime jurídico de acesso e de exercício da atividade de organização de campos de férias, define a presença de um monitor para cada seis participantes nos casos em que a idade destes seja inferior a dez anos; e um monitor para cada dez participantes nos casos em que a idade destes esteja compreendida entre os 10 anos e os 18 anos.

No entanto, o Tempo de Férias da Câmara Municipal de Torres Vedras prevê a presença de:

• Um monitor por cada seis participantes com idade inferior a 15 anos;
  • Um monitor para cada dez participantes dos 16 aos 18 anos (quando o Programa contempla o Ensino Secundário).

Tempo de Férias - Natal 2019

Tempo de Férias - Natal 2019 está à porta.
De 18 de dezembro de 2019 a 3 de janeiro de 2020 há um vasto conjunto de atividades desportivas, culturais e pedagógicas à escolha dos mais pequenos.
Esta iniciativa - de tipo não residencial - destina-se a crianças a residirem ou a frequentarem o 1º e 2º ciclo do ensino básico no concelho de Torres Vedras.
O local de concentração é a Escola Básica 2, 3 de S. Gonçalo, Torres Vedras.

Datas:
1.ª semana: 18 a 20 de dezembro (inscrição até dia 11 de dezembro)
2.ª semana: 23, 24, 26 e 27 de dezembro (inscrição até dia 18 de dezembro)
3.ª semana: 30, 31 de dezembro de 2019, 2 e 3 de janeiro de 2020 (inscrição até dia 18 de dezembro)

O preço de participação por semana é o seguinte:
1.ª semana: 30 €* (crianças subsidiadas do escalão A = 6 €; escalão B = 15 €)
2.ª semana: 40 €* (crianças subsidiadas do escalão A = 8 €; escalão B = 20 €)
3.ª semana: 40 €* (crianças subsidiadas do escalão A = 8 €; escalão B = 20 €)

*Inclui atividades, transporte, almoço e seguro.
As inscrições são feitas no Balcão de Atendimento Único da Câmara Municipal de Torres Vedras a partir do dia 18 de novembro.
Só se efetuam reembolsos em caso de doença devidamente justificada, sendo o valor máximo reembolsável de 50% do valor pago.

As atividades decorrerão entre as 09h00 e as 17h00, com possibilidade de extensão de horário (das 08h00 às 09h00 e das 17h00 às 19h00) sujeito a pagamento por semana:

1.ª Semana: Extensão da manhã: 3 € (crianças subsidiadas 1,50 €)
                   Extensão da tarde: 6 € (crianças subsidiadas 3 €)

2.ª Semana: Extensão da manhã 4 € (crianças subsidiadas 2 €)
                   Extensão da tarde: 6 € (crianças subsidiadas 3 €)

3.ª Semana: Extensão da manhã: 4 € (crianças subsidiadas 2 €)
                   Extensão da tarde: 6 € (crianças subsidiadas 3 €)

Nota: Nos dias 24 e 31 de dezembro não haverá extensão no período de tarde.

A capacidade máxima é de 200 crianças por semana, aceites por ordem de inscrição. Os grupos serão constituídos conforme o ano de escolaridade e a ordem de inscrição.

Reuniões com Encarregados de Educação:
1.ª Semana: 12 de dezembro, às 18h30 (quinta-feira)
2.ª e 3.ª Semana: 19 de dezembro, às 18h30 (quinta-feira)

Ementas

Plano de atividades