Tempo de Férias

Na sequência da implementação da "Escola a Tempo Inteiro", bem como do encerramento da Rede Municipal de ATLs, o Tempo de Férias surge como uma oferta e ocupação de tempos livres dos alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Torres Vedras durante as interrupções letivas do Natal, da Páscoa e do Verão (mês de julho).

O Tempo de Férias de Verão destina-se a crianças e jovens residentes no concelho de Torres Vedras ou a frequentarem os 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico no concelho de Torres Vedras.

O Município pretende proporcionar à população escolar do Concelho a oportunidade de ocupar o seu tempo de férias escolar de uma forma ativa e divertida contribuindo para o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis.

Pretende-se ainda ir ao encontro das necessidades dos pais e encarregados de educação no acompanhamento e formação dos seus educandos.

Trata-se de uma iniciativa que carece de inscrição semanal, não gratuita, que inclui a realização de programas de caráter educativo, cultural, desportivo e recreativo, adequados à época do ano e organizados em períodos de tempo a definir.

Criação dos grupos

Capacidade máxima de 200 crianças por semana dos 1º e 2º ciclos e de 25 jovens do 3º ciclo, aceites por ordem de receção e coordenadas pela Divisão de Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Nota: O Tempo de Férias só é alargado ao 3º ciclo nas edições de verão.

Acompanhamento dos grupos

O artigo 16.º do Decreto-Lei n.º 32/2011, de 7 de março, que estabelece o regime jurídico de acesso e de exercício da atividade de organização de campos de férias, define a presença de um monitor para cada seis participantes nos casos em que a idade destes seja inferior a dez anos; e um monitor para cada dez participantes nos casos em que a idade destes esteja compreendida entre os 10 anos e os 18 anos.

No entanto, o Tempo de Férias da Câmara Municipal de Torres Vedras prevê a presença de:

• Um monitor por cada seis participantes com idade inferior a 15 anos;
  • Um monitor para cada dez participantes dos 16 aos 18 anos (quando o Programa contempla o Ensino Secundário).

TEMPO DE FÉRIAS – Verão 2019

Atividades Lúdicas e Pedagógicas

24 a 28 de junho | 09h00 às 17h00

1 a 5 de julho | 09h00 às 17h00

8 a 12 de julho | 09h00 às 17h00

15 a 19 de julho | 09h00 às 17h00

22 a 26 de julho | 09h00 às 17h00

Inscrições (a partir de 27 de maio)

As inscrições são feitas no Balcão de Atendimento Único da Câmara Municipal de Torres Vedras. Poderá obter a ficha de inscrição neste mesmo Balcão ou aqui.

No ato da inscrição aconselhamos que tenha consigo os seguintes documentos:

1. Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão e do Cartão de Utente da criança;

2. Número de utente e de identificação fiscal da criança;

3. Número de identicação fiscal do Encarregado de Educação.

Prazos para efetuar as inscrições:

Para a 1.ª semana - até dia 18 junho

Para a 2.ª semana - até dia 26 junho

Para a 3.ª semana - até dia 3 julho

Para a 4.ª semana - até dia 10 julho

Para a 5.ª semana - até dia 17 julho

Destinatários

Crianças/jovens residentes no concelho de Torres Vedras ou que frequentem o 1.º, 2.º e 3º ciclo do ensino básico no concelho.

Tipo de Iniciativa

Não residencial: os participantes não pernoitam no Tempo de Férias.

Local de concentração

Escola Básica 2,3 de S. Gonçalo – Torres Vedras

De segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00.

Preço

Semana: € 50* (crianças subsidiadas do escalão A = €10; escalão B= €25€)

* inclui atividades, transporte, almoço e seguro

Só se efetuam reembolsos em caso de doença devidamente justificada, sendo o valor máximo reembolsável de 50% do valor pago.

Extensão de horário

Manhã - Das 08:00 às 09:00

Tarde – Das 17h00 às 19h00

Preço da extensão de horário por semana:

Semana: Turno da Manhã  €5 (crianças subsidiadas €2.50)  Turno da tarde € 10 (crianças subsidiadas € 5)

Observações

Capacidade máxima de 200 crianças por semana do 1.º e 2.º Ciclo aceites por ordem de receção e coordenadas pela Divisão de Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras. Os grupos de 3.º Ciclo são limitados a 25 vagas.

Os grupos serão constituídos conforme o ano de escolaridade e a ordem de inscrição.

Reunião para Encarregados de Educação (18h30)
:

1.ª semana – 19 junho (quarta-feira) - Auditório do Edifício Paços do Concelho