Torres Vedras e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

22.04.2022

Imagem onde se lê

Desde a primeira hora que o Município de Torres Vedras se comprometeu com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para isso, a atividade do Município desdobra-se em iniciativas, projetos e programas que vão da saúde à educação, da economia à promoção da igualdade, da proteção da vida na terra à proteção da vida marinha.

Neste artigo, conheça algumas das iniciativas que contribuem para alcançar as metas estabelecidas pela ONU.

Dia Internacional da Mulher

Laura Rodrigues, Elisabete Constantino, Linda Valadas e Rafaela Rosa participaram na conferência organizada pela Câmara Municipal de forma a assinalar o Dia Internacional da Mulher. Um momento de reflexão e de partilha de experiências que levou à conclusão de que ainda há “um longo caminho a percorrer” no que toca à igualdade de género.

Esta atividade contribuiu para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável:

10 | Reduzir as desigualdades

SOS Ucrânia

A Câmara Municipal criou a Linha SOS Ucrânia com vista a apoiar e preparar o acolhimento dos cidadãos ucranianos que chegam ao Concelho na sequência do conflito que começou a 24 de fevereiro.

Além desta iniciativa, um autocarro da Câmara Municipal transportou artigos de primeira necessidade destinados aos refugiados que já se encontravam na Polónia, tendo regressado com 51 cidadãos ucranianos.

Estas iniciativas contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

10 | Reduzir as desigualdades

16 | Paz, justiça e instituições eficazes

Quinzena da Floresta e da Água

De forma a assinalar o Dia da Árvore, o Dia Internacional das Florestas e o Dia Mundial da Água, o Município organizou uma quinzena dedicada às florestas e à água, entre 15 e 25 de março.

O objetivo passou por sensibilizar para a importância da preservação das árvores e para o uso eficiente da água, considerando a importância destes recursos para o equilíbrio ambiental e ecológico do planeta, bem como para a qualidade de vida dos cidadãos.

Estas atividades contribuíram para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável:

6 | Água potável e saneamento

13 | Ação Climática

14 | Proteger a vida marinha

15 | Proteger a vida terrestre

Plano de Contingência para Situações de Seca

O objetivo deste plano, que foi ativado a 22 de março, passa por garantir uma resposta atempada e eficiente à evolução da situação de seca.

As medidas definidas visam a poupança e uso eficiente da água nos serviços, atividades e equipamentos adstritos à Câmara Municipal, às juntas de freguesia, aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras e à Promotorres EM.

Estas medidas contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

6 | Água potável e saneamento

13 | Ação climática