Dia da Árvore foi de novo assinalado pelo Município

01.04.2022

Imagem da exposição de maquinaria, viaturas e equipamentos

O Dia da Árvore/Dia Internacional das Florestas, efeméride que celebra um património natural de sobeja importância para a vida no planeta, foi assinalado pelo Município com um conjunto de atividades que decorreram entre os dias 15 e 26 de março.

Um dos locais onde essas atividades tiveram lugar foi o Centro Municipal Florestal (situado no Maxial), o qual abriu as portas a visitantes nos dias 19, 20 e 21 de março. No âmbito dessa iniciativa os técnicos do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal deram a conhecer as atividades que desenvolvem e prestaram esclarecimentos sobre a legislação florestal e sobre trabalhos que o Município está a levar a cabo relacionados com a temática da proteção da floresta, tais como faixas de gestão de combustível, arborizações, ações de fogo controlado e ações de controlo de espécies exóticas invasoras. Em simultâneo decorreu uma exposição de viaturas, maquinaria e equipamentos municipais, tendo sido proporcionado demonstrações do funcionamento dos mesmos em diferentes situações, nomeadamente relacionadas com a prevenção e vigilância de incêndios rurais, bem como com o combate a essas ocorrências. Mais de 600 munícipes visitaram as instalações do Centro Municipal Florestal naqueles três dias, de entre os quais alunos da Escola Básica do Maxial e utentes do lar do Maxial.

Também nos dias 19, 20 e 21 de março e igualmente naquele centro municipal, foram cedidas, pela Câmara Municipal, 8.191 plantas de 17 diferentes espécies autóctones a cerca de 600 munícipes e entidades coletivas.

Também no Parque Verde da Várzea e no Parque do Choupal, mas entre os dias 19 e 25 de março, foram oferecidas plantas à população. Já no dia 21 de março (Dia da Árvore/Dia Internacional das Florestas) foram distribuídas plantas, em bicicletas, no centro de Torres Vedras. Nestas ações promovidas pela Câmara Municipal foram cedidas, ao todo, cerca de duas mil plantas produzidas nos Viveiros Municipais.

Igualmente enquadrado nas comemorações do Município do Dia da Árvore/Dia Internacional das Florestas, decorreu, entre 15 e 25 de março, na mata do Convento do Varatojo, a Quinzena da Floresta e da Água. Levada a cabo por diversos serviços municipais e tendo contado com a parceria da empresa Águas do Tejo Atlântico, esta iniciativa proporcionou oficinas pedagógicas relacionadas com as temáticas da Floresta e da Água a 710 alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

Também inserido nas comemorações da referida efeméride e igualmente na mata do Convento do Varatojo, teve lugar, no dia 19 de março, uma visita a este local, aberta a toda a população e organizada pela Câmara Municipal. No decorrer desta atividade, que teve como ponto de partida e de chegada o Centro de Educação Ambiental, foi proporcionado aos cerca de 70 participantes na mesma uma breve formação sobre a importância e a identificação das espécies de flora que compõem aquela mata.

De referir ainda que, também integrado nas comemorações do Município relativas ao Dia da Árvore/Dia Internacional das Florestas, foi plantada, no dia 21 de março, no espaço exterior do Jardim de Infância da Fonte Grada, uma amoreira, pelos sapadores florestais do Município, em conjunto com crianças deste estabelecimento de educação; e no dia 26 de março, 39 elementos do Grupo de Escoteiros 129 (de Torres Vedras) realizaram uma visita aos Viveiros Municipais, onde usufruíram também de atividades recreativas.

Última atualização: 04.04.2022 - 11:31 horas