Residências universitárias

07.04.2021

Imagem 3D que mostra como será a cozinha do núcleo B das residências universitárias.

O Centro Histórico de Torres Vedras irá contar com residências universitárias que irão transformar a vivência daquela zona da cidade. Em causa estão dois núcleos que se dividem entre a Rua Trás do Açougue e a Travessa Luís Cardoso. Para isso, serão reabilitados três edifícios anteriores a 1951 que atualmente se encontram devolutos e degradados.

As intervenções pretendem dotar os edifícios das condições necessárias à sua nova função, devolvendo condições dignas de habitabilidade e salvaguardando partes significativas para o seu valor histórico.

O núcleo A, na Rua Trás do Açougue, compreende dois edifícios habitacionais cujo interior será unido, permitindo uma melhor rentabilização das áreas. A entrada do edifício será feita através do vão da porta com o número 5A. O piso térreo e o piso 1 irão apresentar a mesma configuração, com dois quartos e casa de banho. As atuais características do edifício farão com que a zona social se encontre no piso 2, comunicando diretamente com o terraço.

A fachada e o beirado serão mantidos e recuperados, enquanto as cantarias de pedra serão mantidas e replicadas nas portas e janelas que se encontram apenas pintadas.

O núcleo B corresponde a um edifício que se encontra na Travessa Luís Cardoso. A configuração do piso térreo será alterada, passando a contar com cozinha e sala de estar. O piso 1 verá o espaço da antiga cozinha ser transformado em copa e sala de estudo. Os três quartos e duas casas de banho desta residência universitária serão divididos entre os pisos 1 e 2.

Também a fachada e o beirado deste edifício serão mantidos, assim como a chaminé existente e vários outros elementos construtivos. Será, no entanto, adicionada uma nova chaminé, que fará a extração a partir da nova localização da cozinha.

O conjunto de residências universitárias vai contar com isolamento térmico em paredes e pavimento em contacto com o solo, enquanto as janelas serão de vidro duplo com proteção solar pelo interior, cumprindo os princípios de sustentabilidade.

As características estéticas e construtivas do projeto baseiam-se nos edifícios no seu estado atual. Todos os elementos com valor histórico foram identificados e integrados no projeto, de forma a garantir a salvaguarda e valorização do património arquitetónico, sem comprometer a introdução de soluções contemporâneas que garantem a melhoria das condições habitacionais.

Importa sublinhar que os edifícios dos dois núcleos estão abrangidos pelo Plano de Pormenor de Reabilitação do Centro Histórico de Torres Vedras, que estabelece regras urbanísticas para o edificado.

Núcleo A

Rua Trás do Açougue
Números 5A, 5B, 5, 5C e 5D

Núcleo B