Reabilitação de dois edifícios destinados a alojamento estudantil

Cozinha do núcleo B das residências universitárias.

Mais informação sobre o Plano de Recuperação e Resiliência em recuperarportugal.gov.pt

• Designação do projeto: Reabilitação de dois edifícios destinados a alojamento estudantil no centro histórico de Torres Vedras
  • Entidade promotora: Município de Torres Vedras
  • Beneficiário intermediário: Agência Erasmus +
  • Objetivo Principal: Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior – Disponibilização de alojamento para estudantes do Ensino Superior a custos acessíveis, através da intervenção em 15.000 camas até 2026.
  • Área dos lotes: Núcleo A: 49,38 m2 | Núcleo B: 50,44 m2
  • Prazo: 2º semestre de 2023
  • Projeto: Madalena Pereira - arquitectura
  • Investimento total: 393.928,64 €
  • Montante financiado pelo PRR: 326.550,00 €

O Centro Histórico de Torres Vedras conta agora com residências universitárias que irão transformar a vivência dessa zona da Cidade. Em causa estão dois núcleos que se dividem entre a Rua Trás do Açougue e a Travessa Luís Cardoso. Para isso, foram reabilitados três edifícios anteriores a 1951 que se encontravam devolutos e degradados.

As intervenções pretenderam dotar os edifícios das condições necessárias à sua nova função, devolvendo condições dignas de habitabilidade e salvaguardando partes significativas para o seu valor histórico.

O núcleo A, na Rua Trás do Açougue, compreende dois edifícios habitacionais cujo interior foi unido, permitindo uma melhor rentabilização das áreas. A entrada do edifício é feita através do vão da porta com o número 5A. O piso térreo e o piso 1 apresentam a mesma configuração, com dois quartos e casa de banho. As características do edifício faz com que a zona social se encontre no piso 2, comunicando diretamente com o terraço.

A fachada e o beirado foram mantidos e recuperados, enquanto as cantarias de pedra foram mantidas e replicadas nas portas e janelas que se encontravam apenas pintadas.

O núcleo B corresponde a um edifício que se encontra na Travessa Luís Cardoso. A configuração do piso térreo foi alterada, passando a contar com cozinha e sala de estar. O piso 1 viu o espaço da antiga cozinha ser transformado em copa e sala de estudo. Os três quartos e duas casas de banho desta residência universitária estão divididos entre os pisos 1 e 2.

Também a fachada e o beirado deste edifício foram mantidos, assim como a chaminé existente e vários outros elementos construtivos. Foi, no entanto, adicionada uma nova chaminé, que faz a extração a partir da nova localização da cozinha.

O conjunto de residências universitárias conta com isolamento térmico em paredes e pavimento em contacto com o solo, enquanto as janelas são de vidro duplo com proteção solar pelo interior, cumprindo os princípios de sustentabilidade.

As características estéticas e construtivas do projeto basearam-se no estado do edifício antes das obras. Todos os elementos com valor histórico foram identificados e integrados no projeto, de forma a garantir a salvaguarda e valorização do património arquitetónico, sem comprometer a introdução de soluções contemporâneas que garantem a melhoria das condições habitacionais.

Importa sublinhar que os edifícios dos dois núcleos estão abrangidos pelo Plano de Pormenor de Reabilitação do Centro Histórico de Torres Vedras, que estabelece regras urbanísticas para o edificado.

Núcleo A

Rua Trás do Açougue
Números 5A, 5B, 5, 5C e 5D

Núcleo B