Reserva Natural Local Foz Azul

Fotografia de uma praia do concelho de Torres Vedras.

O projeto Reserva Natural Local Foz Azul – Área Marinha Protegida de Torres Vedras pretendeu criar uma reserva natural de âmbito local. Contribuindo, desta forma, para a valorização do litoral, que se constitui como domínio prioritário da política nacional e das orientações comunitárias.

Englobando áreas particularmente sensíveis e complexas, a zona costeira exige uma gestão pró-ativa e integrada, capaz de mobilizar entidades e cidadãos em torno de objetivos claros e partilhados. Sublinhe-se que as zonas costeiras são os locais do ambiente marinho mais acessíveis, oferecendo inúmeras oportunidades para a descoberta de uma grande variedade de espécies.

A biodiversidade é um pilar fundamental destas zonas, o que faz com que todos os seus valores tenham de ser ponderados de igual forma. A “chave” para a valorização do litoral está, por isso, centrada nos seus valores naturais.

Em caso de risco da biodiversidade de uma determinada área, existem, desde logo, condições naturais para que uma zona costeira possa ser protegida, sendo aplicadas estratégias de utilização sustentável para a preservação e promoção da mesma.

A exploração descontrolada dos recursos naturais, aliada a fatores de origem natural, aumenta a dificuldade na gestão destas zonas, levando a uma degradação progressiva.

Com cerca de 20 km de costa, o litoral do concelho de Torres Vedras não é exceção a este contexto. Em causa está uma zona complexa, com elevados valores naturais. Sublinhe-se, ainda, que a sua qualidade paisagística e diversidade ecológica fazem com que seja considerada uma zona bastante atrativa, permitindo o desenvolvimento de atividades de cariz económico, social e ambiental.

Pretendeu-se, com este projeto, alcançar os seguintes objetivos:

Objetivo 1: Informar a comunidade local da importância da proteção das espécies;

Objetivo 2: Evitar a sobre exploração das espécies;

Objetivo 3: Valorizar o território local;

Objetivo 4: Potenciar a pesca sustentável e valorizar a pesca artesanal.

NÚMEROS

Código do projeto: MAR-04-03-01-FEAMP-0094

Data de início: 19-03-2019

Data de conclusão: 29-04-2022

Custo total elegível: 23. 113,48 €

Investimento elegível comparticipado: 23. 113,48 €

Apoio Financeiro da União Europeia: 19.646,46€

Apoio financeiro: 85% pelo Programa Operacional Mar 2020, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP).

Outros projetos financiados por MAR 2020:

Última atualização: 29.03.2023 - 12:32 horas