Primeira Onda – Surf nas Atividades de Enriquecimento Curricular

Fotografia de duas crianças e dois professores no mar em que uma das crianças está a apanhar uma onda

• Ficha de projeto

• Designação da Operação: Primeira Onda
  • Código da Operação: MAR-04-03-01-FEAMP- 0092
  • Região da Intervenção: Torres Vedras
  • Entidade Beneficiária: Município de Torres Vedras
  • Data de aprovação: 21-09-2018
  • Data de início: 15-09-2018
  • Data de conclusão: 31-12-2022
  • Investimento total: 191 878,00 €
  • Investimento elegível comparticipado: 169 236.89 €
  • Apoio Financeiro da União Europeia: 143 851,36 € (através do FEAMP)
  • Apoio financeiro Público Nacional: 25 385,53 €
  • Fundo: Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas

O projeto “Primeira Onda – Surf nas Atividades de Enriquecimento Curricular” proporcionou a cerca de 500 alunos dos 3º e 4º anos das escolas das freguesias do litoral do concelho de Torres Vedras (União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira e freguesias da Silveira e S. Pedro da Cadeira) a iniciação à modalidade desportiva de surf, bem como sessões de formação acerca do mar nas vertentes ambiental e de segurança.

As aulas decorreram durante o ano letivo 2019/2020 em várias praias do Concelho (Praia da Foz, Praia Azul, Santa Cruz e Santa Rita), que apresentam as condições necessárias para a iniciação à prática de surf.

Cada turma envolvida no projeto teve seis aulas ministradas por professores certificados pela Federação Portuguesa de Surf.

A implementação do “Primeira Onda” pretendeu aumentar o número de praticantes de desportos náuticos em geral e de surf, em particular, aumentar os índices de conhecimento do mar junto da população local, potenciar as atividades económicas relacionadas com o ensino dos desportos de mar e aumentar os índices de segurança no usufruto do mar pela população mais jovem.

Pretendeu-se, com este projeto, alcançar os seguintes objetivos:

Objetivo 1: Aumentar os níveis de segurança no usufruto do mar pela população mais jovem por meio de trabalho educativo de prevenção e consciencialização sobre os perigos do mar;

Objetivo 2: Dar a conhecer conceitos de ecologia marinha, educação ambiental e cidadania;

Objetivo 3: Aumentar os índices de conhecimento do mar junto da população local, privilegiando as crianças como grupo-alvo desta ação;

Objetivo 4: Aumentar o número de praticantes de desportos náuticos.

Outros projetos financiados por MAR 2020:

Última atualização: 29.03.2023 - 13:11 horas