Torres Vedras

Requalificação do Porto de Pesca Local da Assenta

12.07.2019

A Requalificação do Porto de Pesca Local da Assenta tem como objetivo assegurar a proteção do ambiente, numa zona costeira particularmente sensível. As estruturas existentes condicionam negativamente a ação hidrológica das águas pluviais sobre a arriba, acelerando os processos erosivos e aumentando a instabilidade da mesma.

A necessidade de proteção do ambiente associada ao potencial existente para o desenvolvimento da pesca artesanal justificam esta intervenção, que irá dotar o porto de pesca da Assenta de condições apropriadas de funcionamento e de segurança para o exercício da atividade piscatória.

Neste sentido, o projeto de requalificação preconiza um conjunto de intervenções que irão contribuir para a melhoria das condições de trabalho e de segurança atualmente existentes.

A intervenção consiste na criação de uma nova zona de instalações de apoio à pesca, com a colocação de oito blocos que vão servir de armazéns de aprestos, sendo que um dos blocos comporta uma instalação sanitária de utilização coletiva equipada com duche.

O projeto prevê também a aquisição de um guincho que possibilitará a alagem de embarcações com maiores dimensões (6 toneladas),  atraindo, assim, novas embarcações para aquele porto e, consequentemente, aumentando a competitividade do mesmo.

 

NÚMEROS

Custo total elegível: 121.451,64€

Apoio financeiro da União Europeia: 75% pelo Programa Operacional MAR2020, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas

Prazo: 2º semestre de 2019


 

voltar ao topo ↑