Reabilitação do espaço envolvente aos bairros da Floresta, Reis e Barreto

09.05.2020

Imagem 3D do projeto de Reabilitação do espaço envolvente aos bairros da Floresta, Reis e Barreto.

PARU.08 – Reabilitação do espaço público envolvente aos bairros Floresta, Reis e Barreto

Operação em execução

Esta operação integra o Plano de Ação de Regeneração Urbana – PARU

O espaço público envolvente aos Bairros Floresta, Reis e Barreto, em Torres Vedras, está a ser intervencionado.

Esta intervenção desenvolve-se numa encosta de declive acentuado que estabelece a ligação entre bairros. Neste projeto pretende-se criar condições de atravessamento de todo o espaço de intervenção e interligar os bairros mas, também, permitir o acesso aos vários equipamentos propostos para a respetiva área.

Tendo em conta as referidas características topográficas, optou-se por criar um acesso direto e linear, em escadaria, definido por um eixo, atravessando todo o espaço de intervenção.

A escadaria inicia-se na zona mais baixa, com vários lances de escada que nos conduzem a uma praça intermédia. A envolver esta praça, a norte, será construído um anfiteatro, o qual proporcionará uma ampla vista sobre a Cidade.

Este espaço permitirá a realização de diversas atividades ao ar livre, organizadas ou informais, e ainda o apoio direto ao Pólo Social e Cultural.

Para além do acesso por meio da escadaria, esta praça terá um acesso por rampa, na zona mais a sudoeste da área de intervenção.

A nascente do espaço de intervenção existirá ainda outro acesso que permitirá uma ligação direta, praticamente de nível, desde a rua das escadas até à praça central. Este acesso permite também a interligação entre esta praça e o espaço expositivo do Pólo Social e Cultural. A existência de elevador neste edifício facultará o acesso a pessoas de mobilidade condicionada a todo o núcleo central deste espaço de intervenção. Para isso, propõe-se um lugar de estacionamento reservado a pessoas de mobilidade condicionada na cota mais baixa do espaço de intervenção e uma rampa regulamentar que permite o acesso direto até ao elevador.

A acompanhar o anfiteatro e no seguimento das escadas que ligam a praça central à zona mais baixa propõe-se uma escadaria que leva a uma plataforma superior, que se formaliza numa pequena praça definida por muretes e envolvida por canteiros de plantas ornamentais. Será criada uma zona de estadia com a plantação de árvores e a instalação de mesas e bancos. Serão também criados nessa zona quatro lugares de estacionamento. Esta praça servirá também de apoio aos vários equipamentos sociais existentes na proximidade e que são destinados à população mais idosa daqueles bairros.

De referir que este projeto prevê um conjunto de medidas, transversais a todas as soluções preconizadas, que visam a sustentabilidade ambiental, mais concretamente no que concerne à questão da permeabilização.

A área de intervenção será composta na sua maioria por vegetação. Os taludes resultantes da intervenção e que fazem a ligação entre os vários níveis altimétricos propostos serão revestidos com estrato herbáceo e arbustivo com métodos de hidrossementeira. Serão plantados alguns elementos arbóreos que reforçam a configuração pretendida para o espaço de intervenção e que permitem criar zonas de sombra junto a alguns locais onde é possível uma estadia informal.

Em alguns limites do espaço de intervenção, junto aos muros de alguns logradouros contíguos, prevê-se a instalação de maciços de vegetação mais compactos ou a plantação de algumas sebes de forma a criar alguns filtros visuais, permitindo um melhor enquadramento visual e ecológico do espaço.

A mancha de vegetação que se instalará neste espaço contribuirá de forma significativa para fomentar o sistema contínuo ecológico, promovendo o desenvolvimento e a melhoria da estrutura ecológica urbana, através do aumento da biodiversidade, do escoamento hídrico, da qualidade do ar e do conforto bioclimático, potenciando ao mesmo tempo a multifuncionalidade da paisagem urbana.

Este projeto integra o PARU (Plano de Ação de Regeneração Urbana) e está igualmente no âmbito do PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano).

NÚMEROS

Área de intervenção: Cerca de 2.450 m2

Projeto: Rodrigo Gregório e Manuel Caldeira, Serviços de Engenharia, Lda

Data de aprovação da candidatura: 29-06-2018