População sénior de Folgarosa participou na criação de obra de arte comunitária

03.12.2021

Fotografia dos participantes a preparem a intervenção

No âmbito do projeto “Museu na Aldeia”, a comunidade sénior de Folgarosa participou na criação de uma intervenção de arte urbana naquela localidade. A obra, que ficou concluída no dia 24 de novembro, foi inspirada na tradicional carpete produzida em bracejo, que foi cedida pelo Museu de Arte Popular Portuguesa para ser exposta na Junta de Freguesia de União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo.

O “Museu na Aldeia” é um projeto de intervenção artística e social, dirigido à população idosa, que reúne os museus e a comunidade dos 26 municípios da Rede Cultura 2027. Trata-se de uma experiência de partilha que coloca em relação comunidades, museus e arte e leva cultura em modo de companhia aos seniores destas comunidades, colmatando o isolamento e a solidão.

O projeto teve início com a apresentação da obra do espólio do Museu de Arte Popular Portuguesa à comunidade de Folgarosa, "O Museu vai à Aldeia", no dia 6 de julho. A segunda etapa do projeto, “A Aldeia vai ao Museu”, consistiu na criação coletiva de uma nova obra com base nas memórias e vivências daquela comunidade, que será apresentada no Museu de Arte Popular Portuguesa, no próximo dia 18 de janeiro.

Última atualização: 03.12.2021 - 16:08 horas