Museu de Arte Popular Portuguesa visitou a população de Folgarosa

12.07.2021

Fotografia da apresentação

O Museu de Arte Popular Portuguesa, de Pombal, apresentou, no passado dia 6 de julho, à população da localidade de Folgarosa, a tradicional carpete produzida em bracejo. Esta iniciativa inseriu-se no projeto “Museu na Aldeia”, no âmbito da programação da Rede Cultura 2027.

A apresentação decorreu no anfiteatro exterior da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo e contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino.

O “Museu na Aldeia” é um projeto de intervenção artística e social, dirigido à população idosa, que reúne os museus e a comunidade dos 26 municípios da Rede Cultura 2027. O projeto leva cultura em modo de companhia aos idosos destas comunidades, colmatando o isolamento e a solidão.

Nesta primeira fase, o Museu de Arte Popular Portuguesa apresentou uma obra, que integra o seu espólio, aos idosos que habitam na aldeia da Folgarosa (O Museu vai à Aldeia). Na fase seguinte, as memórias e vivências desta comunidade darão origem a uma criação coletiva, que será apresentada ao museu pelos participantes (A Aldeia vai ao Museu).

A obra apresentada pelo Museu de Arte Popular Portuguesa foi uma carpete produzida em bracejo. Trata-se de uma peça criada no âmbito da ação “Tradições da nossa terra na arte do saber fazer”, dinamizada no decorrer da XVII Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas de Pombal, pelos serviços educativos do Museu com o auxílio das artesãs da Cooperativa Cestinhos da Ilha. A ação foi dirigida a toda a comunidade, na qual colaboraram 278 participantes, que constituem a autoria da obra.

Última atualização: 03.12.2021 - 16:12 horas