Polo Social e Cultural

Fotografia do Espaço Expositivo do Polo Social e Cultural.

PARU.04 – Polo Social e Cultural

Empreitada executada

Esta operação integra o Plano de Ação de Regeneração Urbana – PARU.

O Polo Social e Cultural consiste numa rede de equipamentos socioculturais que pretendem unificar territorialmente vários bairros da Encosta de São Vicente: Matadouro, Reis, Barreto e da Floresta. O objetivo passa por colmatar a ausência de equipamentos culturais naquela área da cidade de Torres Vedras.

Os equipamentos serão partilhados por diversas associações relacionadas com o Carnaval, que irão partir da criatividade, da inovação e da inclusão social para desenvolver projetos de cariz sociocultural com a comunidade local. Para isso, o projeto contempla uma intervenção combinada em três espaços distintos: o espaço expositivo, o polivalente e o de trabalho.

O Espaço Expositivo, localizado no topo da escarpa da antiga pedreira de saibro que envolve o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, irá receber exposições e eventos que emanam de atividades de associações.

Com um programa arquitetónico semelhante ao de uma pequena galeria de exposições contemporânea, aquele espaço conta com uma sala de exposições versátil, um espaço de receção, uma copa de apoio a eventos e um núcleo de casas de banho de acesso público.

O seu espaço exterior pode acolher eventos, estando prevista a instalação de um palco. A criação de uma pérgula transformou o espaço num miradouro coberto, com bancos que criam pequenos espaços públicos para estadia e fruição da paisagem. O espaço conta, ainda, com um elevador. Executou-se também o acesso ao pátio por meio de um percurso público alternativo, entre a plataforma de acesso na Rua das Escadas e as escadas da escarpa.

Já o Espaço Polivalente, situado na Rua da Volta, destina-se a receber reuniões e ações de formação que resultem de atividades de associações, em estreita articulação com a comunidade local.

A sua construção partiu da reabilitação de um imóvel original e da demolição do anexo de uma construção mais recente, o que deu origem a uma sala de formação e reunião equipada com uma instalação sanitária e uma pequena copa de apoio.

O Espaço de Trabalho, situado na Rua da Floresta, também partiu de um edifício de habitação, que foi reconstruído e reabilitado de forma a albergar várias associações. Esse edifício foi alvo de uma ampliação, desenvolvendo-se em dois níveis. É composto por um espaço multiusos, um espaço de arrumos, duas instalações sanitárias e quatro espaços de trabalho.

O Polo Social e Cultural é um dos projetos previstos no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), o instrumento de planeamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

NÚMEROS

Área de intervenção: Cerca de 590 m2

Investimento total: 900.465,10 €

Apoio financeiro da União Europeia: 765.395,34 € pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

Data de aprovação da candidatura: 26-11-2018

Data de início da operação: 23-11-2016

Data de conclusão prevista da operação: 30-06-2023

Projeto: Área de Projeto da Câmara Municipal de Torres Vedras, Manuel Caldeira, Serviços de Engenharia, Lda e Ergoproject – Consultores Associados, Lda.

Outros projetos financiados por CENTRO 2020:

Última atualização: 05.12.2023 - 15:42 horas