“Mês da Alimentação” sensibilizou os mais pequenos para alimentação saudável

04.11.2020

Fotografia em que se vê Miguel Gameiro, de máscara, enquanto cozinha com o auxílio de vários alunos do Centro Educativo de Ponte do Rol.

Durante o mês de outubro, o Município de Torres Vedras assinalou o “Mês da Alimentação” junto das crianças do Concelho, dinamizando várias atividades sobre o tema “Aprender a comer: Do campo à nossa mesa”. O objetivo passou por transmitir ferramentas que garantam uma alimentação segura e de qualidade, alertando as crianças para questões relacionadas com alimentação e nutrição.

Um dos pontos altos do programa decorreu no Dia Mundial da Alimentação, assinalado a 16 de outubro: o chef e músico Miguel Gameiro esteve no Centro Educativo de Ponte do Rol, onde cozinhou, cantou e conviveu com os mais pequenos.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de hortas em contexto escolar, foram instaladas quatro hortas nas escolas da Fonte Grada, Maxial e Freixofeira, assim como no Jardim-de-Infância da Boavista, abrangendo cerca de 165 crianças. Foram, ainda, dinamizadas ações de sensibilização nas escolas de Ramalhal, Turcifal, Conquinha e Santa Cruz, em que participaram cerca de 350 crianças.

O serviço educativo “Quero ser cientista” promoveu a oficina “Ciências com ovos”, desafiando 121 alunos de sete escolas básicas do Concelho a fazer experiências com ovos. Já o serviço educativo “Robótica para Todos” recorreu aos robôs para sensibilizar em torno de uma alimentação saudável, com 485 alunos a participar nesta atividade.

Lanches escolares” foi a atividade que chegou a 42 alunos das escolas básicas de Ereira e Ramalhal, nos dias 15 e 22 de outubro, sensibilizando para a importância de lanches saudáveis, contribuindo para o bom desenvolvimento físico e intelectual, a saúde e o bem-estar geral. Já “SOS ao sal” foi a atividade que sensibilizou 83 alunos de vários estabelecimentos de ensino do Concelho para os efeitos prejudiciais associados ao consumo excessivo de sal.

Ainda no âmbito do “Mês da Alimentação”, cerca de 100 alunos do 1º ciclo tiveram a oportunidade de visitar as cozinhas do Centro Educativo de São Pedro da Cadeira, da Escola Básica 2,3 de Campelos, do Centro Educativo da Ventosa e da Escola Básica da Conquinha.

Publicado: 04.11.2020 - 17:41 horas