“SOS ao sal” alertou os mais pequenos sobre o consumo excessivo de sal

29.10.2020

Fotografia em que se vê uma criança, com um laço cor-de-rosa na cabeça, a ler o rótulo de um recipiente com molho branco.

“SOS ao sal” foi a atividade que sensibilizou as crianças do concelho de Torres Vedras para os efeitos prejudiciais associados ao consumo excessivo de sal. A atividade, dinamizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, contou com a participação de cerca de 83 alunos de vários estabelecimentos de ensino.

O objetivo passou por sublinhar a importância do sódio no organismo humano, mas também alertar para os efeitos prejudiciais à saúde que podem resultar do consumo excessivo de sal. Para isso, foram utilizados utensílios de cozinha como colheres de sopa, chá e café, permitindo associar a quantidade (em gramas) aos respetivos utensílios.

A atividade contou ainda com a leitura de rótulos através do descodificador de rótulos da Direção-Geral da Saúde (DGS), disponível na plataforma Nutrimento, do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da DGS. Os alunos puderam levar o descodificador para casa, para que possam consultar quando forem às compras com a família.

Recorde-se que o consumo diário de sal a nível nacional é o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que recomenda um nível de consumo diário de 5 gramas, para adultos, e de 3 gramas, para crianças, de forma a prevenir a doença cardiovascular.

Publicado: 29.10.2020 - 18:14 horas