Famílias recebem os primeiros kits do programa “Nascer e Crescer em Torres Vedras”

22.12.2023

nascer e crescer

No dia 21 de dezembro foi feita a apresentação pública do programa “Nascer e Crescer em Torres Vedras”, no auditório do Edifício Paços do Concelho, altura em que foram entregues os primeiros kits às famílias que já se inscreveram.

"Nascer e Crescer em Torres Vedras" é o programa de apoio à família e de promoção da natalidade que se destina a famílias com bebés e crianças que sejam registados no concelho de Torres Vedras. O apoio manifesta-se na oferta de um kit didático, um kit de leitura e um livro de vouchers, sendo que os benefícios a que as famílias têm direito relacionam-se com as áreas de Saúde e Bem-estar; Educação e Cultura. Áreas essas determinantes, especialmente nos primeiros anos de vida, para o desenvolvimento saudável e feliz das crianças, como explicou na sessão a vereadora do Desenvolvimento Social, Ana Umbelino, referindo também que este é um apoio para as famílias, com impacto para as crianças.

Das ofertas fazem parte vouchers em para a aquisição de bens e serviços, tais como aulas de natação ou workshops de música para as crianças até aos 36 meses, vales para aquisição de frutas e verduras no Mercado Municipal e para produtos de puericultura em farmácias. A vereadora referiu que o programa conta com uma rede de parceiros locais, dos setores associativo e privado, que garantem assim que os benefícios fiquem no Concelho.

A vereadora referiu ainda que “Nós como sociedade devemos dar todos os recursos às famílias para que as crianças se possam desenvolver plenamente. Essa é uma premissa que se repercute nos vários programas que a Câmara Municipal de Torres Vedras tem desenvolvido.”

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, acrescentou que este programa está alinhado com as políticas municipais que contribuem para que Torres Vedras continue a ser um município amigo das famílias e que, ao mesmo tempo, estas parcerias são um incentivo a que estas tenham mais envolvimento com o comércio local.

O investimento anual previsto é de 120 mil euros, dependendo do número de inscrições recebidas. Os kits foram entregues às famílias inscritas até ao momento pelas mãos dos membros do Executivo e Assembleia Municipal presentes.

Os bebés, registados como naturais do Concelho, devem ser inscritos através do preenchimento do impresso próprio disponibilizado online, no prazo máximo de 45 dias desde o nascimento ou adoção, sendo os apoios válidos até que a criança tenha 3 anos.

Última atualização: 22.12.2023 - 11:24 horas