Escola Básica de Ramalhal

Imagem de sala

• Designação da operação: Escola Básica de Ramalhal
  • Código da operação: CENTRO-03-5673-FEDER-000333
  • Objetivo principal: Investir na educação, na formação e na formação profissional para aquisição de competências e aprendizagem ao longo da vida
  • Região de intervenção: Centro
  • Entidade beneficiária: Município de Torres Vedras
  • Data de aprovação: 20 de dezembro de 2021
  • Data de início: 12 de maio de 2021
  • Data de conclusão: 30 de junho de 2023
  • Investimento total: 4.948.087,00 €
  • Investimento elegível comparticipado: 2.215.099,70 €
  • Apoio financeiro da União Europeia: 1.882.834,75 €
  • Apoio financeiro Público Nacional: 332.264,96 €

A Escola Básica de Ramalhal consiste num equipamento que acolhe a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico. Foi construída num terreno retangular delimitado pela Rua Ponte da Alagoa, a norte, e a Avenida 25 de Abril, a sul, num local que se assume como “charneira” entre uma zona urbana e uma zona predominantemente agrícola.

O acesso pedonal é feito pela entrada principal, seguido por uma área exterior coberta que garante a transição para o interior. Segue-se a entrada no edifício, cujo acesso a todos os núcleos funcionais pode ser feito a partir do átrio principal. Apresentando um amplo pé-direito, o átrio garante, desta forma, a unidade de todo o edifício.

A escola conta com seis salas de aula do 1.º ciclo, com capacidade máxima para 156 alunos, e quatro salas de educação pré-escolar, com capacidade máxima para 100 alunos. Sublinhe-se que a orientação da exposição solar de todas as salas é nascente ou poente.

Os espaços exteriores assumem-se como extensões naturais do edifício, que pretendem complementar a sua função pedagógica. A existência de recreios cobertos, um campo desportivo, uma superfície topográfica – para subir, descer, escorregar e rebolar –, um muro – com altura máxima de 0,9 m, sendo permitido saltar –, um jogo de água – com fontes, canais e represas – e uma caixa de areia pretende contribuir para o desenvolvimento psicomotor dos alunos, inserindo-se num trabalho de parceria entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e uma equipa liderada pelo professor catedrático Carlos Neto da Faculdade de Motricidade Humana no âmbito da conceção de espaços de recreio. De referir também a existência de uma horta escolar no espaço exterior da escola.

O acesso automóvel, para cargas e descargas, realiza-se no extremo norte, não existindo possibilidade de interferência com os fluxos dos restantes espaços exteriores da escola.

De forma a garantir o acesso à escola e a melhorar o sistema viário local, foi criado um arruamento de ligação entre a Rua Ponte da Alagoa e a Avenida 25 de Abril. E de modo a dar resposta à afluência que se regista no início e no final do horário letivo, esse arruamento conta com uma faixa destinada à paragem temporária de veículos ligeiros e pesados.

Entre as faixas de rodagem está localizada uma zona de estacionamento, que é complementada por uma bolsa de estacionamento a norte do conjunto edificado, para apoio direto ao pavilhão desportivo. O acesso a este pavilhão é feito através do recreio coberto exterior mas também através da rua, possibilitando a utilização daquele espaço pela população sem causar interferência na rotina diária da escola.

Ao todo, a Escola Básica de Ramalhal apresenta 76 lugares de estacionamento.

Ao pavilhão desportivo e aos espaços de ensino juntam-se as seguintes valências:

• 1 sala polivalente
  • 1 sala de docentes
  • 1 sala de não docentes
  • 2 salas de trabalho e atendimento
  • 1 biblioteca
  • 1 refeitório
  • 1 copa
  • Espaços de recreio coberto e descoberto

Outros projetos financiados por CENTRO 2020:

Última atualização: 23.01.2024 - 15:40 horas