Torres Vedras

Espaços Verdes

Viveiros Municipais

Os Viveiros Municipais localizam-se em Fonte Grada, numa área que correspondia à antiga lixeira, onde há cerca de 25 anos se começou a reproduzir plantas por estacaria/sementeira das árvores e arbustos existentes nos espaços verdes do Concelho de Torres Vedras. As plantas produzidas destinam-se aos espaços verdes públicos e cedência a instituições mediante solicitação.

Parques e Jardins do Concelho de Torres Vedras

  • Jardim da Graça (Torres Vedras)
  • Parque do Choupal (Torres Vedras)
  • Parque Verde da Várzea (Torres Vedras)
  • Jardins do Alcabrichel (A dos Cunhados)
  • Parque Verde da Ponte (Ponte do Rol)
  • Parque de Merendas de Casalinhos de Alfaiata

Projetos

“Horta Viva” - Hortas Comunitárias

Em 2012 foi instalada a 1ªfase das hortas urbanas do Projeto “Horta Viva”, em parceria com a Junta de Freguesia de S. Pedro e Santiago e foi dinamizada uma sessão de esclarecimento sobre boas práticas agrícolas, destinada aos utilizadores dos talhões. Este projeto visa contribuir para a sustentabilidade ambiental do município, combater a pobreza, fomentar a solidariedade social e o acesso à terra por parte de potenciais agricultores, assim como possibilitar uma sensibilização em termos ambientais e de cidadania em geral, através da participação ativa da população.

O projeto “Horta Viva” tem como objetivos: regularizar áreas periurbanas, paisagisticamente complexas, abandonadas e de fraco valor económico; possibilitar o acesso à terra a antigos trabalhadores agrícolas, proporcionando-lhes a oportunidade de participar com a sua sabedoria e esforço na gestão de um espaço comum; constituir uma fonte alternativa de alimentos para os utilizadores; contribuir para projetos de inclusão social, através da elevação da capacidade de autonomia e independência pessoal, e como forma de combate ao stress e ao sedentarismo; promover hábitos de vida saudáveis, através do contacto com a natureza e a prática de atividades ao ar livre.

Árvores Notáveis

O Projeto ‘Árvores Notáveis de Torres Vedras’ tem como objetivo proceder á inventariação, descrição e definição das árvores existentes no Concelho que constituam património arbóreo de referência no contexto territorial em que se inserem. Com a inventariação destas árvores pretende-se divulgar e salvaguardar o património arbóreo notável do Concelho, através de regulamentação municipal e de produção de material de divulgação.

Consideram-se árvores notáveis aquelas que representam um valor patrimonial elevado pelas suas características morfológicas, porte (altura, diâmetro de copa, perímetro do tronco), idade, local, espécie ou importância histórico-social. Os exemplares, isolados ou em conjunto, localizam-se frequentemente em jardins públicos ou em locais emblemáticos como junto a igrejas, fontes ou monumentos.

Espaços Verdes + Sustentáveis

Os espaços verdes em meio urbano têm reconhecida importância ao nível da amenização climática, da melhoria da qualidade do ar, da manutenção da permeabilidade do solo e também ao nível social. No entanto, a manutenção destes espaços implica elevados consumos de água, a utilização de combustíveis nas viaturas e maquinaria necessária, bem como o (ab)uso de produtos químicos, o que contraria os princípios da sustentabilidade ambiental. Neste sentido, considera-se imprescindível promover medidas de proteção e valorização ambiental e contribuir para uma realidade mais sustentável ao nível dos espaços verdes urbanos.

A existência de espaços verdes e as suas características dependem de inúmeros fatores como o local (clima, relevo, temperatura, humidade, tipo de solo, vento, exposição), as espécies vegetais utilizadas, a rega (quantidade, origem da água, horário), a necessidade de tratamento preventivos / curativos, as diferentes opções de cobertura de solo, a manutenção, os hábitos e necessidades da população, bem como outros condicionantes físicos em meio urbano. Estão em curso diversas intervenções de requalificação de espaços verdes com vista a promover:

  • Melhor adaptação das plantas
  • Uso mais eficiente da água / Redução de consumos
  • Melhor qualidade ambiental
  • Redução dos trabalhos de manutenção
  • Redução da utilização de agroquímicos

Documentos


Contactos

Área de Espaços Verdes
Câmara Municipal de Torres Vedras
Telefone n.º: 261 320 731
E-mail: ana.aguiar@cm-tvedras.pt