Torres Vedras

Festas e eventos

Conteúdos desta página

  1. Acordeões do Mundo – Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras
  2. Carnaval de Torres Vedras
  3. Feira Rural
  4. Festas da Cidade
  5. Festival da Sapateira
  6. Grande Festa da Criança – Oeste Infantil
  7. Santa Cruz Ocean Spirit
  8. Troféu Joaquim Agostinho
  9. Bang Awards - Cinema

Cidade Europeia do Vinho 2018

Todo o ano

Torres Vedras e Alenquer representam duas Denominações de Origem (DOC) da região de Lisboa, possuindo uma forte tradição na cultura da vinha e do vinho, que se pretende manter e defender. As atividades vitivinícola e o enoturismo são centrais para o desenvolvimento económico da região, quer através da produção de inúmeros vinhos de elevada qualidade, reconhecidos nacional e internacionalmente, quer nos investimentos em unidades turísticas que acrescentam à produção vitivinícola a componente turística de elevado valor acrescentado.

Este concurso é uma oportunidade única para as cidades do vinho com uma visão europeia potenciarem o desenvolvimento da riqueza, da diversidade e dos recursos comuns da cultura do vinho ao nível do território europeu, oferecendo um melhor conhecimento da paisagem, da economia e da gastronomia, para uma melhor compreensão mutua entre os cidadãos da União Europeia. 

O Concurso “Cidade Europeia do Vinho” tem um carater rotativo entre os diversos países que fazem parte da Rede RECEVIN.


Carnaval de Torres Vedras

9 a 14 de fevereiro de 2018
www.carnavaldetorres.com

Com origem em costumes antigos, o Carnaval de Torres Vedras mantém até à atualidade as tradições da comemoração do entrudo em Portugal. Conhecido como o Carnaval mais português de Portugal, dos corsos fazem parte os carros alegóricos, grupos de desfile, "matrafonas" (homens mascarados de mulher) e os famosos cabeçudos  (bonecos gigantes) acompanhados pelos "Zés-Pereiras". Acresce e distingue a genuinidade deste carnaval, a participação espontânea e massiva dos populares que se associam à folia e que desfilam mascarados.


Santa Cruz Spring Break

29 de março a 1 de abril 2018

O Santa Cruz Spring Break é um evento que convida a uma pausa durante o período da Páscoa, com animação garantida e a praia como cenário.
O Santa Cruz Spring Break realizar-se-á de 28 de março a 1 de abril e surge de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Torres Vedras, as Juntas de Freguesia da Silveira e União de Freguesias de A dos Cunhados e Maceira e alguns comerciantes locais.

Música ao vivo, acordeonistas, djs, desporto, mostra de produtos locais... tudo para o receber com muita animação.


Circuito Surf do Centro

21 e 22 de março de 2018

Esta iniciativa organizada pela Câmara Municipal em parceria com diversos agentes locais, proporciona um vasto conjunto de ações que vão desde performances de DJ’s em bares até uma mostra de produtos locais na Azenha de Santa Cruz, passando por animação infantil no Páteo da Azenha, atuações musicais neste local, competições de surf e de skate.


Feira Rural

Primeiro sábado de cada mês, de abril a outubro de 2018

Na sua visita à Feira Rural de Torres Vedras deixe-se levar pelos sentidos e envolva-se num ambiente de pleno contacto com os melhores produtos da nossa terra!
Visite cerca de 250 bancas onde poderá adquirir produtos hortícolas, frutas, produtos certificados de agricultura biológica, vinho, pão, queijos, pastel de feijão de Torres Vedras, doçaria, artesanato, velharias, antiguidades e artigos de numismática e colecionismo.

A Feira Rural realiza-se todos os meses nas ruas e largos do Centro Histórico de Torres Vedras, à exceção do mês de agosto em que a Feira Rural “vai” até à praia de Santa Cruz.


QS3.000 - Pro Santa Cruz

24 a 29 de abril de 2018

Depois do sucesso de 2016, quando foi um evento de apenas 1000 pontos, a organização aumentou, então, a graduação do Santa Cruz Pro para os 3000 pontos, no passado ano 2017, fazendo deste campeonato paragem obrigatória para os principais surfistas europeus e para todos aqueles que procuram ganhar pontos e ranking no circuito mundial de qualificação (WQS). 


Circuito Nacional de Bodyboard

5 e 6 de maio de 2018


Grande Festa da Criança – Oeste Infantil

5 a 9 de junho de 2018

www.educacaotorresvedras.com

A Grande Festa da Criança - Oeste Infantil é um evento lúdico e educativo, que se assume também como eco-evento, destinado a crianças do 3 aos 12 anos e no qual estas têm à sua disposição um “mundo” de atividades e dezenas de ateliês muito criativos.
 A Grande Festa da Criança é organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, com a colaboração de escolas das redes pública, solidária, privada e profissional do Concelho de Torres Vedras e tem como objetivos proporcionar às crianças momentos de diversão, aprendizagem, criatividade e interação, bem como constituir-se como espaço privilegiado para a partilha de conhecimentos e ideias entre os vários intervenientes da comunidade educativa.


BEFASHION

16 de junho de 2018

O Be Fashion é um evento de moda, que reúne caras conhecidas, ligadas à moda e à televisão, sendo por isso uma atração para o público de todas as idades, sendo o público-alvo, as famílias.

A passerelle de cerca de 60 metros é estendida na rua principal de Santa Cruz e centenas de cadeiras a acompanhar; Luzes, som, ação! No desfile participam cerca de 6 famosos e 20 jovens e crianças entre os 3 e os 18 anos, amadores mas apaixonados por moda, que percorrem a passerelle e alegremente mostram as coleções primavera/verão das lojas aderentes.


Carnaval de Verão 

23 de junho de 2018

O Carnaval de Verão de Santa Cruz foi criado em 1995. É “o mais antigo Carnaval fora de época de Portugal”, constituindo-se como um “Encontro de Festas de Carnaval de Portugal”. A sua realização é uma tradição que ganhou raízes em tempo de férias ou pré-férias à qual torrienses e forasteiros continuam a aderir com entusiasmo.


Feira de São Pedro

 28 de junho a 8 de julho de 2018

Constitui o maior e mais antigo certame agroindustrial e comercial da região Oeste sendo visitado, todos os anos, por mais de 200 mil pessoas.
A Feira de São Pedro é também considerada a terceira maior feira generalista do país.
A atribuição do epíteto Feira de São Pedro à feira de Torres Vedras, de fundação Dionisina, ocorreu a 16 de agosto de 1521, quando D. Manuel transferiu a feira de Dois Portos para a vila de Torres Vedras, procurando revitalizá-la.


Troféu Joaquim Agostinho

12 a 15 de julho de 2018
www.trofeujoaquimagostinho.com

Torres Vedras sempre foi um concelho com tradição no ciclismo e com praticantes a competirem ao mais alto nível nacional e internacional, tendo como expoente máximo o malogrado Joaquim Agostinho.
O Grande Prémio Internacional de Torres Vedras teve início em 1978 e, atualmente, é uma das provas portuguesas com maior cotação no calendário da União Ciclista Internacional (UCI).
A sua organização resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e a União Desportiva do Oeste e realiza-se na primeira quinzena do mês de julho.
O Grande Prémio Internacional de Ciclismo – Troféu Joaquim Agostinho, é um dos grandes eventos desportivos do Concelho de Torres Vedras e, como tal, tem como principal objetivo a promoção e divulgação do nome e da cidade de Torres Vedras, bem como homenagear a grande figura do ciclismo português, o torriense Joaquim Agostinho.


Santa Cruz Ocean Spirit

20 a 29 julho 2018
www.oceanspirit.pt

O Santa Cruz Ocean Spirit é um festival internacional de desportos de ondas, realizado desde 2007 na praia de Santa Cruz. O festival caracteriza-se pela realização de provas nacionais e internacionais nos mais diversos desportos de ondas: surf, bodyboard, kitesurf, kayaksurf, waveski, windsurf e stand up paddle.

Mas se o mar é o centro de todas as atenções, também a areia é palco de diversas atividades, sejam de experimentação dos diversos desportos, na piscina ali instalada, seja pela presença de diversos espaços comerciais ligados aos desportos de mar, como escolas de surf e restantes modalidades, lojas, espaços de restauração e espaços de divulgação dos diversos patrocinadores.


Cortejo Etnográfico

15 de agosto

A iniciativa pretendeu recriar uma antiga tradição das populações rurais do concelho, que tinham por hábito organizarem, naquela data, uma “ida à praia”. Entre os últimos trabalhos das colheitas agrícolas e o início da época das vindimas, o “15 de agosto” era, assim, uma zona de fronteira, vivida de forma festiva pelos “saloios”.
Envolvidos nesse ritual, os preparativos para o grande dia implicavam a participação de toda a comunidade como se de uma verdadeira festa se tratasse, onde não faltavam a boa mesa e o bom vinho. Vestia-se o fato de Domingo e lá se seguia para Santa Cruz em carroças e carros de bois.


STATIC

20 a 26 de agosto de 2018

A 12.ª edição do STATIC – Concurso de Homens-Estátua de Santa Cruz - realiza-se de 20 a 26 de agosto.

Todos os dias da semana será possível assistir às performances dos participantes neste concurso, entre as 21h30 e as 23h30, nas ruas pedonais do centro de Santa Cruz.
Nesta apresentação diária, o júri do concurso irá avaliar as performances dos concorrentes tendo em consideração 4 critérios (criatividade, originalidade, imobilidade e efeito) e selecionar quem tem lugar na grande final, que acontecerá no dia 26 de agosto, sábado, no Largo Jaime Batista da Costa.


Festival da Sapateira

setembro de 2018

O Festival da Sapateira constitui um festival  gastronómico em que a sapateira é rainha.
Trata-se de uma iniciativa realizada durante o mês de setembro, em Santa Cruz, organizada por um conjunto de restaurantes aderentes à iniciativa.


Pré-Mundial ANR (Air Navigation Race)

6 a 9 de setembro de 2018

Durante 4 dias, os céus de Santa Cruz serão o palco de uma das etapas do Air Navigation Race.


Bang Awards - Cinema

24 de setembro a 6 de outubro de 2018

O Bang Awards é um festival inovador de filmes de animação vindos de todos os cantos do mundo. O seu principal foque é o de apostar em jovens criadores tendo como base o uso de tecnologias de última geração. Uma verdadeira homenagem à arte e à criatividade!


Festas da Cidade

27 de outubro a 11 de novembro de 2018
www.torresvedrasemfesta.com

As Festas da Cidade de Torres Vedras celebram o outono, o S. Martinho, a vinha e o vinho.
Abrange um vasto conjunto de iniciativas, em áreas distintas, que nos fazem reviver tradições que marcam a vivência das nossas gentes e desfrutar de bons momentos.
O grande objetivo destas festas? Que todos vivam intensamente a nossa cidade!

As Festas da Cidade de Torres Vedras integram:

  • Tasquinhas, Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras, Mostra de Uvada e Provas de Vinhos;
  • Desporto;
  • Exposições;
  • Festival das Vindimas - depois de percorrer todas as freguesias do Concelho de Torres Vedras, reúnem-se todas as representantes num só palco e é escolhida a Rainha das Vindimas;
  • Festival do Pastel de Feijão - este é o "sabor" mais tradicional e representativo do nosso concelho e aquele que nos "adoça" os sentidos;
  • Festival Internacional de Acordeão- Acordeões do Mundo - a par da Merenda do Acordeão, que anima os finais de tarde e confere vida aos locais mais tradicionais de Torres Vedras, não perca os grandes concertos que terão lugar no Teatro-Cine e que marcam Torres Vedras no roteiro musical internacional.

Acordeões do Mundo – Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras

26 de outubro a 11 de novembro de 2018
www.acordeõesdomundo.com

Trata-se de um festival integrado nas Festas da Cidade de Torres Vedras que traz à cidade grandes nomes do panorama musical internacional, ligados à sonoridade deste instrumento. Acordeões do Mundo contempla duas vertentes essenciais: os concertos, que se realizam no Teatro-Cine de Torres Vedras; e as merendas do acordeão que constituem um elogio à cidade e aos cidadãos, a partir dos seus locais de convívio mais representativos como cafés, cervejarias, restaurantes, tascas… são de certa forma uma dupla homenagem, aos espaços e ao instrumento, o acordeão, que juntos associam os saberes e sabores mais característicos e seculares da região: vinho, queijo, pão…Um convívio muito animado e didático que promove a descoberta de valores musicais e o leva a toda a população.



Arte ao Centro

26 de outubro a 16 de novembro de 2018

O Arte ao Centro é um evento cultural que tem como principais objetivos a dinamização do centro histórico da cidade e a valorização e promoção do património, através de um conjunto de atividades artísticas. Tal como aconteceu nas últimas edições, as atividades estendem-se às freguesias rurais, dando a conhecer aos participantes, o seu património e as suas paisagens. Permite ainda a igualdade oportunidades a todos os habitantes do município, possibilitando-lhes o contacto e a participação neste tipo de iniciativas.
As atividades previstas preveem o intercâmbio cultural entre participantes, população e comerciantes locais, artistas convidados e artistas locais, crianças e adultos.


Campanha de Natal

23 de novembro a 6 de janeiro

A Câmara Municipal organiza de novo um programa para tornar a época de Natal mais mágica e festiva.

Trata-se do programa Este Natal…compre no comércio tradicional, o qual cria o cenário ideal para que a população se envolva com entusiasmo nos preparativos natalícios. 


Passagem de Ano

28 de dezembro a 1 de janeiro

Venha dar as boas-vindas ao novo ano com muita música e animação.
Marque já na sua agenda!
De 28 de dezembro a 1 de janeiro, Santa Cruz conta com a sua visita!


voltar ao topo ↑