Torres Vedras

Festas e eventos

Conteúdos desta página

  1. Acordeões do Mundo – Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras
  2. Carnaval de Torres Vedras
  3. Concurso de Saltos do Vimeiro
  4. Feira de São Pedro
  5. Feira Rural
  6. Festas da Cidade
  7. Festival Novas Invasões
  8. Festival da Sapateira
  9. Festival das Vindimas
  10. Foot Mania Oeste
  11. Grande Festa da Criança – Oeste Infantil
  12. Onda de Verão
  13. Santa Cruz Ocean Spirit
  14. Troféu Joaquim Agostinho

Acordeões do Mundo – Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras
27 de outubro a 11 de novembro de 2017
www.acordeõesdomundo.com

Trata-se de um festival integrado nas Festas da Cidade de Torres Vedras que traz à cidade grandes nomes do panorama musical internacional, ligados à sonoridade deste instrumento. Acordeões do Mundo contempla duas vertentes essenciais: os concertos, que se realizam no Teatro-Cine de Torres Vedras; e as merendas do acordeão que constituem um elogio à cidade e aos cidadãos, a partir dos seus locais de convívio mais representativos como cafés, cervejarias, restaurantes, tascas… são de certa forma uma dupla homenagem, aos espaços e ao instrumento, o acordeão, que juntos associam os saberes e sabores mais característicos e seculares da região: vinho, queijo, pão…Um convívio muito animado e didático que promove a descoberta de valores musicais e o leva a toda a população.


Carnaval de Torres Vedras
24 de fevereiro a 01 de março de 2017
www.carnavaldetorres.com

Com origem em costumes antigos, o Carnaval de Torres Vedras mantém até à atualidade as tradições da comemoração do entrudo em Portugal. Conhecido como o Carnaval mais português de Portugal, dos corsos fazem parte os carros alegóricos, grupos de desfile, "matrafonas" (homens mascarados de mulher) e os famosos cabeçudos  (bonecos gigantes) acompanhados pelos "Zés-Pereiras". Acresce e distingue a genuinidade deste carnaval, a participação espontânea e massiva dos populares que se associam à folia e que desfilam mascarados.


CSI - Concurso de Saltos Internacional do Vimeiro
13 a 16 e 20 a 23 de de julho de 2016

CSN –Concurso de Saltos Nacional do Vimeiro
1 a 3 de setembro

www.csivimeiro.com

Tal como em anos anteriores, a temporada de concursos de 2016 vai comportar 2 Concursos de Saltos Internacionais (CSI 2*) e 1 CSN-A. Os CSI serão realizados de 14 a 17 e de 21 a 24 de julho de 2016 e o CSN-A de 1 a 4 de setembro de 2016. Numa acção consertada com a Corunha, estamos em condições de confirmar que o CSI da Corunha será realizado no último fim de semana de julho (28 a 31).


Feira de São Pedro
 29 de junho a 9 de julho de 2017

Constitui o maior e mais antigo certame agroindustrial e comercial da região Oeste sendo visitado, todos os anos, por mais de 200 mil pessoas.
A Feira de São Pedro é também considerada a terceira maior feira generalista do país.
A atribuição do epíteto Feira de São Pedro à feira de Torres Vedras, de fundação Dionisina, ocorreu a 16 de agosto de 1521, quando D. Manuel transferiu a feira de Dois Portos para a vila de Torres Vedras, procurando revitalizá-la.


Feira Rural
Primeiro sábado de cada mês, de abril a outubro

Na sua visita à Feira Rural de Torres Vedras deixe-se levar pelos sentidos e envolva-se num ambiente de pleno contacto com os melhores produtos da nossa terra!
Visite cerca de 250 bancas onde poderá adquirir produtos hortícolas, frutas, produtos certificados de agricultura biológica, vinho, pão, queijos, pastel de feijão de Torres Vedras, doçaria, artesanato, velharias, antiguidades e artigos de numismática e colecionismo.

A Feira Rural realiza-se todos os meses nas ruas e largos do Centro Histórico de Torres Vedras, à exceção do mês de agosto em que a Feira Rural “vai” até à praia de Santa Cruz.


Festas da Cidade
27 de outubro a 11 de novembro de 2017
www.torresvedrasemfesta.com

As Festas da Cidade de Torres Vedras celebram o outono, o S. Martinho, a vinha e o vinho.
Abrange um vasto conjunto de iniciativas, em áreas distintas, que nos fazem reviver tradições que marcam a vivência das nossas gentes e desfrutar de bons momentos.
O grande objetivo destas festas? Que todos vivam intensamente a nossa cidade!

As Festas da Cidade de Torres Vedras integram:

  • Tasquinhas, mostra de uvada e animação;
  • Desporto;
  • Exposições;
  • Festival das Vindimas - depois de percorrer todas as freguesias do Concelho de Torres Vedras, reúnem-se todas as  representantes num só palco e é escolhida a Rainha das Vindimas;
  • Festival do Pastel de Feijão - este é o "sabor" mais tradicional e representativo do nosso concelho e aquele que nos "adoça" os sentidos. Mostra, concurso, workshops integram o programa deste evento;
  • Festival de Vinho de Torres Vedras - o vinho dá o mote às nossas festas, marcando-as em diversas abordagens. O vinho e a vinha são elementos que traduzem a vivência do concelho, o trabalho das populações, o saber dos antigos e a arte ligada à atividade. Neste festival brindamos ao nosso bom vinho!
  • Festival Internacional de Acordeão- Acordeões do Mundo - a par da Merenda do Acordeão, que anima os finais de tarde e confere vida aos locais mais tradicionais de Torres Vedras, não perca os grandes concertos que terão lugar no Teatro-Cine e que marcam Torres Vedras no roteiro musical internacional.

Festival Novas Invasões
31 de agosto a 3 de setembro de 2017
www.linhasdetorresvedras.com

As “Novas Invasões” são um momento de confronto criativo e de afirmação de uma visão europeia baseada na diversidade e na necessidade de contacto entre povos.
Contacto ativo, colaborativo e criativo. As “Novas Invasões” contrastam com as velhas “Invasões”, mas consideram-nas como pano de fundo.

O conceito do Festival NOVAS INVASÕES baseia-se na celebração do tempo do encontro enquanto celebração do existir. Enquanto evento promove e privilegia o encontro entre pessoas de diversas e diferentes origens, celebrando:

O tempo histórico sobre o qual assenta o seu primeiro impulso revivendo a época e o espirito que se viveu durante as Guerras Peninsulares e a construção das Linhas de Torres Vedras;

O tempo atual - conjugando pluralidades de ideias e visões do mundo, de forma lúdica e incentivando a paixão e o êxtase pelo conhecimento de si e dos outros - abrindo espaços para as utopias e mudanças da vida em comum através das artes, da cultura, do pensamento partilhado e da convivialidade social;

No centro do Festival estará a organização de um Mercado Oitocentista, que funcionará como fundo cénico e como elemento de ligação entre o contemporâneo e o tempo passado.


Festival da Sapateira
data a definir em 2017

O Festival da Sapateira constitui um festival  gastronómico em que a sapateira é rainha.
Trata-se de uma iniciativa realizada durante o mês de setembro, em Santa Cruz, organizada por um conjunto de restaurantes aderentes à iniciativa.


Festival das Vindimas
datas a definir em 2017

O Festival das Vindimas consiste um concurso cujas eliminatórias se realizam em todas as freguesias do Concelho de Torres Vedras. O objetivo é a eleição da Rainha das Vindimas, que é escolhida por um júri, numa data a anunciar no decorrer das Festas da Cidade.


Foot Mania Oeste - Torneio Internacional de Futebol Juvenil
data a defenir em 2017
www.footmaniaoeste.com

O Torneio Internacional Foot Mania Oeste tem como principal objetivo afirmar a sua marca, no panorama internacional dos torneios de futebol Juvenil, como referência tanto a nível competitivo como a nível de organização.

A excelente localização no Oeste de Portugal onde se destacam as excelentes praias e a hospitalidade das suas gentes, a qualidade e quantidade de serviços disponibilizados a preços justos, são os principais fatores pelos quais o Foot Mania Oeste se pretende diferenciar relativamente aos outros torneios internacionais de futebol juvenil.

O Foot Mania Oeste, contando com o apoio de entidades institucionais e privadas do concelho de Torres Vedras, tem registado um crescimento sustentado, revelando-se mais um valioso instrumento no contributo para o desenvolvimento desportivo, social, cultural e económico da região.

O ano de 2014 marcou o início do evento, que contou com representações de Espanha, dos distritos de Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal e do arquipélago da Madeira.

Em 2015, o quadro competitivo obteve um elevado crescimento quantitativo e qualitativo, contando com representações de Espanha, de Inglaterra, dos distritos de Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Castelo Branco e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Em 2016, realizamos a 3ª edição do evento, no qual se destaca para além do aumento do número de equipas inscritas a participação de representações do Continente Sul Americano, mais propriamente do nosso país irmão, o Brasil.

Desejamos a todos os participantes no Foot Mania Oeste 2016, atletas, treinadores, dirigentes e aos familiares e amigos que os acompanham, uma óptima estadia e excelente convívio desportivo, desfrutando das praias e das serras, dos restaurantes e hotelaria e dos locais de convívio e lazer que esta bela região proporciona.


Grande Festa da Criança – Oeste Infantil
30 de maio a 3 de junho de 2017

www.educacaotorresvedras.com

A Grande Festa da Criança - Oeste Infantil é um evento lúdico e educativo, que se assume também como eco-evento, destinado a crianças do 3 aos 12 anos e no qual estas têm à sua disposição um “mundo” de atividades e dezenas de ateliês muito criativos.
 A Grande Festa da Criança é organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, com a colaboração de escolas das redes pública, solidária, privada e profissional do Concelho de Torres Vedras e tem como objetivos proporcionar às crianças momentos de diversão, aprendizagem, criatividade e interação, bem como constituir-se como espaço privilegiado para a partilha de conhecimentos e ideias entre os vários intervenientes da comunidade educativa. 


Onda de Verão
junho a setembro
www.cm-tvedras.pt/verao

As linhas gerais da programação Onda de Verão, organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras nos meses de julho e agosto, têm em consideração as potencialidades culturais e turísticas do território e a sua envolvente sociodemográfica. São objetivos desta iniciativa a dinamização de ações de lazer e entretenimento, indo ao encontro de diferentes tipo de público que procuram Santa Cruz enquanto estância balnear. De uma forma integrada e articulada, as sinergias geradas pelas várias entidades envolvidas, quer internas quer externas à organização, permitem o desenvolvimento de um programa transversal e multidisciplinar que tem como princípios, o respeito pelos hábitos culturais e tradições da população, incentivando a participação ativa de agentes culturais do concelho e a valorização da componente educacional e ambiental.


Santa Cruz Ocean Spirit
14 a 23 julho 2017
www.oceanspirit.pt

O Santa Cruz Ocean Spirit é um festival internacional de desportos de ondas, realizado desde 2007 na praia de Santa Cruz. O festival caracteriza-se pela realização de provas nacionais e internacionais nos mais diversos desportos de ondas: surf, bodyboard, kitesurf, kayaksurf, waveski, windsurf e stand up paddle.

Mas se o mar é o centro de todas as atenções, também a areia é palco de diversas atividades, sejam de experimentação dos diversos desportos, na piscina ali instalada, seja pela presença de diversos espaços comerciais ligados aos desportos de mar, como escolas de surf e restantes modalidades, lojas, espaços de restauração e espaços de divulgação dos diversos patrocinadores.


Troféu Joaquim Agostinho
5 a 9 de julho de 2017
www.trofeujoaquimagostinho.com

Torres Vedras sempre foi um concelho com tradição no ciclismo e com praticantes a competirem ao mais alto nível nacional e internacional, tendo como expoente máximo o malogrado Joaquim Agostinho.
O Grande Prémio Internacional de Torres Vedras teve início em 1978 e, atualmente, é uma das provas portuguesas com maior cotação no calendário da União Ciclista Internacional (UCI).
A sua organização resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e a União Desportiva do Oeste e realiza-se na primeira quinzena do mês de julho.
O Grande Prémio Internacional de Ciclismo – Troféu Joaquim Agostinho, é um dos grandes eventos desportivos do Concelho de Torres Vedras e, como tal, tem como principal objetivo a promoção e divulgação do nome e da cidade de Torres Vedras, bem como homenagear a grande figura do ciclismo português, o torriense Joaquim Agostinho.