Torres Vedras

Seniores

O envelhecimento demográfico assume-se hoje como um fenómeno com proporções à escala mundial, sendo atualmente Portugal o quarto país mais envelhecido da União Europeia, prevendo-se que em 2050 esteja entre os seis países mais envelhecidos do mundo. 

A adaptação da sociedade a esta nova realidade passa inevitavelmente pela revalorização social das idades mais avançadas e pelo reforço da cidadania nas pessoas idosas valorizando as suas capacidades, a sua experiência de vida e fomentando a participação ativa na sociedade.

É neste sentido que o Município de Torres Vedras, consciente deste desafio assim como das suas competências e da realidade sociológica do concelho de Torres Vedras,  tem vindo, ao longo dos últimos anos, a implementar uma série de respostas, projetos e serviços que têm como principais objetivos:

  • Valorizar o papel dos seniores na sociedade através de mecanismos que favoreçam a sua participação ativa;
  • Investir na aprendizagem ao longo da vida e possibilitar o contacto com novas áreas de conhecimento;
  • Promover a ocupação dos tempos livres dos mais velhos como forma de diminuir o isolamento social;
  • Desenvolver nos seniores competências e aptidões pessoais sociais e relacionais que promovem a sua inclusão social e o exercício de uma cidadania activa;
  • Promover actividades que favorecem a intergeracionalidade;
  • Promover a educação estética dos seniores e a sua capacitação crítica;
  • Rentabilizar espaços físicos e equipamentos existentes no concelho, criando redes de parceria e de cooperação interinstitucional.

Notícias / Séniores

Imagem da Notícia Validação de Competências prossegue no concelho

Validação de Competências prossegue no concelho

14.02.2017

Agentes de Geriatria da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras viram as suas competências certificadas numa cerimónia que contou com a presença do secretário de estado do Emprego, Miguel Cabrita, e da vice-presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues. (...)

Imagem da Notícia Educação municipal para a arte prepara-se para nova casa
Imagem da Notícia Torres Vedras formaliza integração na Aliança ODS Portugal

Agenda / Séniores

Visita Guiada à Biblioteca Municipal

Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Em permanência

A Biblioteca de Torres Vedras, na qualidade de instituição pública, realiza visitas de estudo aos seus serviços, dirigidas a todos aqueles que a queiram conhecer.A visita guiada tem como objetivo mostrar os diversos espaços da Biblioteca Municipal, bem como as atividades que se podem (...)

Baile de Carnaval

Pavilhão Multiusos da Expotorres, Torres Vedras

27 de fevereiro de 2017 | segunda

Baile e concurso de máscaras subordinados ao tema do Carnaval de Torres Vedras 2017: “Brinquedos e Brincadeiras”. Marcarão também presença no Baile os Zés Pereiras, Cabeçudos e o comboio turístico que estará disponível para levar os interessados a passear pelo circuito do Carnaval e a (...)

Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente

Clube Recreativo e Desportivo Arrudense, Arruda dos Vinhos

24 de março de 2017 | sexta

Este texto parece que nos corre nas veias. O palco é como uma ilha construída a partir de destroços de um navio (madeira, tecidos e cordas). Poder-se-á confundir este navio com o país, e ao longo da encenação confunde-se. As figuras que tomam a ilha de assalto são 4 cavaleiros/parvos que (...)

Caminhada da Páscoa do Desporto Sénior

Pavilhão Expotorres, Expotorres

24 de março de 2017 | sexta

No âmbito do programa de desporto sénior promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, Mexa-se para a Vida, será realizada uma atividade dirigida a todos os participantes do programa, de todos os núcleos.Após um ligeiro quecimento na Expotorres, seguir-se-á uma caminhada descontraída (...)