Torres Vedras

Seniores

O envelhecimento demográfico assume-se hoje como um fenómeno com proporções à escala mundial, sendo atualmente Portugal o quarto país mais envelhecido da União Europeia, prevendo-se que em 2050 esteja entre os seis países mais envelhecidos do mundo. 

A adaptação da sociedade a esta nova realidade passa inevitavelmente pela revalorização social das idades mais avançadas e pelo reforço da cidadania nas pessoas idosas valorizando as suas capacidades, a sua experiência de vida e fomentando a participação ativa na sociedade.

É neste sentido que o Município de Torres Vedras, consciente deste desafio assim como das suas competências e da realidade sociológica do concelho de Torres Vedras,  tem vindo, ao longo dos últimos anos, a implementar uma série de respostas, projetos e serviços que têm como principais objetivos:

  • Valorizar o papel dos seniores na sociedade através de mecanismos que favoreçam a sua participação ativa;
  • Investir na aprendizagem ao longo da vida e possibilitar o contacto com novas áreas de conhecimento;
  • Promover a ocupação dos tempos livres dos mais velhos como forma de diminuir o isolamento social;
  • Desenvolver nos seniores competências e aptidões pessoais sociais e relacionais que promovem a sua inclusão social e o exercício de uma cidadania ativa;
  • Promover atividades que favorecem a intergeracionalidade;
  • Promover a educação estética dos seniores e a sua capacitação crítica;
  • Rentabilizar espaços físicos e equipamentos existentes no Concelho, criando redes de parceria e de cooperação interinstitucional.

Notícias / Seniores

Imagem da Notícia Coordenação da resposta ao surto de COVID-19 no Lar de Nossa Senhora da Luz
Imagem da Notícia COVID-19: Situação epidemiológica no Lar de Nossa Senhora da Luz
Imagem da Notícia “Mexa-se para a Vida”: projeto de desporto senior arranca em meio digital
Imagem da Notícia Faleceu o atleta sénior torriense Francisco Vicente
Imagem da Notícia  Formação avançada em Gerontologia foi apresentada

Formação avançada em Gerontologia foi apresentada

24.01.2020

Uma formação avançada em “Gerontologia e cuidados centrados na pessoa idosa” vai ser proporcionada pela Câmara Municipal e o Campus Neurológico Sénior a partir do próximo mês de fevereiro, tendo a apresentação dessa iniciativa acontecido no dia 22 de janeiro, no Edifício dos Paços do Concelho. (...)

Imagem da Notícia Tradicionais Janeiras foram cantadas na Câmara e no Mercado Municipal

Agenda / Seniores

Teatro

Comédia Musical “Selva com elas”

Teatro-Cine de Torres Vedras

1 de outubro de 2020 | quinta

Um Safari na selva. Duas amigas completamente diferentes que, entre o popular e o refinado, se cruzam com muitas outras viajantes inesperadas. Um desdobramento de personagens incrível que trará um vendaval de gargalhadas ao enfatizar os tão tradicionais costumes e sotaques portugueses. Com (...)

Teatro

Magia na Vila

A.M.A.L., Lourinhã

9 de outubro de 2020 | sexta

Uma tarde bem passada com o encanto que o ilusionismo nos dá, pelas mãos de mágicos cheios de mistério e pitadas de humor. (...)

Formação

Formação: As responsabilidades legais dos Diretores Técnicos das IPSS`S

Sobral de Monte Agraço (local a designar)

16 de outubro de 2020 | sexta

Temáticas a abordar: O papel do Diretor Técnico e os IRCT’s do 3º Setor; Enquadramento e exigências legais do cargo; Formalização da função; Enquadramento e responsabilidades legais e Exigências legais no âmbito das ações de fiscalização e inspeção. (...)

Evento

Tarde Sénior nas Adiafas

Pavilhão Dr. João Francisco Ribeiro Corrêa, Cadaval

21 de outubro de 2020 | quarta

Certame anual cadavalense dedicado ao final das colheitas e à promoção dos produtos regionais, que inclui a realização do Festival Nacional do Vinho Leve. Gastronomia, exposições de artesanato e atividades económicas, espetáculos vários, atividades equestres, entre outro tipo de (...)

Teatro

A Cantiga de Lisboa por Rituais dell Arte

Cine-teatro de Sobral de Monte Agraço

5 de novembro de 2020 | quinta

Comédia musical inspirada no cinema português nas décadas de 40 e 50. A narrativa acontece num beco do Bairro da Bica, em Lisboa. É a história passa-se num beco do Bairro da Bica, em Lisboa. É a história do conflito entre duas famílias bairristas rivais cujos filhos vivem uma história de (...)

Formação

Formação: Pessoas idosas vítimas de violência doméstica

Cadaval (local a designar)

19 de novembro de 2020 | quinta

Temáticas a abordar: Identificação da Vitimação; Níveis de Prevenção da Vitimação; Direito Penal: Tramitação do Processo Penal; Internamento Compulsivo; Direito à Informação e Consentimento Informado; Maiores em Situação de Incapacidade e Reconhecer a temática das pessoas idosas (...)

voltar ao topo ↑