Torres Vedras

Publicações

Medição do Tempo em Torres Vedras

Esta obra traz-nos a história dos relógios de uso público em Torres Vedras.
“Nesta ocasião, esforça-se o homem por criar sistemas que lhe forneçam a leitura do decorrer do tempo e este se intromete na sua vida e a gere independentemente da sua vontade. E percebe que tem uma total dependência do correr daquele. Emprega, ao longo da sua existência, a maior parte do seu trabalho na procura de soluções. E aparecem os relógios de água, de areia, de cera, de azeite e de tantas coisas mais, até encontrar a solução mecânica aí pelo século XIII, XVI. Aí foi “um ver se te avias” a procurar soluções para tornar essa assombrosa máquina precisa, a fim de lhe fornecer com exatidão a velocidade da passagem do tempo. Chegará mais longe, mas será sempre dominado pela realidade cósmica: o sol não pára, a lua ri-se e anda, e os bons dos planetas nem os ouvem! E continuam sempre as suas trajetórias… impávidos e serenos!
A história de Torres Vedras é rica, ou das mais ricas terras em fatores relevantes que os documentos escritos, arqueológicos e monumentais nos dão a conhecer. Muita coisa já se investigou e publicou para memória dos mais novos e proveito dos que vieram. E está nesta esteira o nosso trabalho acerca do tempo nesta terra.”
José Mota Tavares


Data de edição: dezembro de 2012

Locais de Venda: Biblioteca Municipal de Torres Vedras; Edifício Paços do Concelho; Museu Municipal Leonel Trindade e Posto de Turismo de Torres Vedras.

Preço: 15,00 €

Da mesma coleção

voltar ao topo ↑