Torres Vedras

Ana Brígida Anacleto Meireles Clímaco Umbelino

vereadora

PS - Partido Socialista

Desenvolvimento Social
Cultura
Património Cultural
Turismo

Ana Umbelino licenciou-se em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e concluiu o mestrado em Ciências da Educação (área de especialização Formação de Adultos), na mesma faculdade. Frequentou o doutoramento em História da Educação da Universidade de Lisboa. Conclui os cursos de História de Arte em Portugal, História de Arte I e II ministrados pela Sociedade Nacional de Belas-Artes. Frequenta atualmente a licenciatura em História na Universidade Aberta.

Foi docente no Instituto Superior de Línguas Aplicadas (ISLA) napós-graduação Psicologia Clínica e da Saúde.Participou, na qualidade de oradora, em congressos internacionais na área da intervenção com famílias e da terapia familiar e publicou um artigo na revista internacional Journal of Familiy Psychoterapy.

Integrou os quadros da Agência de Desenvolvimento Regional do Oeste, onde se dedicou a projetos no domínio da educação e formação de adultos, até ser requisitada para a Câmara Municipal de Torres Vedras.

Foi, a convite do Ministério da Educação, co-autora do Guia de operacionalização das competências-chave, nível secundário.

Fez parte  do Grupo Consultivo para a Integração das Comunidades Ciganas (CONCIG), em Portugal, em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses e integra a Comissão Interministerial para a implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura, em representação das autarquias locais.

É membro da direção da REVES – European Network of Cities and Regions for the Social Economy e do GECES [Expert Group on Social Economy and Social Enterprises] da Comissão Europeia. Pertence ao conselho consultivo da Cátedra Unesco: “Gestão das artes e da cultura, cidades e criatividade”, atribuída ao IPL. Pertence ao conselho estratégico da Rede Cultura 2027.

261 320 708
gavanaumbelino@cm-tvedras.pt

voltar ao topo ↑