Torres Vedras

Em Arquivo

A rubrica "Em Arquivo" leva os documentos que marcam a história do concelho de Torres Vedras a sair da "estante" do Arquivo Municipal e a integrar trimestralmente a revista municipal Torres Vedras.


Imagem da Notícia Registo de Testamentos

Registo de Testamentos

A Guerra Civil Portuguesa (1832- 1834) deixou o país em profunda crise económica, financeira e política. Ainda em 1832 Mouzinho da Silveira iniciou um processo de desmantelamento da ordem jurídica do anterior regime e dividiu Portugal em províncias, comarcas e concelhos, dirigidos respetivamente por (...)

Imagem da Notícia Anais do Município

Anais do Município

A 8 de novembro de 1847 a Rainha D. Maria II, por Portaria do Ministério do Reino publicada no Diário do Governo n.º 267, ordenou que em cada uma das Câmaras Municipais dos concelhos do reino e ilhas adjacentes existisse um livro especial denominado "Anais do Município". (...)

Imagem da Notícia Cartas do príncipe D. João

Cartas do príncipe D. João

No início do século XIX, o juiz, os vereadores e o procurador da Câmara da vila de Torres Vedras receberam dois documentos escritos no Palácio de Queluz, residência oficial do príncipe regente D. João (futuro rei D. João VI) e da sua esposa D. Carlota Joaquina. Nesses documentos, datados de 4 de jul (...)

Imagem da Notícia Livro relativo a hospital provisório instalado na Ponte do Rol

Livro relativo a hospital provisório instalado na Ponte do Rol

No Arquivo Municipal de Torres Vedras está disponível para consulta um livro manuscrito relativo à instalação de um hospital provisório na Ponte do Rol e à execução de outras medidas com vista a combater uma epidemia que deflagrou naquela localidade no final do século XVIII. (...)

Imagem da Notícia A Espada de Luís Mouzinho de Albuquerque ferido na Batalha de Torres Vedras

A Espada de Luís Mouzinho de Albuquerque ferido na Batalha de Torres Vedras

A 16 de outubro de 1940, Augusto Maria Lopes da Cunha, formado em Direito pela Universidade de Coimbra e notário diretor da Secretaria Notarial de Torres Vedras, sita na Rua Paiva de Andrada, deslocou-se ao Asilo de São José, no sítio da Conquinha, para reduzir a instrumento autêntico o depoimento d (...)

Imagem da Notícia Registo dos Expostos

Registo dos Expostos

Desde as Ordenações Manuelinas, cuja versão definitiva data de 1521, que se determinou que competia às Câmaras Municipais a proteção e criação dos expostos, ou seja, das crianças abandonadas pelos seus pais ou familiares. (...)

Imagem da Notícia Adaptação e Ampliação do edifício municipal da Escola Industrial e Comercial
Imagem da Notícia O Carnaval nos livros de atas da Câmara Municipal de Torres Vedras

O Carnaval nos livros de atas da Câmara Municipal de Torres Vedras

Os livros de atas da Câmara Municipal que, até 1842, eram designados por Livros de Acórdãos, são documentos onde se registam, resumidamente, a data e o local da reunião do executivo da Câmara, os nomes dos membros presentes e ausentes, os assuntos apreciados e as decisões e deliberações tomadas. (...)

Imagem da Notícia Livros de atas das reuniões da Comissão de Recrutamento de Torres Vedras
Imagem da Notícia Livro

Livro "JOC – Actividade Jocista"

A Juventude Operária Católica (J.O.C.) surgiu em 1925, na Bélgica, por iniciativa do padre Joseph Cardijn e de um grupo de jovens trabalhadores e trabalhadoras, que pretendiam o fim da situação intolerável do trabalho e das condições de vida da juventude dos meios operários e populares, e também dim (...)

Imagem da Notícia C.P. – Terrenos e Bairro

C.P. – Terrenos e Bairro

No início do século XX, a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, seguindo o exemplo de países como a Bélgica, a França e a Inglaterra, construiu bairros com casas de habitação para as famílias dos seus operários e trabalhadores que, muitas vezes, estavam deslocados das suas terras de origem. (...)

Imagem da Notícia Livro onde devem ser inscriptos os nomes das mulheres solteiras não recatadas
voltar ao topo ↑