Torres Vedras

Presidente

Laura Maria Jesus Rodrigues

Tem 63 anos, é natural de Torres Vedras e reside em Santa Cruz.

Mestre em Proteção Integrada e licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, dedicou 26 anos da sua vida profissional ao ensino, para o que se qualificou, nomeadamente, em Ciências da Educação e em Administração Escolar. Lecionou em escolas públicas, no Externato de Penafirme e na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal. 

Exerceu o cargo de Diretora Pedagógica da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal durante cerca de 13 anos.

Foi membro da Assembleia Municipal pelo Partido Socialista no mandato 2005-2009.

Integra o Executivo Municipal desde 2009, inicialmente com os pelouros de Educação e Atividade Física. Em outubro de 2017 assumiu, também, a área Financeira e a de Contratação Pública. Em dezembro de 2015 passou a assumir a vice-presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras e a ser vogal do Conselho de Administração dos SMAS.

01.10.2022

Cerca de um ano depois de ter assumido o cargo de presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, é inevitável fazer uma retrospetiva.

Vivemos um ano particularmente difícil para a Europa e para o mundo. Tempos desafiantes que têm exigido o reforço do apoio ao tecido associativo (2022 foi o ano em que as nossas associações receberam mais financiamento municipal) e, particularmente, às famílias.

Reforçámos todos os programas de apoio, particularmente no que toca ao arrendamento, habitações degradadas e emergência alimentar. Elaborámos, ainda, uma Estratégia Local de Habitação e adquirimos imóveis que virão a alojar 43 agregados familiares.

Também a pensar nas famílias vamos propor o decréscimo da taxa de participação municipal no IRS de 5% para 3,75%, o que levará o Município a abdicar de cerca de 1 milhão de euros de receita. Um valor que deve ficar nas famílias, de forma a minimizar o impacto do aumento do custo de vida que decorre da atual situação.

Outra proposta que iremos apresentar diz respeito à continuidade de uma medida adotada nos anos de pandemia e que corresponde à manutenção extraordinária da taxa do IMI nos 3,5%.

Também no próximo ano iremos implementar o Orçamento Participativo Jovem, alargando este instrumento de cidadania ativa aos mais jovens e implementando os projetos e medidas que entendam como prioritários.

Tendo a Educação como um dos eixos fundamentais da nossa atuação, continuamos a renovar o nosso parque escolar. E aqui gostaria de destacar a tão aguardada requalificação e modernização da Escola Básica de Freiria.

A formação desportiva dos nossos jovens conheceu, também, um importante passo no que toca às infraestruturas, com a inauguração dos campos de treino do Complexo Desportivo Municipal Manuel Marques.

Estamos a construir a Unidade de Saúde Familiar de São Pedro da Cadeira, seguindo-se o arranque das unidades de Ramalhal e Runa.

Acredito que se tratam de importantes contributos para a atração de profissionais de saúde, com vista a resolver a carência de médicos de família no Concelho. Ainda no que toca a esta área, aguardamos a conclusão da remodelação do serviço de urgência do Hospital de Torres Vedras, fruto do protocolo que assinámos com o Centro Hospitalar do Oeste.

Ao longo deste ano, prosseguimos com os trabalhos de manutenção e reabilitação da rede viária municipal, dando resposta às necessidades das nossas vias de comunicação, em estreita articulação com as juntas de freguesia do Concelho.

Ressalvo, ainda, a ligação da A8 ao alto das Palhagueiras, uma obra que está prevista no Programa Nacional de Investimentos 2030 e cujo projeto, assumido pela autarquia, se encontra em desenvolvimento.

E numa altura em que o país ainda enfrenta o problema da escassez de água, é especialmente relevante a conclusão do projeto para o aproveitamento hidroagrícola dos rios Sizandro e Alcabrichel. Esperamos e tudo faremos para que estes projetos sejam incluídos no Programa Nacional de Regadios.

Um ano exigente em que reafirmámos o nosso compromisso com os torrienses. Assim continuará a ser em 2023.

voltar ao topo ↑