Torres Vedras

Presidente

Laura Maria Jesus Rodrigues

Tem 61 anos, é natural de Torres Vedras e reside em Santa Cruz.

Mestre em Proteção Integrada e licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, dedicou 26 anos da sua vida profissional ao ensino, para o que se qualificou, nomeadamente, em Ciências da Educação e em Administração Escolar. Lecionou em escolas públicas, no Externato de Penafirme e na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal. 

Exerceu o cargo de Diretora Pedagógica da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal durante cerca de 13 anos.

Foi membro da Assembleia Municipal pelo Partido Socialista no mandato 2005-2009.

Integra o Executivo Municipal desde 2009, inicialmente com os pelouros de Educação e Atividade Física. Em outubro de 2017 assumiu, também, a área Financeira e a de Contratação Pública. Em dezembro de 2015 passou a assumir a vice-presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras e a ser vogal do Conselho de Administração dos SMAS.

Verão em segurança

01.07.2021

Chegámos ao verão com uma situação pandémica mais preocupante do que desejávamos. A transmissão da variante Delta deve preocupar-nos a todos, mais velhos e mais jovens, vacinados e ainda não vacinados. É imperioso continuar a adotar os procedimentos que já todos conhecemos.

Ao longo do ano letivo que agora acaba, a comunidade escolar do Concelho deu provas de como a adoção de comportamentos responsáveis permite evitar a transmissão do vírus. Através de um esforço que toda a comunidade reconhece, educadores, professores, auxiliares, alunos e famílias garantiram que as atividades decorressem dentro da normalidade possível.

Para a nossa vida em sociedade também é imperioso que, de forma gradual e cumprindo sempre as condições de segurança, possamos usufruir do nosso território. “Brincar na Cidade Educadora” foi, precisamente, o mote do Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que acolhemos no Teatro-Cine de Torres Vedras no dia 2 de julho.

Com a participação do professor catedrático Carlos Neto e do psicopedagogo e investigador Francesco Tonucci, o encontro promoveu uma importante reflexão sobre a cidade que queremos para as nossas crianças e para as nossas comunidades como um todo.

É fundamental que todos possamos usufruir deste território rico em diversidade na sua plenitude. Por isso, em plena época balnear, reconhecemos o privilégio de um Concelho que é banhado pelo Atlântico ao longo de 20 km. A nossa costa é ideal para o cumprimento do distanciamento físico necessário aos tempos que vivemos.

Se é fundamental garantir um verão em segurança, importa ainda realçar a qualidade ambiental da costa do Concelho, que voltou a ser reconhecida. São 12 praias com “Qualidade de Ouro” e 12 a hastear a Bandeira Azul, enquanto 9 praias apresentam a bandeira do projeto "Praia Acessível, Praia para todos!"

Enquanto isso, a vacinação continua a decorrer a bom ritmo. Ao posto de vacinação contra a COVID-19 na cidade de Torres Vedras juntaram-se três novos postos no Turcifal, no Sobreiro Curvo e em Runa, contribuindo para a aceleração de um dos maiores processos de vacinação de que há memória. O Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul apontava para que, em meados de junho, cerca de 45% da população já tivesse pelo menos uma dose da vacina contra a COVID-19.

Continuemos a proteger cada um de nós, dando provas, como temos dado até agora, de que o esforço coletivo é fundamental para salvaguardar a saúde pública.

voltar ao topo ↑