Torres Vedras

Presidente

Carlos Manuel Antunes Bernardes

  • Tem 47 anos, reside no Turcifal, concelho de Torres Vedras, e gosta de viajar.
  • É presidente da Câmara Municipal de Torres Vedrasdesde desde 1 de dezembro de 2015.
  • É também Embaixador Quality Coast e membro do Comité Consultivo Político da CIVITAS Initiative.
  • Em setembro de 2016 foi nomeado Embaixador Green Destination para a Europa.
  • Ao longo do seu percurso, participou, em Portugal e no estrangeiro, em várias conferências, seminários, workshops e cursos relacionados com turismo, ambiente, sustentabilidade e mobilidade, entre outras áreas.

Formação Académica:

  • Doutorado em Turismo, no IGOT/ESHTE, Universidade de Lisboa, em 21 de dezembro de 2015;
  • Pós Graduado em Turismo (CFA), pelo IGOT, Universidade de Lisboa, no ano letivo 2011/2012;
  • Licenciado em Gestão de Empresas Turísticas e Hoteleiras, no Instituto Superior Politécnico do Oeste, em 2011

Experiência Profissional:

  • Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, desde 1 de dezembro de 2015;
  • Vice-Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, de 2005 a 2015;
  • Vereador da Câmara Municipal de Torres Vedras dos Pelouros de Ambiente e Serviços Urbanos, de 2003 a 2005;
  • Vereador do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, de 1997 a 2001;
  • Adjunto e Secretário do Gabinete de Apoio Pessoal ao Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, de 1994 a 1997;
  • Secretário da Junta de Freguesia do Turcifal, de 1989 a 1997;
  • Funcionário Público, desde 1988;
  • Guia Transferista na Empresa Intercentro, Grupo Eurolines, responsável pela linha de Málaga, de 1986 a 1993;

Prossegue aposta na educação

01.09.2016

Estamos hoje muito conscientes de que a sustentabilidade do nosso planeta está intimamente ligada aos cuidados tidos com o ambiente. Naturalmente que a chamada economia verde tem um papel importantíssimo nesta tarefa. É neste contexto que se insere o projeto “ecoCampus Torres Vedras – Plataforma Empresarial para a Economia Verde” (na sequência de outras iniciativas nesta área), procurando atrair talento empresarial que crie emprego e desenvolvimento económico para o concelho, dentro de parâmetros “verdes” bem definidos com a valiosa cooperação de universidades e outros polos de conhecimento, nacionais e internacionais.

As praias do nosso concelho são crescentemente procuradas porque os veraneantes sabem que aqui encontram, não só pela excelente qualidade das nossas águas, marítimas e de consumo humano, mas também por toda envolvência que mereceu o prémio de Quality Coast. Mas os tempos de apenas sol e mar há muito que são passado. Os veraneantes, especialmente os mais jovens, querem conciliar o “ir a banhos” com a animação. Esta não tem faltado. O maior certame mundial de ondas, o Ocean Spirit, marcou presença como habitualmente e o êxito do costume. Na Onda de Verão consubstanciam-se atividades de diversas áreas e destinadas a públicos de todos os gostos e idades e que seria fastidioso enumerar aqui.

Estamos no início de novo ano letivo e com ele voltam as preocupações de professores, alunos e encarregados de educação com as condições pedagógicas mas também físicas em que o ano vai decorrer. Dentro das competências próprias (e muitas vezes extravazando-as) da autarquia, tem havido um foco coerente na melhoria dos edifícios escolares, quer remodelando, quer construindo de raiz.

É neste âmbito que a autarquia vai lançar os concursos para as escolas de Turcifal e S. Pedro da Cadeira. Outras se seguirão, respeitando a sustentabilidade financeira do município. A Loja do Cidadão é um desejo antigo que se vai concretizar agora com o lançamento do respetivo concurso. Trata-se de um serviço de grande importância para os torrienses pela facilidade de acesso a obtenção e renovação de documentos essenciais. A igreja de S. Pedro pertence ao nosso património construído. Sendo propriedade física da igreja católica, os torrienses, porém, consideram-na também como sua, pelo que a sua requalificação era um imperativo a que a autarquia não podia nem queria fugir logo que surgisse janela de oportunidade financeira. É mais uma obra em lançamento.

O Fórum das Associações do nosso Concelho terá lugar no mês de setembro, iniciativa que visa dar a conhecer as atividades das nossas associações. Esperamos desta forma continuar a contribuir para o desenvolvimento social, cultural, económico, desportivo e educacional de nosso território.