Torres Vedras

Presidente

Laura Maria Jesus Rodrigues

Tem 63 anos, é natural de Torres Vedras e reside em Santa Cruz.

Mestre em Proteção Integrada e licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, dedicou 26 anos da sua vida profissional ao ensino, para o que se qualificou, nomeadamente, em Ciências da Educação e em Administração Escolar. Lecionou em escolas públicas, no Externato de Penafirme e na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal. 

Exerceu o cargo de Diretora Pedagógica da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal durante cerca de 13 anos.

Foi membro da Assembleia Municipal pelo Partido Socialista no mandato 2005-2009.

Integra o Executivo Municipal desde 2009, inicialmente com os pelouros de Educação e Atividade Física. Em outubro de 2017 assumiu, também, a área Financeira e a de Contratação Pública. Em dezembro de 2015 passou a assumir a vice-presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras e a ser vogal do Conselho de Administração dos SMAS.

Valorizar e preservar a costa

01.07.2022

Ao longo dos últimos anos, temos vindo a consolidar a aposta no litoral de Torres Vedras, com um investimento significativo na preservação e valorização dos nossos 20 quilómetros de costa.

No passado mês de abril, demos mais um passo nesse sentido com a inauguração do Centro de Interpretação da Reserva Natural Local Foz Azul, um equipamento que deu uma nova vida ao antigo posto da Guarda Fiscal de Assenta. Este espaço servirá de apoio à Reserva Natural Local Foz Azul, uma área protegida que iremos criar brevemente, com o objetivo de conservar e divulgar os valores naturais e as tradições dos territórios entre a Assenta e a Praia Azul. Em Santa Cruz, inaugurámos a primeira fase da obra de requalificação do Parque Municipal, no passado mês de junho. Com esta intervenção procurámos dar ao espaço a multifuncionalidade de que carecia, permitindo assim a fruição por parte de diferentes faixas etárias e uma utilização mais diversificada.

Depois de dois anos condicionados pelas restrições pandémicas, este ano retomámos a vivência social e cultural característica de Santa Cruz durante o período estival. Mantendo algumas precauções, apresentamos uma programação cultural abrangente, que ocupa diferentes espaços públicos, nomeadamente o Parque Municipal de Santa Cruz. É com expectativa que voltamos, também, a receber competições nacionais e internacionais de desportos de ondas.

A sustentabilidade e a segurança orientaram a preparação de mais uma época balnear. O trabalho que desenvolvemos em prol da qualidade ambiental valeu o reconhecimento de 12 praias com a Bandeira Azul e de 13 praias com o galardão Qualidade de Ouro. No que diz respeito à segurança balnear, continuamos a implementar o projeto “Praia Segura”, o projeto “Alerta Parapente”, e o sistema “SOS Talking” em três zonas balneares não vigiadas.

A esta nossa aposta no litoral alia-se o investimento privado. É com orgulho que vemos florescer projetos hoteleiros, de restauração e turísticos que primam pela inovação e que contribuem para a diferenciação da oferta na nossa costa. Faço votos de que continuemos juntos a promover o desenvolvimento do litoral de Torres Vedras, criando oportunidades para que possa, cada vez mais, ser vivido durante todo o ano.

voltar ao topo ↑