Torres Vedras

Faz e Acontece

Constituindo a ocupação de tempos livres dos jovens uma medida promotora para o seu desenvolvimento, enquanto indivíduos e seres coletivos, acrescida a premência da criação de respostas para as faixas etárias dos 16 aos 20 anos, durante o período das férias escolares, o projeto Faz e Acontece visa melhorar o conhecimento dos jovens em relação à realidade laboral em que estão inseridos, criando oportunidades de convivência direta com atividades profissionais, possibilitando-lhes simultaneamente o acesso a formação não formal, dentro de áreas específicas, por meio de uma experiência vocacional.

Pretende-se assim com esta experiência, de cariz ocupacional, contribuir para a valorização pessoal dos jovens, potenciando a sua auto descoberta ao nível formativo e profissional, assim como aquisição de novos saberes, normas e valores inerentes a uma cidadania responsável.

A iniciativa destina-se a todos os jovens residentes do concelho, com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos, e/ou que tenham preferencialmente concluído o 3º ciclo do ensino básico, em qualquer das suas modalidades, havendo a possibilidade de participação de um grupo total de 20 jovens, dividido em dois subgrupos compostos por 10 elementos, pelo período de duas semanas, na pausa escolar das férias do verão, Natal e Páscoa, iniciando-se em julho de 2015.

O Projeto será da responsabilidade da Área de Juventude da CMTV, sendo divulgado através do site da autarquia e no Centro de Informação Municipal à Juventude, onde se poderão também efetuar as inscrições, em prazos a estabelecer. Os jovens serão sujeitos a uma pequena entrevista de seleção, aferindo-se, entre outros aspetos, a sua motivação para participar no projeto. Todos os participantes terão direito à atribuição de uma bolsa de participação, no valor de 50€, um seguro de acidentes pessoais, durante a sua participação, assim como um certificado de participação.

No que concerne às entidades aderentes ao Faz e Acontece, estas deverão estar ligadas às seguintes áreas de ação: Cultura e/ou património; Ambiente e/ou proteção civil; Apoio a idosos ou crianças; Ciência e saúde; Intervenção comunitária, assim como outras de reconhecido interesse social. Estas entidades poderão assim ser empresas, ipss, associações, autarquias, entre outras, sendo que as aderentes no primeiro ano da iniciativa serão convidadas a assinar um Acordo de Parceria, em momento partilhado à comunidade. Aquelas que aderirem ao projeto, por 2 ou mais anos consecutivos, verão atribuído, por parte do Município, um selo louvando a sua responsabilidade para com a orientação profissional/formativa, entregue em ato cerimonioso.


Contactos

Área da Juventude
Câmara Municipal de Torres Vedras
Telefones n.º 261 320 711/ 261 320 760
E-mail: juventude@cm-tvedras.pt


Parceiros

  • Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras
  • Câmara Municipal de Torres Vedras
  • Creche Jardim de Infância S. Vicente, Lda
  • Escola basica com Jardim de Infância Padre Francisco Soares
  • Farmácia Torreense, de Perdigão, Valente & Perdigão, Lda
  • INFORMESTRE - Assistência Técnica e Comercialização de Equipamentos Informáticos, Lda
  • Junta de Freguesia São Pedro, Santa Maria e Matacães
  • Kick Off, de Tânia Sofia Silva Henriques
  • Oculista Central Torreense, Lda
  • Physioclem - Fisioterapia, Lda