Torres Vedras

Atitude Positiva

O Projeto Atitude Positiva, promovido em parceria com a associação Académico de Torres Vedras, é composto por cinco ações que visam, no geral, criar condições mais favoráveis para a adoção de comportamentos saudáveis alternativos, seja através do desenvolvimento de competências, seja pela informação e divulgação de oportunidades ou pela formação dos agentes na utilização de certas ferramentas. O projeto surgiu como resposta a necessidades identificadas pelas escolas que o integraram, sendo a criação de serviços de apoio aos profissionais e aos alunos uma resposta aos problemas sentidos no dia-a-dia.

Durante o ano letivo 2009/2010, o Projeto Atitude Positiva cumpriu o seu 7º ano de funcionamento. Este projeto decorreu pela primeira vez no ano letivo de 2004/5, em três escolas básicas de 2º e 3º ciclo do Concelho de Torres Vedras, tendo sido estendido no ano letivo seguinte (2005/2006) às escolas de 1º ciclo dos respetivos agrupamentos, bem como a outros agrupamentos.

Salientam-se no Projeto três programas criados para responder a necessidades identificadas:

  • O Programa de Desenvolvimento de Competências Sócio-Emocionais para o 4º ano
  • O Programa Transição Positiva, destinado a apoiar as transições escolares do 1º para o 2º ciclo
  • O Programa Transição Positiva, destinado a apoiar as transições escolares do 3º ciclo para o secundário

Importa salientar a participação do Projeto em dois congressos internacionais, que permitiram a apresentação e divulgação do Projeto a nível internacional, potenciando o desenvolvimento de colaborações com parceiros internacionais e nacionais. A quantidade de dados obtidos no Projeto permitiu a organização de dois simpósios nestes dois congressos, em colaboração com outros projetos nacionais.