Educação

O aumento dos poderes locais em matéria educativa tem vindo a tornar-se uma realidade quer em Portugal quer noutros Países da Europa e do Mundo.

Em Portugal, o envolvimento crescente dos municípios em matéria educativa decorre tanto da produção normativa, como das dinâmicas desenvolvidas localmente em parceria com escolas e outras instituições. Embora o quadro legal de referência seja comum a todos os municípios, temos consciência quer da grande diversidade de competências que cada município interpreta como suas quer das atividades que privilegia em função da estratégia de desenvolvimento local.

Torres Vedras assume o investimento na Educação, nas suas diferentes vertentes, como estratégico e prioritário para o município, consciente de que cidadãos mais escolarizados, mais qualificados e mais esclarecidos são cidadãos com maior consciência cívica, maior capacidade crítica, mais tolerantes e potencialmente geradores de um tecido social e económico de maior qualidade.

É com esta perspetiva que a Câmara Municipal de Torres Vedras continuará a grande tarefa de requalificação e ampliação do parque escolar concelhio, dotando a comunidade educativa de espaços e equipamentos de qualidade, adaptados a metodologias de aprendizagem mais consentâneas com o domínio das tecnologias de informação indispensáveis à sociedade atual.

Simultaneamente, a Câmara Municipal de Torres Vedras continua a investir em programas, parcerias e projetos potenciadores do sucesso educativo dos alunos, da prevenção do abandono escolar e da exclusão, da educação para a saúde, para a segurança e para a cidadania, estabelecendo redes educativas e de recursos adequados para responder aos desafios que a sociedade, em cada momento, nos vai colocando.

É um desígnio e continuará a ser, por parte da Câmara Municipal de Torres Vedras, manter em todo o momento, a disponibilidade incondicional para analisar e avaliar os problemas e procurar respostas e potencialidades educativas, no diálogo permanente com a comunidade educativa e com todos os parceiros locais.

Laura Rodrigues

Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras

Notícias / Educação

Imagem da Notícia Presidente da Câmara Municipal tomou posse como membro do Conselho Nacional de Educação