Torres Vedras

Educação

O aumento dos poderes locais em matéria educativa tem vindo a tornar-se uma realidade quer em Portugal quer noutros Países da Europa e do Mundo.

Em Portugal, o envolvimento crescente dos municípios em matéria educativa decorre tanto da produção normativa, como das dinâmicas desenvolvidas localmente em parceria com escolas e outras instituições. Embora o quadro legal de referência seja comum a todos os municípios, temos consciência quer da grande diversidade de competências que cada município interpreta como suas quer das atividades que privilegia em função da estratégia de desenvolvimento local.

Torres Vedras assume o investimento na Educação, nas suas diferentes vertentes, como estratégico e prioritário para o município, consciente de que cidadãos mais escolarizados, mais qualificados e mais esclarecidos são cidadãos com maior consciência cívica, maior capacidade crítica, mais tolerantes e potencialmente geradores de um tecido social e económico de maior qualidade.

É com esta perspetiva que a Câmara Municipal de Torres Vedras continuará a grande tarefa de requalificação e ampliação do parque escolar concelhio, dotando a comunidade educativa de espaços e equipamentos de qualidade, adaptados a metodologias de aprendizagem mais consentâneas com o domínio das tecnologias de informação indispensáveis à sociedade atual.

Simultaneamente, a Câmara Municipal de Torres Vedras continua a investir em programas, parcerias e projetos potenciadores do sucesso educativo dos alunos, da prevenção do abandono escolar e da exclusão, da educação para a saúde, para a segurança e para a cidadania, estabelecendo redes educativas e de recursos adequados para responder aos desafios que a sociedade, em cada momento, nos vai colocando.

É um desígnio e continuará a ser, por parte da Câmara Municipal de Torres Vedras, manter em todo o momento, a disponibilidade incondicional para analisar e avaliar os problemas e procurar respostas e potencialidades educativas, no diálogo permanente com a comunidade educativa e com todos os parceiros locais.

Laura Rodrigues

Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras


Notícias / Educação

Imagem da Notícia Escola de Serviços e Comércio do Oeste é parceira de projeto para a inclusão de seniores
Imagem da Notícia Vencedores do concurso “O mar começa aqui, o mar começa em ti” foram conhecidos
Imagem da Notícia Alunos do Concelho participaram em atividades do

Alunos do Concelho participaram em atividades do "Mês da Alimentação"

12.11.2021

A Câmara Municipal de Torres Vedras promoveu o "Mês da Alimentação", uma iniciativa que decorre anualmente durante o mês de outubro. O Ano Internacional das Frutas e Legumes deu mote à edição deste ano, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação saudável. (...)

Imagem da Notícia Torres Vedras é finalista do prémio ambiental Energy Globe

Torres Vedras é finalista do prémio ambiental Energy Globe

06.11.2021

A Câmara Municipal de Torres Vedras é finalista do prémio mundial Energy Globe, na categoria Juventude, com o Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar – PSAE. Os vencedores deste prémio de sustentabilidade ambiental serão conhecidos no próximo dia 8 de novembro. (...)

Imagem da Notícia Alunos da Escola de Ramalhal assinalaram Dia Mundial da Alimentação com Miguel Gameiro
Imagem da Notícia Concelho continua a evidenciar-se pelo seu número de “Eco Escolas”

Concelho continua a evidenciar-se pelo seu número de “Eco Escolas”

15.10.2021

57 entidades de ensino do Concelho receberam o galardão do programa “Eco Escolas” no Dia das Bandeiras Verdes, tendo algumas delas recebido também distinções relacionadas com a sua participação durante o ano letivo transato em projetos integrados no referido programa. (...)

Agenda / Educação

Evento infantojuvenil

Inscrições Tempo de Férias – Natal 2021

Torres Vedras

15 de novembro a 15 de dezembro 2021

De 20 a 31 de dezembro há um vasto conjunto de atividades desportivas, culturais e pedagógicas que vão animar as férias de natal dos mais novos. São 2 semanas de diversão! Esta iniciativa - de tipo não residencial -  destina-se exclusivamente a crianças e jovens do 1º e 2º ciclo do (...)

voltar ao topo ↑