Torres Vedras

Educação

O aumento dos poderes locais em matéria educativa tem vindo a tornar-se uma realidade quer em Portugal quer noutros Países da Europa e do Mundo.

Em Portugal, o envolvimento crescente dos municípios em matéria educativa decorre tanto da produção normativa, como das dinâmicas desenvolvidas localmente em parceria com escolas e outras instituições. Embora o quadro legal de referência seja comum a todos os municípios, temos consciência quer da grande diversidade de competências que cada município interpreta como suas quer das atividades que privilegia em função da estratégia de desenvolvimento local.

Torres Vedras assume o investimento na Educação, nas suas diferentes vertentes, como estratégico e prioritário para o município, consciente de que cidadãos mais escolarizados, mais qualificados e mais esclarecidos são cidadãos com maior consciência cívica, maior capacidade crítica, mais tolerantes e potencialmente geradores de um tecido social e económico de maior qualidade.

É com esta perspetiva que a Câmara Municipal de Torres Vedras continuará a grande tarefa de requalificação e ampliação do parque escolar concelhio, dotando a comunidade educativa de espaços e equipamentos de qualidade, adaptados a metodologias de aprendizagem mais consentâneas com o domínio das tecnologias de informação indispensáveis à sociedade atual.

Simultaneamente, a Câmara Municipal de Torres Vedras continua a investir em programas, parcerias e projetos potenciadores do sucesso educativo dos alunos, da prevenção do abandono escolar e da exclusão, da educação para a saúde, para a segurança e para a cidadania, estabelecendo redes educativas e de recursos adequados para responder aos desafios que a sociedade, em cada momento, nos vai colocando.

É um desígnio e continuará a ser, por parte da Câmara Municipal de Torres Vedras, manter em todo o momento, a disponibilidade incondicional para analisar e avaliar os problemas e procurar respostas e potencialidades educativas, no diálogo permanente com a comunidade educativa e com todos os parceiros locais.

Laura Rodrigues

Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras


Notícias / Educação

Imagem da Notícia Ações de caráter pedagógico deram corpo a mais um “Mês da Alimentação”
Imagem da Notícia Projeto “Moving and Learning Outside” recebeu prémio europeu

Projeto “Moving and Learning Outside” recebeu prémio europeu

10.11.2022

O “Moving and Learning Outside”, projeto coordenado pelo Município, foi um dos dois projetos educativos portugueses distinguidos pela Comissão Europeia, na edição de 2022 do European Innovative Teaching Award (Prémio Europeu de Ensino Inovador). (...)

Imagem da Notícia Torres Vedras recebeu menção honrosa dos Prémios Pacto de Milão

Torres Vedras recebeu menção honrosa dos Prémios Pacto de Milão

21.10.2022

Torres Vedras recebeu uma menção honrosa na categoria “Dietas sustentáveis e nutrição” dos Prémios Pacto de Milão. “Refeições escolares – a rede local” foi a prática distinguida na cerimónia do Fórum Global do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana, que decorreu no Rio de Janeiro. (...)

Imagem da Notícia Alunos do núcleo de Torres Vedras do CENFIM foram distinguidos no evento World Skills
Imagem da Notícia Município de Torres Vedras representado em eventos europeus sobre o setor agroalimentar
Imagem da Notícia Torres Vedras está entre os concelhos do país com mais “Eco-Escolas”

Torres Vedras está entre os concelhos do país com mais “Eco-Escolas”

14.10.2022

Torres Vedras é o segundo concelho do país com maior número de escolas premiadas no âmbito do programa “Eco-Escolas" de 2021/2022. O Concelho conta com 62 estabelecimentos de ensino galardoados, refletindo o compromisso da comunidade educativa para o desenvolvimento sustentável do território. (...)

Agenda / Educação

Evento infantojuvenil

Inscrições Tempo de Férias – Natal 2022

Torres Vedras

Até 15 de dezembro

De 22 a 30 de dezembro há um vasto conjunto de atividades desportivas, culturais e pedagógicas que vão animar as férias de natal dos mais novos. Esta iniciativa - de tipo não residencial - destina-se exclusivamente a crianças e jovens do 1º e 2º ciclo do ensino básico, inscritos nas (...)

voltar ao topo ↑