Torres Vedras

Banco Local de Voluntariado

O Banco Local de Voluntariado (BLV) é um espaço de encontro entre as pessoas que expressam a sua disponibilidade e vontade para serem voluntárias e as entidades promotoras de voluntariado que se encontram interessadas em receber voluntários e coordenar o exercício da sua atividade.

No âmbito do 1º Plano de Desenvolvimento Social de Torres Vedras 2005/2008, o Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras surgiu como uma das respostas sociais necessárias, tendo sido implementado a 19/01/06 pela Câmara Municipal de Torres Vedras.


Áreas de Interesse

Solidariedade social, ambiente, cultura, educação, desporto e proteção civil.


Procedimentos do Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras

  • Levantamento das entidades interessadas em acolher voluntários
  • Inscrição
  • Seleção e recrutamento de voluntários
  • Formação inicial a voluntários
  • Encaminhamento dos voluntários para as entidades promotoras
  • Definição de um Programa de Voluntariado
  • Acompanhamento e avaliação dos voluntários, por parte das entidades enquadradoras e entidades promotoras

Contactos

Telefone: 261 320 772
E-mail: voluntariado@cm-tvedras.pt


Projetos

Histórias Para Fazer ÓÓ

Destinatários: Crianças e pais
Parceria: Centro Social Paroquial de Torres Vedras

Este projeto de contação de histórias emergiu da Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino e tem decorrido no Centro Social Paroquial de Torres Vedras, nomeadamente no Jardim de Infância de Santa Maria do Castelo e na creche Azul e Rosa, Bairro da Boavista/Olheiros. Esta resposta aposta na continuação de um trabalho que se revelou de grande interesse, despertando pais e educadores para a importância do mundo das histórias.

Ler+Próximo

Destinatários: Utentes/Centro de Dia
Parcerias: Associação de Socorros da Freguesia de Dois Portos; Associação de Socorros de Outeiro da Cabeça; Associação de Socorros da Freguesia do Turcifal; Casa do Povo da Freiria; Casa de Povo de Runa; e Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras

O projeto de voluntariado "Ler+Próximo" iniciou no dia 12 de maio de 2010 e emergiu de uma parceria entre a Comissão Social Inter-Freguesias do Interior e o Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras, que conta com a colaboração da Biblioteca Municipal.

O referido projeto circunscreve as freguesias de Dois Portos, Freiria, Outeiro da Cabeça, Runa, S. Domingos de Carmões e Turcifal, selecionadas de forma aleatória, cuja finalidade incidiu na criação de um grupo de voluntários que colaborasse nos centros de dia mais próximos da sua residência, tendo como temática comum a leitura.

O voluntariado de proximidade carateriza-se, essencialmente, pelo tipo de relações que se estabelecem entre voluntários, idosos e instituição, tendo por base referências territoriais ou temáticas comuns, que beneficiam do apoio e ajuda dos voluntários para a resolução de problemas concretos que se colocam no dia a dia.

Este projeto promove a aproximação, através da leitura, entre idosos, voluntários, instituições e comunidade, aumentando a diversidade das atividades desenvolvidas, que se materializam através de uma visita semanal entre voluntários e idosos, um encontro mensal entre voluntários e conselheira e, anualmente, entre as instituições.

Atualmente participam nesta iniciativa cerca 130 idosos, maioritariamente do género feminino, cuja média de idades se situa nos 80 anos. O “Ler + Próximo” integrou mais de 7 voluntários e pretende abranger as restantes freguesias de intervenção da Comissão Social Inter-Freguesias do Interior.

Ser Voluntário é Fixe

Destinatários: Alunos da Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO)
Parcerias: ESCO

O Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras, em parceria com a ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste, encontra-se a desenvolver um projeto de voluntariado com o objetivo de aumentar a participação ativa dos alunos da ESCO nas atividades voluntárias.

O projeto “Ser Voluntário é Fixe” destina-se a 300 jovens do ensino secundário e decorrerá nos anos letivos 2009/2010 e 2010/2011, tendo subjacente uma componente teórica e outra prática.

O referido projeto materializa-se através de sessões temáticas (serviço de voluntariado europeu, empresarial, etc.), visitas institucionais, ações de voluntariado (Organização do Dia Internacional do Voluntário) e conceção de produtos, com vista a fomentar uma cultura de solidariedade e participação cívica.

Voluntariado de Proximidade - Freguesias da Cidade

Destinatários: Utentes/Serviço de Apoio Domiciliário
Parcerias: Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras; Lar de São José – Fundação de Solidariedade Social; e Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras

Ao nível do Concelho de Torres Vedras, e através de entidades que partilham âmbitos de intervenção territoriais comuns, procurou-se rentabilizar a prática de trabalho em parceria, com vista a encontrar respostas para problemas identificados nos documentos de planeamento local (Diagnóstico e Plano de Desenvolvimento Social 2010/2011).

Face às necessidades sentidas considerou-se que o projeto “Voluntariado de Proximidade -Freguesias da Cidade”, cujo início se deu em março de 2010, seria uma resposta inovadora associada ao Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras.

Esta resposta focaliza-se nas freguesias de S. Maria do Castelo e S. Miguel e S. Pedro e Santiago, com vista a prestar apoio social a pessoas e/ou famílias em contexto domiciliário. Este tipo de voluntariado efetiva-se entre duas instituições (Lar de São José e Sta. Casa da Misericórdia de T. Vedras), equipa técnica (BLV), um conselheiro e seis voluntários a quem compete dinamizar e encontrar respostas aos pedidos de apoio sentidos pelos sete beneficiários.

Faça Parte – Ensaios sobre diferentes domínios de voluntariado

Destinatários: Público geral; associações do concelho

O projeto "Faça Parte" visa abordar diferentes domínios de voluntariado no Concelho de Torres Vedras, apresentando-se diversos programas e possibilidades existentes à data, a nível local, nacional e internacional, recorrendo-se a testemunhos na primeira pessoa. Pretende-se simultaneamente dar a conhecer diferentes espaços associativos, espelhando de alguma forma a temática da sessão que acolhem.

Módulo pedagógico de voluntariado

Destinatários: docentes

Este instrumento de trabalho pretende sensibilizar os jovens para a participação solidária em ações de voluntariado. Nele estão incluídos quatro sessões sobre esta temática, bem como um jogo de voluntariado. Pretende-se que seja um documento de apoio aos docentes.

Notícias / Desenv. social

Imagem da Notícia

"Camelar" contra a discriminação e a xenofobia...

09.04.2019

O Dia Internacional do Povo Cigano foi assinalado ontem, dia 8 de abril, tendo Torres Vedras se associado à efeméride com a inauguração da exposição "Camelar", da autoria de Sérgio Aires, no centro comercial Arena Shopping. (...)

Imagem da Notícia Fruta é também distribuída gratuitamente em jardins de infância do concelho
Imagem da Notícia Torres Vedras dinamiza projeto para capacitação de organizações

Torres Vedras dinamiza projeto para capacitação de organizações

05.04.2019

“Território de Impacto de Torres Vedras” é o nome da iniciativa que pretende capacitar organizações no âmbito da Gestão e Avaliação de Impacto Social. O projeto, o primeiro a decorrer no âmbito da Comunidade Impacto Social, foi apresentado no auditório da ACIRO. (...)

Agenda / Desenv. social

Evento

Abril, mês da saúde

Vários locais do Concelho

Todo o mês de abril 2019

Pretende contribuir para a capacitação da população do concelho, favorecer o seu nível de literacia em saúde, melhorar o controle sobre a sua saúde, aumentar a qualidade de vida e o seu bem-estar. Esta iniciativa envolve os agentes locais, na realização de atividades de promoção da (...)

Evento

Mês de Prevenção dos maus tratos na infância

Torres Vedras

22 a 30 de abril 2019

Desde o início do século XXI que, em abril, se assinala o mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância em diversos países. Em 2018, foram sinalizadas na CPCJ de Torres Vedras 10 situações relacionadas com maus tratos físicos e/ou psicológicos. Os maus tratos na infância (...)

Evento

Rastreios de Saúde - Glicémia e Tensão Arterial

Travessa Florêncio Augusto, nº8 - Torres Vedras

4 de maio de 2019 | sábado

Durante o "dia aberto" a delegação de Torres Vedras da Cruz Vermelha Portuguesa tenciona colocar socorristas da delegação à disposição da população para realização de rastreios gratuitos de glicémia e de tensão arterial.     (...)

Debate/Seminário

Promoção da Dádiva de Sangue

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras - Secção da Silveira

11 de maio de 2019 | sábado

No dia 11 de maio, às 15h00, decorrerá uma apresentação e entrega de flyers com informação diversa sobre o que é feito ao sangue doado, na Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras - Secção da Silveira. (...)

Formação

Territórios de Impacto - Comunidade Impacto Social

Auditório do Edifício Paços do Concelho

15 de maio de 2019 | quarta

Este é um de vários workshops sobre Avaliação de Impacto, realizado no âmbito dos Territórios de Impacto Social pela Comunidade Impacto Social.  (...)

Debate/Seminário

As pessoas no centro do sistema e das políticas de saúde

Auditório do Edifício Paços do Concelho

18 de maio de 2019 | sábado

No dia 18 de maio, às 09h30, terá início a primeira conferência do Fórum Saúde XXI - Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019, com o tema "As pessoas no centro do sistema e das políticas de saúde". (...)

voltar ao topo ↑