Torres Vedras

Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes

Na sua essência, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) tem como missão providenciar respostas de âmbito local, mas articuladas ao nível de políticas e práticas nacionais, às necessidades de acolhimento e integração evidenciadas pelas comunidades migrantes residentes no Concelho de Torres Vedras.

Deste modo, e em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), pretende-se informar e facilitar a resolução dos problemas sentidos por estas comunidades.


Que trabalho realiza?

O CLAIM da Câmara Municipal de Torres Vedras foi criado a pensar nos migrantes deste concelho. Caso se desloque ou contacte o CLAIM, o migrante vai poder ser ajudado no seu relacionamento com as seguintes entidades:

Este Centro apoia os migrantes que necessitem de: tratar da renovação ou concessão de autorização de residência; agendar um atendimento no SEF (Santarém); recorrer ao reagrupamento familiar; tratar de processos de nacionalidade; tratar de assuntos com a Segurança Social; comunicar um contrato de trabalho; apoio na saúde e na educação; procura de emprego; entre outros.

Programa de mentores para imigrantes

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), do Município de Torres Vedras, aderiu ao programa “Mentores para Imigrantes”, desenvolvido pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

Este programa promove experiências de troca, entreajuda e apoio entre voluntários/as (cidadãos/ãs portugueses/as) e migrantes (emigrantes e imigrantes) e/ou refugiados.

Atividades realizadas

Para além dos atendimentos à população imigrante, o CLAIM realiza também outras atividades, no âmbito da sua missão de integração dos migrantes presentes no concelho. Algumas das atividades já realizadas incluem:

  • Candidatura ao Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (edição 2011/2012), em parceria com o CLAII da Lourinhã; Duas edições do curso de empreendedorismo imigrante; Recolha de “Contos de vários cantos do Mundo”; Ateliê de ilustração; Elaboração do Guia de Direitos e Deveres do Trabalhador Imigrante, em três línguas
  • Candidatura ao Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (Edição 2012/2013), em parceria com o CLAII da Lourinhã; Recolha de “Histórias de Vida”, integrado na atividade da Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino; “Caravana das Histórias”, integrado na atividade da Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

 

Parceiros

 

Documentos

 


Contactos

Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes
Avenida Tenente Valadim, nº 17 – r/c, Torres Vedras (junto ao Teatro-Cine)
Telefone: 261 322 464
Fax: 261 310 401
E-mail: gabimigrante@cm-tvedras.pt

 

Horário 

Segunda: 14h00 às 18h00
Terça: 8h30 às 12h30
Quarta: 14h00 às 18h00
Sexta: 8h30 às 12h30

Notícias / Desenv. social

Imagem da Notícia

"Camelar" contra a discriminação e a xenofobia...

09.04.2019

O Dia Internacional do Povo Cigano foi assinalado ontem, dia 8 de abril, tendo Torres Vedras se associado à efeméride com a inauguração da exposição "Camelar", da autoria de Sérgio Aires, no centro comercial Arena Shopping. (...)

Imagem da Notícia Fruta é também distribuída gratuitamente em jardins de infância do concelho
Imagem da Notícia Torres Vedras dinamiza projeto para capacitação de organizações

Torres Vedras dinamiza projeto para capacitação de organizações

05.04.2019

“Território de Impacto de Torres Vedras” é o nome da iniciativa que pretende capacitar organizações no âmbito da Gestão e Avaliação de Impacto Social. O projeto, o primeiro a decorrer no âmbito da Comunidade Impacto Social, foi apresentado no auditório da ACIRO. (...)

Agenda / Desenv. social

Evento

Abril, mês da saúde

Vários locais do Concelho

Todo o mês de abril 2019

Pretende contribuir para a capacitação da população do concelho, favorecer o seu nível de literacia em saúde, melhorar o controle sobre a sua saúde, aumentar a qualidade de vida e o seu bem-estar. Esta iniciativa envolve os agentes locais, na realização de atividades de promoção da (...)

Evento

Mês de Prevenção dos maus tratos na infância

Torres Vedras

22 a 30 de abril 2019

Desde o início do século XXI que, em abril, se assinala o mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância em diversos países. Em 2018, foram sinalizadas na CPCJ de Torres Vedras 10 situações relacionadas com maus tratos físicos e/ou psicológicos. Os maus tratos na infância (...)

Evento

Rastreios de Saúde - Glicémia e Tensão Arterial

Travessa Florêncio Augusto, nº8 - Torres Vedras

4 de maio de 2019 | sábado

Durante o "dia aberto" a delegação de Torres Vedras da Cruz Vermelha Portuguesa tenciona colocar socorristas da delegação à disposição da população para realização de rastreios gratuitos de glicémia e de tensão arterial.     (...)

Debate/Seminário

Promoção da Dádiva de Sangue

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras - Secção da Silveira

11 de maio de 2019 | sábado

No dia 11 de maio, às 15h00, decorrerá uma apresentação e entrega de flyers com informação diversa sobre o que é feito ao sangue doado, na Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras - Secção da Silveira. (...)

Formação

Territórios de Impacto - Comunidade Impacto Social

Auditório do Edifício Paços do Concelho

15 de maio de 2019 | quarta

Este é um de vários workshops sobre Avaliação de Impacto, realizado no âmbito dos Territórios de Impacto Social pela Comunidade Impacto Social.  (...)

Debate/Seminário

As pessoas no centro do sistema e das políticas de saúde

Auditório do Edifício Paços do Concelho

18 de maio de 2019 | sábado

No dia 18 de maio, às 09h30, terá início a primeira conferência do Fórum Saúde XXI - Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019, com o tema "As pessoas no centro do sistema e das políticas de saúde". (...)

voltar ao topo ↑