O Plano Estratégico de Cultura de Torres Vedras constrói-se a partir das dimensões temáticas propostas pela UNESCO para a Cultura na Agenda 2030. Cada núcleo temático é composto por um conjunto de indicadores mensuráveis tanto ao nível nacional, regional como local. Os indicadores considerados têm por objetivo medir e acompanhar os progressos da contribuição da cultura para a implementação nacional e local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, avaliando-se tanto o papel da cultura como sector de atividade, como a sua contribuição transversal para os diferentes ODS e respetivos domínios políticos. Podendo ser implementados numa base voluntária por países e cidades, assentam num quadro conceptual sólido que permite a análise aprofundada das múltiplas formas como a cultura contribui para as dimensões económica, social e ambiental do desenvolvimento, construindo a evidência do papel transformador da cultura, tornando-a, assim, mais visível e tangível.
Dimensões estratégicas
- Ambiente e resiliência
- Prosperidade e estilos de vida
- Conhecimentos e competências
- Inclusão e participação
Dimensões Estratégicas
1. Ambiente e resiliência
Esta dimensão temática fornece um quadro para avaliar o papel e a contribuição da cultura para o conjunto do desenvolvimento do território, enfatizando a dimensão do património cultural e natural e do ambiente urbano tanto como alavanca para o desenvolvimento sustentável, como um fim em si mesmo. Os indicadores propostos pela UNESCO para 2030 avaliam o nível de empenhamento na salvaguarda do património cultural e natural e fornecem provas de uma gestão sustentável do património e da inclusão dos conhecimentos tradicionais num planeamento sensível do ponto de vista cultural. Esta dimensão também avalia os aspetos físicos/espaciais da qualidade do ambiente urbano, incluindo o espaço público e as infraestruturas culturais. Nesta dimensão iremos assim observar os seguintes itens:
- a despesa em património natural e cultural, tanto material como imaterial (indicador parcialmente disponível);
- os planos de adaptação climática e resiliência do património cultural e natural, tangível e intangível;
- a diversidade de rede de infraestruturas e equipamentos culturais no território;
- o espaço público ao nível urbano, incluindo o tamanho, o número, de distribuição espacial e uso (indicador não disponível).
2. Prosperidade e qualidade de vida
Esta dimensão temática proporciona um quadro para avaliar o contributo da cultura para promoção e viabilização de economias mais inclusivas e sustentáveis, através da geração de rendimentos e emprego, bem como estimulando as receitas através de bens culturais, serviços e empresas. Está igualmente incluído nesta dimensão um indicador sobre a governança da cultura. Este indicador fornece provas das estruturas de governação existentes para apoiar um papel próspero da cultura no desenvolvimento económico local e nacional e na criação de meios de subsistência.
Nesta dimensão observaremos para efeito de diagnóstico:
- a contribuição do setor cultural e criativo (SCC) para o crescimento económico, incluindo ao nível da produção, das taxas de empregabilidade e tendências no emprego cultural (indicadores parcialmente disponíveis);
- as micro e pequenas empresas do SCC, identificando tendências e clusters (indicadores parcialmente disponíveis);
- as despesas em cultura dos agregados domésticos para aferir a dimensão do mercado local de atividades culturais, bens e serviços e contribuir para o desenvolvimento de políticas culturais geradoras de inclusão social através das atividades culturais;
- o comércio internacional de bens culturais e serviços para esclarecer o contexto legal e medidas que podem ser desenhadas para aumentar essas exportações;
- estruturar um modelo de governança que permita a construção de indicadores relevantes para o desenvolvimento de políticas alicerçadas em evidências.
3. Conhecimento e competências
Esta dimensão temática fornece um quadro para avaliar o contributo da cultura para a construção de conhecimentos e competências, incluindo os conhecimentos locais e a diversidade cultural. Centra-se especificamente no contributo da cultura para a transmissão de valores culturais, conhecimentos e competências locais e na promoção do empoderamento através da formação educacional, de processos, políticas e materiais. Sublinha o papel da diversidade cultural no ensino primário, secundário e superior, bem como na formação profissional, e centra-se no desenvolvimento aprofundado dos currículos para integrar os conhecimentos culturais. Os indicadores propostos avaliarão o nível de empenhamento das autoridades e instituições públicas na integração e aproveitamento dos conhecimentos culturais para promover o respeito e a valorização da diversidade cultural, a compreensão do desenvolvimento sustentável e a transmissão de valores culturais, bem como na atribuição de prioridade à formação cultural (incluindo a formação avançada em matéria de conservação do património) e na promoção de aptidões e competências nos domínios criativos.
Assim, serão observados para efeitos de diagnóstico:
- os programas de formação e educação para o desenvolvimento sustentável avaliando em que medida incluem a diversidade cultural, o património e os valores culturais tanto ao nível da educação formal, como informal;
- avaliar a educação artística e cultural nos sistemas formais e informais.
4. Inclusão e participação
Esta dimensão temática fornece um quadro para avaliar o contributo da cultura na construção da coesão social, bem como na promoção da inclusão e da participação. Centra-se na capacidade de acesso das pessoas à cultura, no direito de todas as pessoas a participarem na vida cultural e na sua liberdade de expressão cultural, incluindo a liberdade artística e criativa. Este programa explora igualmente as formas como as práticas culturais, os sítios, os elementos e as expressões culturais transmitem valores e competências conducentes à inclusão social. Nesta dimensão avalia-se, assim, a capacidade da cultura para estimular o envolvimento efetivo das comunidades locais na vida pública. Para tal serão observadas as seguintes ações:
- identificar, avaliar e monitorizar o acesso e a capacidade de participação cultural de todo o tecido social tanto ao nível dos equipamentos culturais, como às práticas da produção, criação, distribuição e disseminação de conhecimentos, bens e serviços culturais;
- monitorizar a participação e o acesso cultural;
- identificar e avaliar as oportunidades para os cidadãos e profissionais do SCC participarem nos processos de decisão relacionados com o desenvolvimento de políticas, medidas e programas que lhe dizem respeito, tanto a nível nacional, como local;
- processos participativos;
Embora alguns dos indicadores recomendados pela UNESCO ainda não estejam construídos considera-se muito pertinente aplicar esta metodologia no diagnóstico conducente ao desenvolvimento do plano estratégico, lançando já as bases para a construção de um modelo de governança em linha com a Agenda2030 para o desenvolvimento sustentável, seguindo assim as suas recomendações principais.