Torres Vedras

Dimensões estratégicas

O Plano Estratégico de Cultura de Torres Vedras constrói-se a partir das dimensões temáticas propostas pela UNESCO para a Cultura na Agenda 2030. Cada núcleo temático é composto por um conjunto de indicadores mensuráveis tanto ao nível nacional, regional como local. Os indicadores considerados  têm por objetivo medir e acompanhar os progressos da contribuição da cultura para a implementação nacional e local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, avaliando-se tanto o papel da cultura como sector de atividade, como a sua contribuição transversal para os diferentes ODS e respetivos domínios políticos. Podendo ser implementados numa base voluntária por países e cidades, assentam num quadro conceptual sólido que permite a análise aprofundada das múltiplas formas como a cultura contribui para as dimensões económica, social e ambiental do desenvolvimento, construindo a evidência do papel transformador da cultura, tornando-a, assim, mais visível e tangível.

 

Dimensões estratégicas

  1. Ambiente e resiliência
  2. Prosperidade e estilos de vida
  3. Conhecimentos e competências
  4. Inclusão e participação

Dimensões Estratégicas

1. Ambiente e resiliência

Esta dimensão temática fornece um quadro para avaliar o papel e a contribuição da cultura para o conjunto do desenvolvimento do território, enfatizando a dimensão do património cultural e natural e do ambiente urbano tanto como alavanca para o desenvolvimento sustentável, como um fim em si mesmo. Os indicadores propostos pela UNESCO para 2030 avaliam o nível de empenhamento na salvaguarda do património cultural e natural e fornecem provas de uma gestão sustentável do património e da inclusão dos conhecimentos tradicionais num planeamento sensível do ponto de vista cultural. Esta dimensão também avalia os aspetos físicos/espaciais da qualidade do ambiente urbano, incluindo o espaço público e as infraestruturas culturais. Nesta dimensão iremos assim observar os seguintes itens:

  • a despesa em património natural e cultural, tanto material como imaterial  (indicador parcialmente disponível);
  • os planos de adaptação climática e resiliência do património cultural e natural, tangível e intangível;
  • a diversidade de rede de infraestruturas e equipamentos culturais no território;
  • o espaço público ao nível urbano, incluindo o tamanho, o número, de distribuição espacial e uso (indicador não disponível).

2. Prosperidade e qualidade de vida

Esta dimensão temática proporciona um quadro para avaliar o contributo da cultura para promoção e viabilização de economias mais inclusivas e sustentáveis, através da geração de rendimentos e emprego, bem como estimulando as receitas através de bens culturais, serviços e empresas. Está igualmente incluído nesta dimensão um indicador sobre a governança da cultura. Este indicador fornece provas das estruturas de governação existentes para apoiar um papel próspero da cultura no desenvolvimento económico local e nacional e na criação de meios de subsistência.

Nesta dimensão observaremos para efeito de diagnóstico:

  • a contribuição do setor cultural e criativo (SCC) para o crescimento económico, incluindo ao nível da produção, das taxas de empregabilidade e tendências no emprego cultural (indicadores parcialmente disponíveis);
  • as micro e pequenas empresas do SCC, identificando tendências e clusters (indicadores parcialmente disponíveis);
  • as despesas em cultura dos agregados domésticos para aferir a dimensão do mercado local de atividades culturais, bens e serviços e contribuir para o desenvolvimento de políticas culturais geradoras de inclusão social através das atividades culturais;
  • o comércio internacional de bens culturais e serviços para esclarecer o contexto legal e medidas que podem ser desenhadas para aumentar essas exportações;
  • estruturar um modelo de governança que permita a construção de indicadores relevantes para o desenvolvimento de políticas alicerçadas em evidências.

3. Conhecimento e competências

Esta dimensão temática fornece um quadro para avaliar o contributo da cultura para a construção de conhecimentos e competências, incluindo os conhecimentos locais e a diversidade cultural. Centra-se especificamente no contributo da cultura para a transmissão de valores culturais, conhecimentos e competências locais e na promoção do empoderamento através da formação educacional, de processos, políticas e materiais.  Sublinha o papel da diversidade cultural no ensino primário, secundário e superior, bem como na formação profissional, e centra-se no desenvolvimento aprofundado dos currículos para integrar os conhecimentos culturais. Os indicadores propostos avaliarão o nível de empenhamento das autoridades e instituições públicas na integração e aproveitamento dos conhecimentos culturais para promover o respeito e a valorização da diversidade cultural, a compreensão do desenvolvimento sustentável e a transmissão de valores culturais, bem como na atribuição de prioridade à formação cultural (incluindo a formação avançada em matéria de conservação do património) e na promoção de aptidões e competências nos domínios criativos.

Assim, serão observados para efeitos de diagnóstico:

  • os programas de formação e educação para o desenvolvimento sustentável avaliando em que medida incluem a diversidade cultural, o património e os valores culturais tanto ao nível da educação formal, como informal;
  • avaliar a educação artística e cultural nos sistemas formais e informais.

4. Inclusão e participação

Esta dimensão temática fornece um quadro para avaliar o contributo da cultura na construção da coesão social, bem como na promoção da inclusão e da participação. Centra-se na capacidade de acesso das pessoas à cultura, no direito de todas as pessoas a participarem na vida cultural e na sua liberdade de expressão cultural, incluindo a liberdade artística e criativa. Este programa explora igualmente as formas como as práticas culturais, os sítios, os elementos e as expressões culturais transmitem valores e competências conducentes à inclusão social. Nesta dimensão avalia-se, assim, a capacidade da cultura para estimular o envolvimento efetivo das comunidades locais na vida pública. Para tal serão observadas as seguintes ações:

  • identificar, avaliar e monitorizar o acesso e a capacidade de participação cultural de todo o tecido social tanto ao nível dos equipamentos culturais, como às práticas da produção, criação, distribuição e disseminação de conhecimentos, bens e serviços culturais;
  • monitorizar a participação e o acesso cultural;
  • identificar e avaliar as oportunidades para os cidadãos e profissionais do SCC participarem nos processos de decisão relacionados com o desenvolvimento de políticas, medidas e programas que lhe dizem respeito, tanto a nível nacional, como local;
  • processos participativos;

Embora alguns dos indicadores recomendados pela UNESCO ainda não estejam construídos considera-se muito pertinente aplicar esta metodologia no diagnóstico conducente ao desenvolvimento do plano estratégico, lançando já as bases para a construção de um modelo de governança em linha com a Agenda2030 para o desenvolvimento sustentável, seguindo assim as suas recomendações principais.


Notícias / Cultura

Imagem da Notícia Medidas Locais de Apoio no âmbito da COVID-19

Medidas Locais de Apoio no âmbito da COVID-19

20.01.2021

A Câmara Municipal de Torres Vedras tem em vigor um conjunto de medidas locais de apoio no âmbito da COVID-19. Estas medidas temporárias visam apoiar famílias, empresas e tecido associativo do Concelho, tendo em conta as dificuldades que resultam da situação de pandemia. (...)

Imagem da Notícia Biblioteca Municipal de Torres Vedras reativa serviço de empréstimo domiciliário
Imagem da Notícia Carnaval de Torres Vedras cancela as suas atividades

Carnaval de Torres Vedras cancela as suas atividades

18.01.2021

O Carnaval de Torres Vedras é a expressão mais visível da identidade deste território e une todos os torrienses numa festa única, aguardada ano após ano com entusiasmo por foliões vindos de todo o país. Em 2020 o Carnaval foi celebrado imediatamente antes da chegada da epidemia de COVID-19 a Portuga (...)

Imagem da Notícia Rua da Eletricidade vai ser dinamizada no segundo semestre deste ano
Imagem da Notícia Câmara Municipal aprovou voto de pesar pelo falecimento de Carlos do Carmo
Imagem da Notícia 13.ª edição da “Temporada Darcos” terminou

13.ª edição da “Temporada Darcos” terminou

21.12.2020

A 13.ª edição da “Temporada Darcos” chegou ao seu término com um concerto de Natal, sendo que este ano a programação da iniciativa incluiu apenas mais quatro concertos devido aos constrangimentos causados pela pandemia provocada pela doença COVID-19. (...)

Agenda / Cultura

Oficina infantojuvenil

Perspetivas do olhar

Página de Facebook Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

25 de janeiro de 2021 | segunda

Esta atividade, realizada na página de Facebook da Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino, tem como objetivo fazê-lo pensar e escrever sobre um objeto artístico. Ao selecionarem velhos moldes de sapatos e intervirem neles plasticamente os artistas Isabel Azeredo e Pedro Lunta conseguem (...)

Oficina infantojuvenil

Oficina da Lua Cheia [CANCELADO]

Porta 5 - Espaço Cultural

26 de janeiro de 2021 | terça

A Oficina da Lua Cheia é um espaço de experimentação que pretende estimular a criatividade, recorrendo-se a diversos tipos de técnicas, a diferentes temas, a diferentes materiais, fazendo sempre que possível uma aproximação a autores relevantes da História de Arte. Esta oficina tem uma (...)

Cinema infantojuvenil

Uma aventura no circo estrelinha

Página de Facebook Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

26 de janeiro de 2021 | terça

No dia 26 de janeiro, às 14h00, será exibida a curta metragem “Uma aventura no circo estrelinha”, desenvolvida pelo Centro Infantil da Sagrada Família, no âmbito do desafio “A cavalo num burro”, no ano letivo 2015/2016, no Facebook da Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino. (...)

Leitura

Tricô(n)tando [CANCELADO]

Edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras

27 de janeiro de 2021 | quarta

Em encontros quinzenais junta-se a arte de tecer as palavras à arte de tecer os fios, e quem sabe ensina quem não sabe. Juntas, tricotando e contando, contando e tricotando, fazemos nascer e crescer o TRICONTANDO. Volvidos cinco anos de partilha de saberes estamos certos que as histórias, tal (...)

Oficina infantojuvenil

Oficina da Lua Cheia [CANCELADO]

Porta 5 - Espaço Cultural

28 de janeiro de 2021 | quinta

A Oficina da Lua Cheia é um espaço de experimentação que pretende estimular a criatividade, recorrendo-se a diversos tipos de técnicas, a diferentes temas, a diferentes materiais, fazendo sempre que possível uma aproximação a autores relevantes da História de Arte. Esta oficina tem uma (...)

Cinema

O Capital no Séc. XXI [Cancelado]

Teatro-Cine de Torres Vedras

28 de janeiro de 2021 | quinta

Um filme que desmonta o popular pressuposto de que a acumulação de capital acompanha o progresso. (...)

voltar ao topo ↑