Torres Vedras

Descrição estatística: o setor cultural e criativo em Torres Vedras

Sumário da análise estatística do território

  • O concelho de Torres Vedras está em profunda transformação demográfica e social. O território é hoje mais denso (nas áreas urbanas e periurbanas litorais), mais jovem (a estrutura demográfica alterou-se significativamente em 4quatro anos) e mais diverso (o número de população residente estrangeira tem vindo a aumentar);
  • A Região Oeste, onde se integra, é hoje responsável por cerca de 18% das empresas de serviços intensivos em conhecimento e alta tecnologia da Região Centro, destacando-se de outras unidades territoriais próximas como a Região de Leiria (12%) e o Médio Tejo (7%);
  • O Concelho apresenta hoje indicadores sólidos e consistentes de crescimento e qualificação do setor cultural e criativo, estando em segundo lugar no ranking das exportações em objetos de arte, de coleção e antiguidades e sendo o concelho que mais cresce tanto em número de visitantes, de empresas e de média do poder de compra;
  • O potencial criativo do Município e do Concelho em termos de talento, tecnologia e tolerância (Florida, 2002) destaca-se de outros concelhos que lhe são próximos, como Alcobaça, Alenquer e Caldas da Rainha.

O desafio a que se tenta responder neste plano estratégico é assim exigente. Como desenvolver políticas culturais que respondam assertivamente aos cidadãos e aos agentes do setor cultural e criativo? Como desenvolver políticas culturais que potenciem as dinâmicas observadas em diversos indicadores da Demografia, à Economia, à Cultura e que, simultaneamente, possam responder aos desafios contemporâneos de um novo regime climático (Latour, 2017) e das sociedades, ou cidades, da solidão (Gluksmann, 2018)?

O contexto do cenário pandémico dificulta o próprio exercício da projeção estratégica pela incerteza acrescida na avaliação do comportamento de um número significativo de variáveis de extrema relevância para qualquer plano estratégico.


O retrato estatístico desenvolve-se nas seguintes dimensões:


Notícias / Cultura

Imagem da Notícia Programa “Onda de verão” voltou a trazer “vida” à zona de Santa Cruz
Imagem da Notícia Novas Invasões: Arte e cultura “invadiram” a cidade de Torres Vedras
Imagem da Notícia Teatro-Cine de Torres Vedras integra Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses
Imagem da Notícia Estátuas vivas voltaram a animar Santa Cruz

Estátuas vivas voltaram a animar Santa Cruz

30.08.2021

A 14.ª edição do festival de estátuas vivas Static realizou-se entre os dias 26 e 28 de agosto no Largo Jaime Batista da Costa, tendo os prémios do evento sido atribuídos aos trabalhos "Estátua da Liberdade" e "Restos de Cidade". (...)

Imagem da Notícia Novas Invasões: história e contemporaneidade em Torres Vedras

Novas Invasões: história e contemporaneidade em Torres Vedras

23.08.2021

Torres Vedras prepara-se para acolher a quarta edição do Novas Invasões entre os dias 2 e 5 de setembro. O festival evoca a época das Guerras Peninsulares e da construção das Linhas de Torres Vedras, ao mesmo tempo que apresenta uma vasta programação contemporânea em vários pontos da Cidade. (...)

Imagem da Notícia Exposição e documentário assinalam 15 de agosto em Santa Cruz

Exposição e documentário assinalam 15 de agosto em Santa Cruz

18.08.2021

A tradição associada ao dia 15 de agosto voltou a ser assinalada em Santa Cruz, desta vez num formato adaptado à situação de pandemia. O habitual cortejo etnográfico foi evocado através do documentário "15 de agosto: Festa e tradição", apresentado no passado domingo. (...)

Agenda / Cultura

Evento

(a)Riscar em Torres Vedras 2021

Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras

25 de setembro de 2021 | sábado

Torres Vedras junta-se uma vez mais à Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) e à Associação Urban Sketchers Portugal, na organização de mais uma edição do "(a)Riscar o Património – Heritage Sketching", projeto que integra as Jornadas Europeias do Património, que consiste num (...)

Cinema infantojuvenil

Desafio de curtas metragens da Fábrica das Histórias

Teatro-Cine de Torres Vedras

25 de setembro de 2021 | sábado

2020 | Derrubar muros, construir pontesA Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, espaço Cultural do Município de Torres Vedras, escolheu para o ano 2019/20 a temática “Derrubar Muros, Construir Pontes” tendo em conta que os muros, presentes na geografia de muitos países mas também (...)

Oficina infantojuvenil

Telas com Monograma

Biblioteca Municipal de Torres Vedras

25 de setembro de 2021 | sábado

Nesta oficina as crianças poderão fazer um quadro personalizado com a letra do seu nome. Ao dispor terão lápis de cor e a sua criatividade.  (...)

Leitura infantojuvenil

Como tomar conta de um professor

Página de Facebook Biblioteca Municipal de Torres Vedras

30 de setembro de 2021 | quinta

A Biblioteca Municipal de Torres Vedras apresenta mais uma "Hora do Conto" no dia 30 de setembro, às 10h30, na sua página de Facebook. A história de hoje é "Como tomar conta de um professor", da autoria de Jean Reagan, ilustração de Lee Wildish e da editora Booksmile. É tão bom poder (...)

Multidisciplinar
Oficina infantojuvenil

A caraça

Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras

1 de outubro de 2021 | sexta

Vamos explorar e reinterpretar o símbolo máximo do Carnaval de Torres Vedras, com a ajuda de moldes em gesso, projetados pelo desenho de Amílcar Guerreiro. Os convidados irão colocar a mão na “massa” e dando liberdade às artes plásticas, irão realizar uma máscara, com várias cores e (...)

voltar ao topo ↑