Torres Vedras

Descrição estatística: o setor cultural e criativo em Torres Vedras

Sumário da análise estatística do território

  • O concelho de Torres Vedras está em profunda transformação demográfica e social. O território é hoje mais denso (nas áreas urbanas e periurbanas litorais), mais jovem (a estrutura demográfica alterou-se significativamente em 4 anos) e mais diverso (o número de população residente estrangeira tem vindo a aumentar);
  • A Região Oeste, onde se integra, é hoje responsável por cerca de 18% das empresas de serviços intensivos em conhecimento e alta tecnologia da Região Centro, destacando-se de outras unidades territoriais próximas como a Região de Leiria (12%) e o Médio Tejo (7%);
  • O município apresenta hoje indicadores sólidos e consistentes de crescimento e qualificação do setor cultural e criativo, estando em segundo lugar no ranking das exportações em objetos de arte, de coleção e antiguidades e sendo o concelho que mais cresce tanto em número de visitantes, de empresas e de média do poder de compra;
  • O potencial criativo do município e do concelho em termos de talento, tecnologia e tolerância (Florida, 2002) destaca-se de outros concelhos que lhe são próximos, como Alcobaça, Alenquer e Caldas da Rainha.

O desafio a que se tenta responder neste plano estratégico é assim exigente. Como desenvolver políticas culturais que respondam assertivamente aos cidadãos e aos agentes do setor cultural e criativo? Como desenvolver políticas culturais que potenciem as dinâmicas observadas em diversos indicadores da demografia, à economia, à cultura e que, simultaneamente, possam responder aos desafios contemporâneos de um novo regime climático (Latour, 2017) e das sociedades, ou cidades, da solidão (Gluksmann, 2018)?

O contexto do cenário pandémico dificulta o próprio exercício da projeção estratégica pela incerteza acrescida na avaliação do comportamento de um número significativo de variáveis de extrema relevância para qualquer plano estratégico.


O retrato estatístico desenvolve-se nas seguintes dimensões:


Notícias / Cultura

Imagem da Notícia Acordeões do Mundo voltou a animar o outono de Torres Vedras
Imagem da Notícia Enoteatro abre portas no Teatro-Cine de Torres Vedras

Enoteatro abre portas no Teatro-Cine de Torres Vedras

17.11.2020

Enoteatro é o novo espaço do Teatro-Cine de Torres Vedras dedicado aos vinhos do Concelho. O espaço promocional dos néctares de Torres Vedras é uma das novidades do Teatro-Cine, que reabriu no passado dia 10 de novembro após ter sido alvo de obras de beneficiação. (...)

Imagem da Notícia Teatro-Cine foi alvo de obras de beneficiação

Teatro-Cine foi alvo de obras de beneficiação

16.11.2020

O Teatro-Cine de Torres Vedras foi recentemente alvo de obras de beneficiação, tendo reaberto as suas portas no dia 10 de novembro para a realização da Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal. (...)

Imagem da Notícia Festas da Cidade de Torres Vedras celebraram o São Martinho em segurança
Imagem da Notícia Livro sobre

Livro sobre "A Casa de Torres Vedras” foi apresentado

10.11.2020

A sessão de lançamento do livro "A Casa de Torres Vedras: de Rui Gomes de Alvarenga aos Marqueses do Lavradio (séculos XV-XIX)", da autoria da torriense Maria Natália da Silva, realizou-se este sábado, dia 7 de novembro, no Edifício dos Paços do Concelho, no âmbito do programa das Festas da Cidade. (...)

Imagem da Notícia Vinho e Pastel de Feijão de Torres Vedras premiados no Dia Mundial do Enoturismo

Agenda / Cultura

Formação

Oficina Livre de Pintura

Porta 5 - Espaço Cultural

3 de dezembro de 2020 | quinta

Oficina de continuidade anual, dirigida a um público não especializado e sem formação nesta área artística. Nesta oficina, pretende-se fomentar uma descoberta de materiais e uma exploração de técnicas-mistas, na pintura. (...)

Leitura infantojuvenil

Vale dos moinhos

Página de Facebook Biblioteca Municipal de Torres Vedras

3 de dezembro de 2020 | quinta

A Biblioteca Municipal de Torres Vedras apresenta mais uma "Hora do Conto" no dia 3 de dezembro, às 10h30, na sua página de Facebook. A história de hoje é "Vale dos moinhos", da autoria de Noelia Blanco, ilustração de Valeria DoCampo e editora Paleta de letras. "No Vale dos Moinhos viviam (...)

Oficina infantojuvenil

Oficina da Lua Cheia

Porta 5 - Espaço Cultural

3 de dezembro de 2020 | quinta

A Oficina da Lua Cheia é um espaço de experimentação que pretende estimular a criatividade, recorrendo-se a diversos tipos de técnicas, a diferentes temas, a diferentes materiais, fazendo sempre que possível uma aproximação a autores relevantes da História de Arte. Esta oficina tem uma (...)

Debate/Seminário

Plano Estratégico em Cultura (PEC) - sessões participativas

Plataforma online Zoom

3 de dezembro de 2020 | quinta

Nesta sessão participativa será apresentado o relatório de diagnóstico nos tópicos "Prosperidade e estilos de vida", havendo depois uma discussão do mesmo e apresentação de propostas. (...)

Mais

Tão perto, tão longe

Página de Facebook Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

3 de dezembro de 2020 | quinta

A exposição “Areia Líquida”, de Ana Catarina Fragoso, está a terminar. Visite-a em segurança, na Paços-Galeria Municipal de Torres Vedras, até dia 6 de dezembro. Hoje a Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras deixa-lhe o catálogo da exposição para visualização e também uma (...)

Oficina infantojuvenil

Uma estante com pés, cabeça e coração

Página de Facebook Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

3 de dezembro de 2020 | quinta

No dia 3 de dezembro, às 14h00, decorrerá a atividade "Uma estante com pés, cabeça e coração", através do página de Facebook da Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino.  Baltazar vivia num circo e era o maior urso violinista do mundo, por isso lhe chamavam “O Grande”. Mas circo (...)

voltar ao topo ↑