Torres Vedras

Serviço Educativo do Museu Municipal Leonel Trindade

O Serviço Educativo do Museu Municipal Leonel Trindade tem como missão museológica a educação, desenvolvendo atividades lúdico-pedagógicas dirigidas a públicos diversos, nomeadamente escolar, adulto e famílias. Promove ainda visitas guiadas/orientadas ao museu e às suas exposições, bem como ao património arquitetónico da cidade de Torres Vedras e da área do Concelho.

Os objetivos do Serviço Educativo do Museu Municipal são:

  • Dinamizar o Museu, desenvolvendo programas educativos que tenham em conta o meio geográfico e sócio-cultural em que está inserido;
  • Sensibilizar a comunidade local para as coleções;
  • Facilitar a familiaridade com as peças das coleções, através de ações de natureza lúdico-pedagógica, contribuindo para que os cidadãos sejam protagonistas e não apenas recetores de informações para interpretar ou reconhecer;
  • Criar o gosto pela frequência do museu, promovendo a aprendizagem ao longo da vida, fazendo uma ponte entre o passado e o presente.

Consulte o programa escolar do Serviço Educativo.


Notícias / Cultura

Imagem da Notícia Livro de fotografia “O efeito estufa” foi lançado na Biblioteca Municipal
Imagem da Notícia Museus foram de novo celebrados em Torres Vedras

Museus foram de novo celebrados em Torres Vedras

24.05.2022

O Município voltou a associar-se ao Dia Internacional dos Museus, este ano com um conjunto de ações realizadas nos dias 18 e 21 de maio, em equipamentos de caráter museológico municipais. (...)

Imagem da Notícia Mais de 300 espectadores no espetáculo “A Feira” no Ramalhal
Imagem da Notícia Exposição de desenho retrata o quotidiano do Mercado Municipal de Torres Vedras
Imagem da Notícia Pacheco Pereira proporcionou uma segunda visita a exposição relacionada com o 25 de Abril
Imagem da Notícia Centro de Artes e Criatividade celebrou o seu primeiro aniversário

Centro de Artes e Criatividade celebrou o seu primeiro aniversário

12.05.2022

O Centro de Artes e Criatividade celebrou recentemente o seu primeiro aniversário, com um programa comemorativo que deu “vida” a este equipamento e à respetiva zona da cidade de Torres Vedras, o qual teve como corolário um jantar comunitário realizado este sábado, dia 7 de maio. (...)

Agenda / Cultura

Formação

Oficina Livre de Pintura - ESGOTADO

Porta 5 - Espaço Cultural

26 de maio de 2022 | quinta

Oficina de continuidade anual, dirigida a um público não especializado e sem formação nesta área artística. Nesta oficina, pretende-se fomentar uma descoberta de materiais e uma exploração de técnicas-mistas, na pintura. (...)

Leitura

Clube de Leitura

Azenha de Santa Cruz

26 de maio de 2022 | quinta

O "Clube de Leitura" funcionará por autor ou tema, sendo que nesta atividade será proposta a leitura de textos que são debatidos periodicamente. O "Clube de Leitura" é assim um ciclo de palestras e conversas em domínios como o meio ambiente, a família, os amigos, a ética, a geografia (...)

Cinema

Douce France

Teatro-Cine de Torres Vedras

26 de maio de 2022 | quinta

Uma busca encantadora que questiona ideias pré-concebidas e faz reviver a nossa ligação à terra!

(...)

Formação

Histórias de bolso, ao momento, recheadas de sentidos e servidas em bandejas de sons

Edifício da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Dois Portos e Runa, em Runa

27 de maio de 2022 | sexta

Este é um projeto de continuidade que integra sete sessões de escrita criativa para todos os que querem praticar o prazer da escrita e da leitura. O percurso de vida de cada um e as histórias de um território tão rico como é o da freguesia de Runa serão o ponto de partida para esta caminhada (...)

Exposição

O último contador de histórias

Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Até 28 de maio

As ilustrações do livro O contador de histórias foram desenvolvidas pela ilustradora Marta Nunes, através do uso de dois tons – preto e vermelho -, além da cor base do papel. Construídas com lápis de cor e tinta da china, foram depois trabalhadas digitalmente para um efeito mais opaco, (...)

Teatro

Gangarilha

Largo do Convento do Varatojo

28 de maio de 2022 | sábado

Vão três ou quatro homens, um que sabe tocar e um rapaz que faz a dama. Fazem o auto da Ovelha Perdida e dois entremezes de bobo, têm barba e cabeleira, pedem saia e touca espreitadas, por vezes, esquecem-se de as devolver. Cobram a quatro, pedaço de pão, ovo, sardinha e toda a espécie de (...)

voltar ao topo ↑