Torres Vedras

Cultura

As atribuições do Município de Torres Vedras, em matéria de cultura, são vastas e diversificadas. Em termos legais, a cultura – conjuntamente com o património e a ciência -, constitui um dos domínios de atuação municipal, orientado pela promoção e salvaguarda dos interesses próprios da sua população.

A politica cultural do Município de Torres Vedras é conduzida por um conjunto de princípios, no qual se incluem o primado da participação, a disseminação territorial, o estimulo à criação a partir do contexto local, a articulação com as organizações do território e o apoio às plataformas de criação.

O Município possui uma rede de equipamentos culturais – museus, centros de interpretação, bibliotecas, galerias e um teatro –, todos com ofertas específicas, organizadas em programas anuais de atividades, incluindo ações especificas para públicos escolares.

Notícias / Cultura

Imagem da Notícia Torres Vedras acolheu pelo 22.º ano encontro nacional de História de referência
Imagem da Notícia Literatura de mão dada com o cinema foram à escola…

Literatura de mão dada com o cinema foram à escola…

08.05.2019

Durante o presente ano letivo foi dinamizado pela Câmara Municipal e o Académico de Torres Vedras o projeto “Os Livros dos Filmes, Os Filmes dos Livros”, no qual participaram as turmas 7.º A da Escola EB 2,3 do Maxial e 10.º H da Escola Secundária Henriques Nogueira. (...)

Imagem da Notícia Europa e Juventude foram celebradas em Torres Vedras

Agenda / Cultura

Exposição

Guerra Peninsular (1807-1814)

Museu Municipal Leonel Trindade

Em permanência

O século XIX é marcado por uma rutura com o Antigo Regime e uma mudança profunda no paradigma politico-social, fruto da revolução Americana e Francesa. É na sequência da Revolução Francesa, que se destaca Napoleão Bonaparte, como militar da revolução o grande protagonista da (...)

Exposição

Pintura dos Primitivos Portugueses

Museu Municipal Leonel Trindade

Em permanência

É de grande valor o conjunto de pinturas datadas do século XVI, que integram o núcleo do Museu Municipal.  O retábulo de cinco pinturas a óleo sobre tábuas de carvalho, provenientes da Igreja de Santa Maia do Castelo, representando a Anunciação, Visitação, Adoração dos Reis Magos, (...)

Exposição

Histórias do Zambujal: 50 anos do Instituto Arqueológico Alemão em Torres Vedras

Museu Municipal Leonel Trindade

Em permanência

Histórias do Zambujal: 50 anos do Instituto Arqueológico Alemão em Torres Vedras: do Holocénico (10.000 a.C. até ao presente) do vale do rio Sizandro; da fortificação calcolítica do Zambujal (III milénio a.C.); da evolução do sitio do Zambujal até aos nossos dias; da descoberta do (...)

Exposição

Santa Cruz - Passeio dos Poetas

Azenha de Santa Cruz

Em permanência

Fonte de inspiração secular, a Praia de Santa Cruz serviu de inspiração a diversos corações, entre os quais Antero de Quental, João de Barros e Kazuo Dan, que se deixaram embalar pela melodia do mar e contagiar pelo mais belo sol poente, compondo admiráveis textos poéticos, marcando para (...)

Exposição

O Morcego Bibliotecário

Sala de Exposições da Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Até 25 de maio

O Morcego Bibliotecário tem como pano de fundo um facto verídico reportado pela comunicação social: os morcegos, pela sua habilidade a capturar insetos, asseguram a preservação dos livros de algumas das mais antigas e relevantes bibliotecas portuguesas. Centrada no Franjinhas, um morcego (...)

Exposição

Ângelo de Sousa: Quase Tudo o que Sou Capaz

Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

Até 2 de junho

Ângelo de Sousa (Lourenço Marques, Moçambique, 1938-2011, Porto), além de ser uma das figuras mais influentes da arte portuguesa da segunda metade do século XX, é um dos artistas melhor representados na Coleção de Serralves, com trabalhos realizados entre os anos 1960 e 2010, e que abarcam (...)

voltar ao topo ↑