Vinho torriense pelo segundo ano promovido em festival

15.11.2013

O vinho, bebida milenar ligada à tradição económica e cultural do concelho, voltou a ter um festival no âmbito das Festas da Cidade para o homenagear.

Nesse âmbito foi mais uma vez proporcionada, no Pavilhão Multiusos, uma área de mostra e venda de vinhos torrienses, com uma marca/produtor em destaque diariamente. 16 produtores locais estiveram representados nessa área onde em sábados promoveram provas de vinhos, bem como Villenave d' Ornon, município geminado com Torres Vedras.

Integrado neste festival realizou-se de novo a Prova Cega de Vinhos das Festas da Cidade, coordenada, como sempre, pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária de Dois Portos. O respetivo júri foi constituído por representantes deste instituto, da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa, da Confraria dos Enófilos da Estremadura, da Associação de Escanções de Portugal e da Associação Portuguesa de Enologia. O anúncio dos vencedores dessa prova aconteceu no dia 9 de novembro, no Pavilhão Multiusos. Esse concurso foi ganho pelo vinho branco Monte Judeu – Sauvignon Blanc 2012 (vinho regional de Lisboa) da Adega Cooperativa de Dois Portos e pelo vinho tinto Quinta da Folgorosa 2009 (vinho regional de Lisboa) da Sociedade Agrícola Quinta da Folgorosa. Estes serão assim os vinhos a serem utilizados nas ofertas institucionais da Câmara Municipal durante 2014. Participaram também nesta prova cega os vinhos brancos: Alma Vitis 2012 (vinho DOC de Torres Vedras) da Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa, Velhos Tempos – Arinto, Reserva 2012 (vinho regional de Lisboa) da Adega Cooperativa da Carvoeira, Tágide – Chardonnay 2012 (vinho regional de Lisboa) da Quinta da Barreira, Dory – Colheita 2012 (vinho regional de Lisboa) da Adega Mãe e Vale da Capucha – Alvarinho 2011 (vinho regional de Lisboa) do Vale da Capucha; e os vinhos tintos: Quinta da Cidadoura – Seleção do Enólogo 2012 (vinho regional de Lisboa) de Santos&Santos, Caves Bonifácio – Alicante Bouschet 2012 (vinho regional de Lisboa) de Bonifácio Wines, Velhos Tempos – Aragonez e Syrah 2011 (vinho regional de Lisboa) da Adega Cooperativa da Carvoeira, Alma Vitis 2011 (vinho DOC de Torres Vedras) da Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa, Dory Colheita 2011 (vinho regional de Lisboa) da Adega Mãe, Tágide - Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon 2012 (vinho regional de Lisboa) da Quinta da Barreira, Pynga Selection 2011 (vinho regional de Lisboa) do Vale da Capucha, Fonte das Moças 2010 (vinho regional de Lisboa) do produtor João Melícias, e Quinta da Folgorosa 2009 (vinho regional de Lisboa) da Sociedade Agrícola Quinta da Folgorosa.

O 2.º Festival do Vinho de Torres Vedras, que decorreu entre os dias 26 de outubro e 11 de novembro,  foi uma organização da Câmara Municipal patrocinada pelo Arena Shopping que contou com o apoio dos produtores de vinho do concelho, da Associação de Agricultores de Torres Vedras e do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária de Dois Portos.

As Festas da Cidade foram também organizadas pela Câmara Municipal, tiveram igualmente o patrocínio do Arena Shopping, para além do apoio da Biotrab e da Fagor e a Água do Vimeiro como água oficial.

Última atualização: 04.10.2022 - 13:08 horas