Veículo Híbrido integra frota automóvel da Câmara Municipal

14.04.2010

Desde o passado dia 1 de Abril que o Vereador do Ambiente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, utiliza um Toyota Prius, viatura híbrida adquirida pela Câmara Municipal e que revela uma preocupação clara do Município com matérias ambientais.

Os veículos híbridos combinam um motor de combustão com um motor eléctrico. Com esta tecnologia obtemos rendimentos superiores aos dos carros tradicionais, reduzindo o consumo de combustível, gastando menos recursos naturais e reduzindo também as emissões poluentes.

Torna-se, ainda, possível aproveitar a energia da travagem ou de uma descida para carregar as baterias (travagem regenerativa). O motor de combustão desliga-se quando o carro pára, ficando apenas o eléctrico a trabalhar, sem ruído e sem poluir.

O Município de Torres Vedras integra-se na rede piloto dos 25 municípios que constituem o MOBI E (Mobilidade Eléctrica), e tem como objectivo adquirir 20% de veículos eléctricos no plano da renovação de frota. Salienta-se que está a decorrer a compra, inserida no projecto "Torres ao Centro", de um mini autocarro eléctrico.

A experiência de utilização deste veículo híbrido permitirá tirar conclusões para eventuais aquisições futuras e manifesta a preocupação da Câmara Municipal de Torres Vedras em traçar uma estratégia para a renovação da sua frota, assumindo o compromisso de contribuir para um planeta cada vez mais sustentável quer do ponto de vista energético quer ambiental.

Publicado: 22.04.2013 - 18:25 horas