Valorsul inaugura nova Estação de Transferência e Ecocentro de Torres Vedras

16.05.2022

Fotografia da inauguração da Estação de Transferência e Ecocentro de Torres Vedras

A Valorsul inaugurou hoje, em Torres Vedras, a nova Estação de Transferência e Ecocentro, que implicou um investimento de cerca de 3 milhões de euros e permitirá reduzir mais de 160 mil km/ano em distâncias percorridas, o que representa uma redução considerável de emissão de gases de efeito de estufa.

A cerimónia contou com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, do presidente do Conselho de Administração da EGF - Environmental Global Facilities, Emídio Pinheiro, e da presidente do Comissão Executiva da Valorsul, Marta Neves.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras recordou que “diariamente são recolhidas pelo Município cerca de 100 toneladas de resíduos urbanos indiferenciados”. A nova infraestrutura permitirá realizar a operação de recolha de forma otimizada, “reduzindo custos e emissões de CO2, bem como aumentar a fração de resíduos recolhidos seletivamente, com inegáveis ganhos ambientais para o território”, sublinhou Laura Rodrigues.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática apontou esta infraestrutura como “um exemplo para todos”. A recolha de resíduos urbanos indiferenciados em Torres Vedras implicava deslocações de cerca de 1300 km diários, “ao dispor da estação de transferência a funcionar teremos uma redução deste valor em 740 km/dia”, salientou Duarte Cordeiro.

A propósito desta cerimónia, Marta Neves, presidente da Comissão Executiva da empresa, referiu que “a estação de Torres Vedras é mais um passo da Valorsul na aproximação aos municípios, aos cidadãos, tendo sempre a ambição de uma melhor atuação ambiental, seja a nível da reciclagem seja a nível do tratamento dos resíduos urbanos gerados.”

Este investimento resulta de um compromisso entre a Valorsul e o Município de Torres Vedras, desde a fusão com a Resioeste, e assume-se como determinante para a eficiência dos serviços de recolha de resíduos do Município de Torres Vedras que, em 2019, apresentou uma capitação média de recicláveis trifluxo equivalente a 52kg/habitante/ano.

A nova Estação de Transferência tem capacidade para receber 35 mil toneladas por ano de resíduos comuns, assim como capacidade de receber no Ecocentro resíduos recicláveis, como madeiras, plásticos, papel e cartão, vidro, sucata metálica, resíduos volumosos e resíduos de jardins, que podem ser entregues pela população.

Publicado: 16.05.2022 - 17:46 horas