Uvada de Torres Vedras integrou “Refeição Romana”

21.10.2022

Imagem da uvada de Torres Vedras disponibilizada na

A uvada de Torres Vedras foi um dos produtos que integrou a “Refeição Romana”, uma iniciativa que se realizou no passado dia 22 de setembro, na Estação Fluvial Sul Sueste, em Lisboa.

Esta iniciativa enquadrou-se no “Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo”, um projeto de promoção, valorização e divulgação do património arqueológico relativo ao antigo município romano de Olisipo - que tinha como ponto central o aglomerado urbano que deu origem aquilo que é atualmente a cidade de Lisboa, e cujo limite norte se situava na zona do que é hoje a cidade de Torres Vedras. Trata-se de um projeto liderado pela Câmara Municipal de Lisboa, o qual envolve entidades públicas e privadas na divulgação do acervo romano existente no território correspondente àquele antigo município. Uma das vertentes do “Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo” consiste na divulgação de produtos regionais, que valorizam os recursos endógenos e reúnem saberes seculares, cujas origens remontam ao período romano.

A uvada é um desses produtos, já que existem referências históricas à produção de arrobe no período romano (nomeadamente relacionadas com o defrutum, referido no século I a. C. pelo agrónomo Lúcio “Columela”, e a sapa, mencionada pelo naturalista romano Plínio, “o Velho”), sendo que o arrobe (que é obtido a partir da prática da redução do mosto das uvas através da fervura) é o componente-base da uvada. O outro componente da mesma são pedaços de maçã, os quais são adicionados ao arrobe, sendo fervidos em conjunto. Opcionalmente, pode também ser adicionada canela. A uvada é um doce tradicional, usualmente confecionado no Outono, na época das vindimas.

Refira-se que a uvada de Torres Vedras distingue-se das demais devido às características específicas do território do Concelho para a produção de uvas (sendo que é a partir da compressão das mesmas que se produz o mosto), que se relacionam com a proximidade do Oceano Atlântico e os solos predominantemente argilo-calcários.

De referir ainda que, devido à sua relação com o projeto “Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo”, a uvada de Torres Vedras pode atualmente ser comercializada na loja do Turismo de Lisboa, o que se constitui como uma oportunidade de negócio para os produtores locais de uvada. O primeiro produtor torriense a comercializar a sua uvada naquela loja é o da marca EUMA - Tradição no Saber. É intenção da Câmara Municipal que futuramente todos os produtores locais de uvada que reúnam as condições necessárias para o efeito disponibilizem esse seu produto na loja do Turismo de Lisboa.

Última atualização: 24.10.2022 - 11:12 horas