“Um, Dó, Li, Tá”: Docentes começam o ano letivo em formação

17.09.2019

Fotografia da formação, em que se vêm os professores reunidos numa sala do edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Os docentes da atividade de enriquecimento curricular “Um, Dó, Li, Tá” do concelho de Torres Vedras participaram numa formação da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. A ação formativa decorreu no passado dia 9 de setembro no edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Sob a supervisão “amigável” de uma equipa coordenada pelo professor Carlos Neto, os docentes puderam discutir e partilhar estratégias, assim como elementos teóricos fundamentais para a facilitação de contextos de brincar livre.

Este é o terceiro ano do projeto, que está a ser implementado em todas as turmas de 1º e 2º ano do Concelho, envolvendo cerca de 1350 alunos. O objetivo passa por procurar o equilíbrio entre a redução da atividade lúdica do pré-escolar e as práticas pedagógicas do 1º ciclo.

Em destaque está o potencial pedagógico em relação ao respeito pelas regras, pelos opositores e pelo pensamento abstrato, com uma prática que decorre, na sua maioria, no espaço exterior, valorizando as expressões culturais e a contribuição para o enriquecimento do currículo.

O “Um, Dó, Li, Tá” surgiu através de uma parceria entre a Câmara Municipal de Torres Vedras, os agrupamentos de escolas do Concelho e a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

Publicado: 17.09.2019 - 16:24 horas