Torres Vedras

"Tricô(n)tando"

22.11.2023

Imagem de sessão do projeto

"Tricô(n)tando" é um projeto da Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino que se iniciou em 2013, fruto da ligação direta entre o tecer as palavras para criar uma história e o tecer o fio para criar uma tapeçaria, uma camisola, uma toalha… Ligando duas artes, o projeto tem permitido, ao longo dos anos, que os “pontos” que se usam nos bordados, no crochê, no tricô…  sejam trocados por contos. A Fábrica das Histórias dá a ouvir os contos e as “tricontadeiras” ensinam os “pontos”.  É nesta troca de saberes que se têm construído as sessões semanais do “Tricô(n)tando”, as quais se realizam às quartas-feiras, das 17h00 às 19h00, na Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino.








“Ao criar o projeto estava certa que todos podemos e devemos aprender com todos mas, sobretudo, que é preciso empoderar saberes que, por velhas e tolas razões, se acredita valerem menos que outros. No âmbito do ‘Tricô(n)tando’ têm se recolhido e dado a conhecer contos de tradição oral, fábulas, mitos… abrindo-os à comunidade através da leitura, ao mesmo tempo que se criam laços para levar até à Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino gente possuidora desses outros grandiosos saberes, os pontos. Contos por pontos, pontos por contos… “

Ana Meireles, autora e dinamizadora

 

“Falar do ‘Tricô(n)tando’ é falar de momentos de partilha, momentos de alegria, de histórias saborosas que atravessam várias gerações. É falar de 10 anos a tecer amizades com fios e agulhas com objetivos definidos ou simplesmente porque sim, porque a vontade está lá... o final é sempre positivo.  E estou muito orgulhosa de constatar tantas amizades consolidadas.”

Otília Francisco, participante e dinamizadora 



“O gosto pelas manualidades vem da minha juventude. O tricô e a costura, disciplinas que integraram a minha educação, com o passar do tempo, foram ficando no baú de memórias. Integrei o ‘Tricô(n)tando’ para reaprender e mantenho-me por gosto! De tricô, crochê ou outra arte sou uma mera aprendiz de todas aquelas sábias ‘tricontadeiras’. Os resultados são suplantados pelo deleite de ouvir as histórias de cada um dos elementos do grupo.”

Dália Jesus, participante 



“As tardes de quarta-feira no ‘Tricô(n)tando’, na Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino, são muito gratificantes. Para além do convívio, temos a oportunidade de aprender novos pontos, partilhas, experiências e conhecimentos, e de ouvir e contar histórias. É uma partilha que considero muito saudável e divertida e que se tornou essencial para mim.”

Manuela Cabaça, participante                                                                                                 



“Uauuu, é quarta feira! Dia de convívio onde partilhamos conhecimentos com tanta amizade e entusiasmo. Na hora do chá, com os nossos doces, qual deles o melhor, lemos uma história onde somos convidadas a participar. A Otília, nossa mestre, com toda a sabedoria e paciência, vai-nos ensinando e orientando. É assim o nosso ‘Tricô(n)tando’!”

Maria Rosário Quintela, participante

Última atualização: 23.11.2023 - 11:11 horas
voltar ao topo ↑