Tradições orais recolhidas no concelho

23.06.2010

Bruxas, uma moura encantada, brincadeiras de Carnaval, um lobisomem, origens toponímicas, vivências de outrora … tradições orais (em forma de contos, lendas, outras narrativas e canções) que integram o património imaterial do concelho foram recentemente recolhidas junto da população sénior do mesmo.

A apresentação pública do trabalho elaborado com base nessa recolha – um documentário denominado Contos, Cantos e que + de Torres Vedras - aconteceu no dia 18 de Junho, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

A recolha foi levada a cabo pelo projecto Memoriamedia (que é gerido pela Memória Imaterial - Cooperativa Cultural e envolve o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional e a Fundação para a Ciência e Tecnologia) em parceria com a Câmara Municipal, por meio dos núcleos da Maceira, Matacães e A dos Cunhados do Clube Sénior (iniciativa de animação socio-cultural que consiste na dinamização de espaços de educação não formal destinados a seniores do concelho).

Contos, Cantos e que + de Torres Vedras irá fazer parte do acervo da Fábrica das Histórias (a criar numa antiga residência do falecido professor e escritor Jaime Umbelino) e será matéria-prima para intervenções de carácter artístico a desenvolver nesse local.

O referido trabalho de recolha pode ser consultado na Internet (mediante o acesso: www.memoriamedia.net).

Publicado: 22.04.2013 - 18:26 horas