Torres Vedras refletiu sobre a cultura com “Cenários Presentes”

07.07.2023

Fotografia de um dos debates que decorreu no Teatro-Cine de Torres Vedras.

“Cenários Presentes” foi a iniciativa que promoveu a reflexão sobre a cultura entre os dias 29 de junho e 1 de julho em Torres Vedras. O ciclo inseriu-se no projeto “Odisseia Nacional”, em que o Teatro Nacional D. Maria II leva a sua atividade artística a todo o país ao longo deste ano.

O objetivo passa por democratizar a oferta teatral e relacionar o pensamento contemporâneo com as identidades locais. Em Torres Vedras, abordou-se o papel de diferentes agentes culturais e a transversalidade da cultura nos territórios e quotidianos. Para isso, o programa contou com conferências (com cerca de 120 participantes), debates, mesas redondas (cerca de 80 participantes), showcases e concertos.

Também integrado no “Odisseia Nacional”, Ifigénia (de Tiago Rodrigues, com encenação de Claudia Stavisky) subiu à cena no Teatro-Cine de Torres Vedras. A peça inseriu-se na apresentação do projeto internacional “Nós / Nous”, que aprofunda o intercâmbio da cultura teatral entre Portugal, França e Galiza.

O programa passou ainda por espaços como o Grémio Artístico Comercial, Performact, Escola Secundária Henriques Nogueira, Museu Municipal Leonel Trindade, Paços - Galeria Municipal e Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras. O ciclo terminou com um concerto e Dj set no Bang Venue.

“Cenários Presentes” resultou de uma parceria entre o Teatro Nacional D. Maria II, a Câmara Municipal de Torres Vedras, o Teatro-Cine de Torres Vedras, a Estrutura de Missão Portugal Inovação Social e o projeto Lab2050.

Fotografia: Teatro Nacional D. Maria II / Filipe Ferreira

Publicado: 07.07.2023 - 12:50 horas