Torres Vedras recebeu a Final do Concurso Nacional de Leitura

14.06.2023

Imagem de prova de palco

Torres Vedras foi o local escolhido para a realização da Final do 16.º Concurso Nacional de Leitura (relativo ao ano letivo 2022/2023).

Esse evento aconteceu no passado dia 3 de junho, no auditório do Centro Pastoral, tendo a respetiva cerimónia - em cuja abertura esteve presente o ministro da Educação, João Costa, a comissária do Plano Nacional de Leitura, Regina Duarte, e a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues - sido conduzida por José Carlos Malato.

Nessa cerimónia estiveram presentes cerca de 180 alunos (do 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário), sendo que, desses, 25 participaram nas provas de palco realizadas, as quais consistiram na apresentação e leitura expressiva de excertos de livros previamente escolhidos. Também no decorrer do evento, foram apresentados os vídeos vencedores da prova de vídeo do 16.º Concurso Nacional de Leitura, os quais foram apurados mediante votação online do público.

Do programa do evento fizeram também parte momentos culturais, sendo de salientar o de dança contemporânea protagonizado pelos alunos da Academia Espaço-Dança da associação ILÚ (entidade sediada no Concelho).

A final deste ano do Concurso Nacional de Leitura, à qual assistiram cerca de 600 pessoas (entre alunos e respetivos acompanhantes, nomeadamente familiares, professores e bibliotecários), foi coorganizada pelo Plano Nacional de Leitura e pela Câmara Municipal.

Refira-se que na edição de 2022/2023 do Concurso Nacional de Leitura participaram cerca de 7.800 alunos e foram lidas cerca de 1.000 obras, sugeridas por escolas e bibliotecas municipais.

Última atualização: 15.06.2023 - 10:51 horas