Torres Vedras promoveu ações de formação sobre Economia Circular

26.11.2018

Torres Vedras promoveu ações de formação sobre Economia Circular

“Compras Circulares Torres Vedras - CCTV” foi o projeto que contemplou ações de formação no Torres Vedras LabCenter nos dias 19, 20 e 26 de novembro. As compras circulares deram o mote às sessões, que estiveram a cargo da equipa do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, coordenada pela investigadora Paula Trindade.

Duas das sessões foram dirigidas a técnicos da Câmara Municipal de Torres Vedras, dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento e da empresa municipal Promotorres, tendo no horizonte a incorporação de critérios de circularidade em procedimentos de compras públicas. Dirigentes e políticos integraram uma ação de formação que se centrou nas hipóteses de integração da política de compras circulares nas restantes estratégias do Município de Torres Vedras.

Durante a sua implementação, o projeto contempla a preparação de três processos aquisitivos – aquisição de bens alimentares, serviços de catering e fardamento – com critérios de circularidade, de forma a concretizar uma mudança nas práticas de preparação daqueles procedimentos.

“Compras Circulares Torres Vedras – CCTV” resulta da candidatura da Câmara Municipal de Torres Vedras ao Fundo Ambiental – Apoiar a Economia Circular nas Compras Públicas, que obteve um financiamento de 29.520 euros. A Iniciativa está alinhada com a visão do Município para a Economia Circular, enquanto objetivo estratégico para a descarbonização do território e fator determinante para a dinamização da economia local.

Centrando-se na partilha, reutilização, reparação e reciclagem de materiais e energia, a Economia Circular é um modelo de produção e consumo que se distingue da economia linear, assumindo um papel relevante no crescimento empresarial e social aos dias de hoje.

Publicado: 26.11.2018 - 18:30 horas